Os FIA Motorsport Games, único evento de automobilismo do mundo em que equipes nacionais competem entre si em várias modalidades, terminaram ontem em Valência, com uma vitória da Espanha, que, deste modo, segue a Itália no rol de honra. A Pirelli desempenhou um papel fundamental no evento, administrado pelo SRO Motorsports Group, em conjunto com a FIA, não apenas como a fornecedora exclusiva de pneus para as competições mais aguardadas do evento, mas também como o único elo entre os carros e as corridas tão diferentes.
Especificamente, a Pirelli foi parceira das equipes que competiram nos desafios para GT, Carros de Turismo, F4, Rali Moderno, Estrada Elétrica e Ferrari Challenge, não apenas fornecendo pneus, mas também a assistência dos engenheiros da P Lunga, no que foi um dos desafios logísticos mais exigentes da temporada para a empresa italiana em termos de implantação de veículos e pessoal.
AS DISCIPLINAS
Das 25 medalhas de ouro em disputa, a Espanha ganhou 6 e a Alemanha 3, assim como a Itália, embora esta última tenha conquistado menos medalhas no total. Aqui, em detalhes, os vencedores das corridas populares e categorias do motorsport, todas equipadas com pneus Pirelli.
Gran Turismo. Esses carros foram equipados com P Zero DHF. Na GT, a vitória ficou com os alemães Hubert Haupt e Finn Wiebelhaus ao volante de um Mercedes-AMG, enquanto Ayhancan Guven venceu na GT Sprint, após largar na última posição, antes de aproveitar ao máximo a experiência adquirida no DTM, com os pneus Pirelli P Zero e o formato de corrida Sprint.
Carros de Turismo. O ouro ficou com o Honda Civic do argentino Ignacio Montenegro. O P Zero DHHB desenvolvido para este tipo de carro garantiu grande confiabilidade nas condições de superfície mista, permitindo que todos os pilotos lutassem pelas posições no pódio até a última curva.
F4. O espanhol Juan Cota Alonso venceu ao volante de um Tatuus T-421 equipado com P Zero DMA.
Single Make GT - Ferrari Challenge Trofeo Pirelli. A medalha de ouro nesta categoria foi para o inglês James Owen, que em meados de outubro, em Imola, foi um dos vencedores do título no Ferrari Challenge Finali Mondiali.
Rali. Na categoria de rali moderno, a Espanha dominou, conquistando todas as quatro medalhas de ouro oferecidas em asfalto e cascalho. No asfalto, Alejandro Cachón, que também compete com pneus Pirelli em outros ralis, venceu o Rally2 em um Toyota Yaris. Na classe de asfalto para carros de Rally4, a vitória ficou com o Peugeot 208 de Sergi Perez, que também terminou em primeiro lugar em terra solta, enquanto no Rally2, Jose Antonio Suarez venceu em um Skoda Fabia. No Rali Histórico, o italiano Andrea Zivian, em um Audi Quattro equipado com pneus fornecidos pela P Lunga, venceu tanto no cascalho quanto no asfalto.