Ponto de frenagem do S do Senna exige que os discos Fremax reduzam a velocidade dos carros de 260 para 80 km/h em quatro segundos, com uma desaceleração superior a 2 vezes a força da gravidade
O Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo (SP), será o cenário da terceira rodada do campeonato Sprint da Porsche Cup Brasil. Neste final de semana (dias 27 e 28), os pilotos da categoria monomarca mais veloz da América Latina retornam a seus cockpits em mais uma etapa. E as frenagens, como sempre, serão cruciais para os competidores que buscam a liderança do campeonato, já que o circuito paulistano traz o ponto de frenagem mais intensa de todo o calendário da Porsche Cup Brasil.
Interlagos oferece ótimas oportunidades para aqueles que confiam nos discos de freios FREMAX, especialmente nas curvas do S do Senna e no fim da Reta Oposta, na freada para a Curva do Lago. No S, a primeira curva do circuito, os pilotos vêm de 22 segundos de aceleração plena desde a curva da Junção, a última do traçado. Os Porsche 911 GT3 geração 992 chegam ao ponto de frenagem ao final da reta principal a cerca de 260 km/h.
Ao acionarem o pedal do freio, aplicando uma força superior a 180 kg/cm², os discos FREMAX agem em conjunto com as pastilhas e pinças de freio para uma intensa desaceleração, de 2,16 G durante quatro segundos e 190 metros, reduzindo a velocidade do conjunto para apenas 80 km/h.
O campeonato teve duas etapas realizadas até o momento, em Goiânia (GO) e em Mogi Guaçu (SP), no circuito do Velocitta. Nas quatro corridas disputadas, três vencedores diferentes: Marçal Müller, que lidera o campeonato com 53 pontos; Werner Neugebauer, o único a vencer duas provas e que ocupa a vice-liderança da tabela com 50 pontos, e Rainan Mascarello, quinto na classificação com 39.
Entre Neugebauer e Mascarello, Miguel Paludo soma 48 pontos na terceira posição, com quatro pontos a mais que Christian Hahn, o quarto colocado. Lucas Salles, Pedro Aguiar, Alceu Feldmann, Thiago Vivacqua e Francisco Horta fecham os dez primeiros da pontuação da Carrera Cup.
Na Sprint Challenge, Miguel Mariotti e a atual campeã Antonella Bassani dividem a liderança com 53 pontos. Em seguida, outro empate: Sadak Leite e Marco Túlio somam, ambos, 43 pontos. Célio Brasil é o quinto da tabela com 41, seguido por Caio Castro, Cristian Mohr, Luiz Souza, Caio Chaves e Sang Ho Kim.
Classificação e as corridas do final de semana serão disputadas neste sábado (27) e domingo (28). Com a definição do grid da Carrera Cup a partir das 9 horas de sábado, e da Sprint Challenge às 10h. A primeira corrida, da Carrera Cup, tem largada às 15h30, enquanto a Sprint corre logo depois às 16h10.
No domingo (28), a prova complementar da Carrera Cup tem largada às 12h30, com a Sprint iniciando a disputa final do dia às 13h10.
Na sua terceira temporada, os modelos 911 GT3 992 estão mostrando sua evolução nas pistas. Os discos FREMAX apresentam avanços significativos, especialmente nas galerias de ventilação. Combinadas ao desempenho de ponta da liga Carbon+ para competição, essas melhorias garantem excepcionais dissipação de calor e resistência mecânica. Isso permite que os discos suportem as frenagens de alta energia exigidas pela categoria.
Desde 2008, a FREMAX é a fornecedora oficial dos discos de freio para a Porsche Cup. Em parceria com a categoria, a empresa se dedica a assegurar o melhor desempenho, segurança e eficiência para todos os carros do grid, destacando-se por sua confiabilidade, tecnologia e durabilidade.P1 Media Relations
Foto - Rafael Gagliano