Feeney vence na Supercar Championships, no início do fim de semana da F1 na Austrália

A Repco Supercars Championship é de longe uma das categorias de turismo de mais sucesso no mundo, ao lado da NASCAR (USA), DTM (Alemanha), STC2000 (Argentina) e Stock Car (Brasil). A categoria embora quase desconhecida do público brasileiro, é um celeiro de pilotos excepcionais, com disputas em circuitos lendários e desafiadores.

O brasileiro Max Wilson esteve por sete temporadas competindo por lá, e ano passado o neozelandês Shane Van Gisbergen, assombrou os norte-americanos vencendo na sua estreia na NASCAR, em Chicago. Hoje começou a terceira etapa da temporada 2024 da Supercar Championsips, no circuto de Albert Park, em Melbourne, que também recebe a Fórmula 1 neste fim de semana.

Ao todo serão quatro corridas na progração da Supercars. O fim de semana em Melbourne é sempre um evento especial do calendário da categoria, sendo a Supercars o ponto alto para o público; e a primeira foi vencida pelo piloto local Broc Feeney (Triple Eight Racing Engineering), com seu Chevrolet Camaro.

Para os fãs australianos a Fórmula 1 tem somente o atrativo do ídolo local, Daniel Ricciardo, mas como ele não está em uma das equipes em condições de vencer, todos os olhos estão voltados para os potentes e reluzentes V8, que outrora estrelou por anos a briga entre os Ford Falcon e Holden Commodore.

Nos treinos Broc Feeney e Cameron Waters (Tickford Racing) a bordo de um Ford Mustang, conquistaram as duas primeiras pole positions em Melbourne. Na corrida 1 Feeney largou ao lado do Mustang de Anton de Pasquale (Dick Johnson Racing), e na segunda fila estavam Will Brown, companheiro de equipe de Feeney e Chaz Mostert (Ford Mustang - Walkinshaw Andretti United).

Feeney conseguiu manter a ponta, mas ainda na freada da primeira curva Pasquale assumiu a liderança. Brown era o terceiro, conseguindo manter Chaz Mostert sobre controle. No fim da primeira volta, Feeney recuperou a ponta. De Pasquale acabou perdendo rendimento ao longo da prova, e foi perdendo posições par aWill Brown e Nick Percat, terminando somente na sétima posição.

Feeney passou a administrar a corrida, apesar da forte pressão de Will Brown. Broc Feeney (21 anos) ainda fez a volta mais rápida na volta final, e com os pontos de bônus assumiu novamente a liderança do campeonato, já que havia vencido no mês passado a Corrida 1 em Mount Panorama.

Brown (25 anos)  chegou em segundo, com Matthew Payne (21 anos) completando o pódio. O trio proporcionou o pódio mais jovem da categoria até hoje.

Na classificação do campeonato Feeney tem agora 359 pontos, contra 357 de Brown, e Chaz Mostert vem em terceiro com 32 pontos a menos que Feeney. Nesta sexta-feira a categoria volta à pista para mais uma prova em 19 voltas pelos traçado de 5.278 metros.

está à frente de Brown por dois pequenos pontos. 

Resultado da Corrida 1
1 Broc Feeney (Chevrolet Camaro)
2 Will Brown (Chevrolet Camaro)
3 Matthew Payne (Ford Mustang)
4 Chaz Mostert (Ford Mustang)
5 Cameron Waters (Ford Mustang)
6 Nick Percat (Chevrolet Camaro)
7 Anton Pasquale (Ford Mustan)
8 James Courtney (Ford Mustang)
9 Todd Hazelwood (Chevrolet Camaro)
10 Jack Le Brocq (Chevrolet Camaro)

Related Articles

Puntataco Motorsport

Bem vindos ao site Puntataco, seu canal de informações com tudo o que acontece no mundo motorsport.

O site é a continuação do trabalho iniciado a quase três décadas do extinto site Pitstop. Estamos completando 15 anos com nossa nova formação e nomenclatura trazendo para você o melhor do automobilismo.