Marçal Muller é o mais rápido do 1º dia na decisão do título da Porsche C6 Bank Carrera Cup

Antonella Bassani fica com o melhor tempo da sexta-feira na Sprint Challenge em Interlagos

Um dos fins de semana mais esperados do calendário da Porsche Cup C6 Bank foi inaugurado no repavimentado autódromo de Interlagos para os treinos livres da etapa final do campeonato de sprint de 2024. Foram 30 minutos de ação para a Carrera Cup e mais 30 para a Sprint Challenge, tempo suficiente para os competidores se adaptarem aos carros de competição mais produzidos no planeta sem lastro de performance distribuído aos ponteiros do campeonato. No fim do dia, prevaleceram Marçal Muller na Carrera Cup e Antonella Bassani na Challenge.

As duas sessões foram bastante disputadas, com os competidores explorando as novas condições de aderência do palco do GP São Paulo de F1. Além do piso novo, a borracha dos pneus da categoria rainha e da F4 Brasil motivaram os pilotos da Porsche Cup C6 Bank a entender a situação de grip de Interlagos, onde correm carros equipados por três fornecedoras distintas de pneus. Como de hábito, o pneus slick Michelin renderam muito bem e tanto na Challenge quanto na Carrera houve queda vertiginosa dos tempos de volta entre a luz verde e a bandeira quadriculada. 

Com os dados coletados nesta sexta-feira, pilotos e engenheiros alinham os melhores acertos para o quali, que abre os trabalhos no sábado logo às 7h da manhã. A expectativa é de pista bem mais fria que nas sessões de sexta, realizadas às 13h e 14h, e também bem mais emborrachada depois de outras atividades da F1 e F4 Brasil.

Cada categoria terá um treino classificatório de 30 minutos de duração, com os pilotos obrigados a registrar duas voltas rápidas. A melhor volta de cada um vale a posição do grid de domingo, enquanto a ordem de largada para as corridas de sábado é estabelecida pelo ranking da segunda melhor volta de cada carro _nesta etapa, como na penúltima do certame de sprint, não há sorteio de inversão do grid da corrida 2 e as duas provas distribuem pontuação máxima.

Após a realização das duas corridas de cada categoria no fim de semana, no domingo, serão descartados os dois piores resultados de cada competidor para a apuração da classificação final do campeonato de corridas curtas de 2024.

Sem considerar os descartes, a Carrera Cup tem Miguel Paludo e Marçal Muller empatados na liderança. Chris Hahn e Werner Neugebauer, em terceiro e quarto na tabela de pontos, conservam chances de título.

Na Challenge, os principais candidatos são Miguel Mariotti e Antonella Bassani, vencedores da maioria das corridas do calendário, mas Célio Brasil, Gerson Campos e Sebá Malucelli ainda têm chances matemáticas.

 

Os treinos

Carrera

Após alguns minutos para aquecimento de motores e pneus, Miguel Paludo, Werner Neugebauer e Marçal Muller, os três principais concorrentes ao título, iniciaram a sessão se alternando nas três primeiras posições. Então na marca de 10 minutos de sessão Thiago Vivacqua assumiu o terceiro lugar, com Franco Giaffone completando o top5.

Jeff Giassi então mostrou força, anotando 1:37.246 para liderar por alguns instantes quando a sessão se aproximava da metade. E logo foi desbancado por Muller, com 1:37.226.

Quando o treino entrou na segunda metade, Christian Hahn assumiu a liderança, com 1:37.002. Paludo, Muller, Giassi e Vivacqua vinham imediatamente a seguir.

Depois de 15 minutos de ação, havia oito carros dentro do mesmo segundo do líder, o #26. Hahn então baixou mais ainda, entrando na casa de 1:36.

O único treino livre da etapa entrou nos 10 minutos derradeiros com liderança de Hahn, seguido por Paludo, Muller, Giassi e Vivacqua. Os cinco mais rápidos eram separados por menos de meio segundo.

Então Pedro Aguiar mostrou mais uma vez suas credenciais em São Paulo, com uma volta de 1:36.744 para assumir a liderança. Imediatamente Muller deu o troco, inaugurando a casa de 1:35, com a marca de 1:35.838, abrindo quase 1s sobre o tempo de Aguiar. Neugebauer se enfiou entre os dois, assumindo o segundo lugar a 7 minutos da bandeirada.

O cronômetro regressivo entrou nos cinco minutos finais ainda com Muller em primeiro. Neugebauer melhorara sua marca, também entrando na casa de 1:35, mas não o suficiente para desbancar o #544 do topo da tela de tempos. Paludo, Hahn e Aguiar vinham logo a seguir e, em sexto, aparecia Lineu Pires. Só estes seis estavam no mesmo segundo o tempo de referência.

Muitos carros vinham baixando suas marcas, quando a bandeira amarela foi acionada no trecho 2 a três minutos do fim, para Rodrigo Mello levar seu carro até um ponto seguro na área de escape. Ficaram alguns detritos na pista, mas a sessão logo seguiu normalmente com toda pista em bandeira verde, para mais uma tentativa dos competidores da Carrera Cup.

Raijan Mascarello aproveitou bem a oportunidade, assumindo o terceiro lugar. Então veio a volta da bandeirada confirmando Muller como o mais rápido do dia com a marca de 1:35.838. Werner fecho o dia 0.050s atrás. Catapultado pelo melhor trecho 2 do dia na volta final, Thiago Vivacqua foi terceiro. Jeff Giassi terminou em quarto e Hahn em quinto. Em sexto, Mascarello foi o mais rápido da classe Sport, enquanto Israel Salmen, em nono foi o Rookie mais veloz. A sessão registrou 12 dos 32 competidores no mesmo segundo. 

 

Challenge

A pista foi aberta com destaque para Caio Castro assumindo a liderança. Miguel Mariotti aparecia em segundo e Antonella Bassani vinha em terceiro. Os tempos de volta ainda eram na casa de 1:42, com os competidores aquecendo os pneus slick Michelin.

Quando começaram a virar mais rápido, Celio Brasil assumiu a liderança, com 1:40.968. Mariotti havia baixado seu tempo, mas era segundo, com Antonella em terceiro. Lucas Locatelli e Gerson Campos completavam o top5. Restavam 9 minutos para o fim da sessão e os cinco primeiros vinham separados por menos de 1s.

Campeão rookie de 2024, Caio Chaves então tratou de desbancar o melhor tempo do dia pela margem mínima de 0.005s. Brasil ingressou nos 5 minutos finais em segundo, seguido por Mariotti, Antonella e Alceu Feldmann Neto.

Então a 3 minutos da bandeirada Sadak Leite surgiu para assumir a liderança. Brevemente, pois Locatelli anotou um tempo melhor, logo a seguir superado por Mariotti e depois por Cristian Mohr.

Os carros seguiam evoluindo sobre o novo asfalto de Interlagos e Mariotti entrou na casa de 1:39 a menos de 1:30 da bandeirada, catapultado pelo melhor tempo do dia no segundo trecho. Antonella então deu o troco segundos antes do acionamento da quadriculada, marcando 1:39.894.

Com a sessão finalizada, o tempo da atual campeã foi o melhor do dia. Mariotti anotou o segundo lugar, a 0.104 da concorrente. Locatelli fez P3, liderando na classe Rookie. Em quarto, Matheus Roque foi o líder na Sport, com Mohr completando o top5.

A sessão teve os sete primeiros colocados separados por menos de 1s.



O que eles disseram:

“Sabemos que o treino livre não vale nada, mas é um bom começo. Estamos empatados na liderança em uma no bem acirrado. Temos bastante para melhorar ainda e acho que a pista também vai melhorar ao longo do dia, então quem fizer uma boa classificação vai se dar bem. Vamos tentar fazer um quali limpo para sair na frente e brigar pelo título.”
Marçal Muller

 

“Eu achei muito bom o asfalto novo, muito melhor do que estávamos acostumados. A pista está com muito grip, ainda mais por andarmos na sequência da Fórmula 1, então influenciou ainda mais. Não é muito parâmetro, amanhã nosso quali é no começo da manhã, ainda com a pista fria. Foi um dia muito positivo, demorei para pegar a confiança na pista, mas o que realmente importa é amanhã.”
Antonella Bassani


“O lastro atrapalha bastante e é bem mais divertido andar sem ele. Asfalto novo e pista com bastante grip no traçado. Fora do traçado está bastante sujo ainda e também bem mais ondulada do que o antigo asfalto. Ainda sim, muito prazeroso de guiar na pista recapeada. Vejo chances de quebra de recorde amanhã com os tempos melhorando na classificação, a F1 ainda faz uma sessão antes de nós e isso deve ajudar nos tempos.”

Werner Neugebauer 

 

“Feliz de ter um treino na preliminar da F1. Estou aqui desde o tempo que nós íamos direto para a classificação. É sempre prazeroso guiar aqui, ainda mais andando no asfalto novo e sem lastro. Foi um dia positivo, temos um caminho para amanhã. Vamos trabalhar para tomar decisões acertadas amanhã, classificar na frente e disputar o título.”
Miguel Paludo

 

“Asfalto novo é sempre bom para alguns, mas é sempre uma incerteza também, não sabemos as condições que vamos enfrentar. Pegamos uma pista mudando muito volta a volta e parecia que melhorava a cada giro.

A Fórmula 1 anda com um composto diferente de pneus e isso pode ter influenciado nos pneus da Porsche. No final todos abaixaram o tempo na medida que o pneu Michelin foi emborrachando a pista. O balanço do carro está bom e todos estão sem o lastro, que vai deixar a etapa muito competitiva. 

Treino ótimo e amanhã uma classificação em condições diferentes de temperatura da pista. O balanço do carro estava bom e não passamos pneus zero, teremos chances de usar dois compostos novos amanhã e brigar pela pole.”
Thiago Vivacqua

 

Resultados

Carrera Cup
1. #544 Marçal Muller 1:35.838

2. #8 Werner Neugebauer +0.050
3. #10 Thiago Vivacqua +0.062
4. #97 Jeff Giassi +0.179
5. #26 Christian Hahn +0.254
6. #22 Raijan Mascarello (S) +0.269
7. #7 Miguel Paludo +0.526
8. #70 Lucas Salles +0.570
9. #51 Israel Salmen (R) +0.904
10. #20 Pedro Aguiar +0.906
11. #1 Alceu Feldmann +0.916
12. #888 Lineu Pires (S) +0.999
13. #17 Marcos Regadas (S) +1.028
14. #77 Francisco Horta (S) +1.109
15. #56 Peter Ferter (S) +1.247
16. #3 Franco Giaffone +1.293
17. #24 Gustavo Zanon (R) +1.301
18. #14 Carlos Campos (S) +1.311
19. #87 Nelson Monteiro (S) +1.316
20. #199 Nelson Marcondes (S) +1.368
21. #27 Josimar Junior (S) +1.423
22. #84 Gustavo Farah (R) +1.773
23. #88 Georgios Frangulis (S) +1.888
24. #29 Rodrigo Mello +1.995
25. #12 Marco Pisani (R) +2.153
26. #33 Bruno Campos (R) +2.582
27. #85 Eduardo Menossi (R) +2.817
28. #9 Edu Guedes (R) +3.090
29. #74 Piero Cifali (R) +3.137
30. #25 Paulo Sousa (R) +3.556
31. #15 Leo Sanchez (R) +3.979
32. #66 Tiago Gonçalves (R) +5.527
(S) Sport
(R) Rookie

 

Sprint Challenge
1. #72 Antonella Bassani 1:39.894

2. #21 Miguel Mariotti +0.104
3. #177 Lucas Locatelli (R) +0.292
4. #32 Matheus Roque (S) +0.409
5. #3 Cristian Mohr +0.645
6. #66 Sadak Leite +0.844
7. #95 Alceu Feldmann Neto (R) +0.943
8. #54 Caio Chaves (R) +1.069
9. #139 Celio Brasil (S) +1.074
10. #2 Andre Rosario +1.217
11. #82 Gerson Campos +1.278
12. #22 Caio Castro +2.123
13. #100 Seba Malucelli (S) +2.326
14. #71 SangHo Kim (S) +2.923
15. #44 Giuliano Bertucelli (S) +3.219
16. #23 Leonardo Herrmann (S) +3.461
17. #38 Eric Santos (R) +3.530
18. #58 Claudio Simão (R) +4.250
19. #9 Claudio Reina (R) +4.628
20. #129 Fernando Arruda (R) +4.786
21. #99 Wagner Pontes (R) +11.684
(S) Sport
(R) Rookie

Cronograma – Porsche Cup C6 Bank – Etapa 8 – Interlagos F1:
Sábado, 2 de novembro:

07:00 – 07:30 – Classificação – Sprint Challenge
07:55 – 08:25 – Treino livre – Carrera Cup
12:30 – 13:02 – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta) – Sprint Challenge
13:35 – 14:07 – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta) – Carrera Cup

Domingo, 3 de novembro:
08:45 – 09:17 – Corrida 2 (25 minutos + 1 volta) – Sprint Challenge
09:45 – 10:17 – Corrida 2 (25 minutos + 1 volta) – Carrera Cup

 

Sobre a Porsche Cup C6 Bank
Maior evento de GT da América Latina, a Porsche Cup C6 Bank realiza campeonatos no Brasil desde 2005. É a maior categoria monomarca e monogestão do País, mandando para a pista a cada evento cerca de 40 carros, rigorosamente idênticos. Os modelos usados na categoria são o Porsche 911 GT3 Cup, das gerações 992, 991-2 e 991-1. É o carro de competição mais produzido e vendido no mundo, realizando corridas tanto em eventos-suporte de categorias como F1, 24H de Le Mans, IMSA etc, quanto em eventos proprietários. No Brasil o campeonato tem nove etapas, sendo seis de sprint (com duas corridas de até 30 minutos cada) e três de endurance, com provas de 300 a 500 km nas quais os pilotos formam tripulações de duplas ou trios.

Related Articles

Puntataco Motorsport

Bem vindos ao site Puntataco, seu canal de informações com tudo o que acontece no mundo motorsport.

O site é a continuação do trabalho iniciado a quase três décadas do extinto site Pitstop. Estamos completando 15 anos com nossa nova formação e nomenclatura trazendo para você o melhor do automobilismo.