Com novo regulamento homologado pelas Federações de automobilismo, o campeonato tem luta mais acirrada pelo título da nova temporada
Com a proximidade da segunda etapa do campeonato automobilístico Marcas Brasil Racing (MBR), agendada para os dias 10 e 11 próximos, no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel (PR), vale ressaltar algumas mudanças significativas foram realizadas no regulamento da competição para apimentar a temporada 2025.
Em relação às regras da temporada passada, o novo regulamento amplia o número de etapas de quatro para seis, elevando o total de corridas para 24 baterias ao longo do ano. A alteração aumenta a competitividade e torna a disputa pelo título mais aberta.
Mas a principal mudança está em relação à criação de novas categorias. Desde a primeira etapa de 2025, as divisões passam a ser: 1.6 Super, 1.6 Elite, MBR2000 A, MBR2000 B e MBR2000 Sênior, substituindo as antigas Super, Elite, CUP A, CUP B, Sênior e CUP Sênior. Outra mudança é o ano de fabricação dos veículos, que agora devem ser a partir de 2016.
A pontuação também foi ajustada. As quatro corridas de cada etapa têm pontuações mais equilibradas e a melhor volta de cada categoria vale um ponto extra. O piloto que marcar a pole-position geral de cada grid também receberá uma bonificação, substituindo o modelo anterior, que premiava o mais rápido de cada categoria.
Nos critérios de desempate também houve alteração. A prioridade agora é o maior número de pontos sem considerar o descarte, em seguida será analisado o número de vitórias. Em 2024, a ordem de critérios era a inversa. A nova regra busca valorizar a regularidade dos pilotos ao longo do campeonato.
Outra novidade é a padronização do tempo de prova. Todas as baterias terão duração de 20 minutos mais duas voltas, trazendo mais previsibilidade para equipes e competidores. Além disso, o número de descartes aumentou: quatro baterias poderão ser desconsideradas ao final da temporada.
Com essas mudanças, o MBR 2025 reafirma sua proposta de fortalecer o campeonato, aproximando ainda mais o regulamento das práticas adotadas nas principais disputas de turismo do Brasil.
O MBR 2025 conta com patrocínio da Scherer Autopeças, Speedmax e fornecedor oficial da Zanoello, RCP Racing/Sparco e apoio da Zeni Motors Toyota.
Confira os locais e datas do calendário da MBR 2025:
1ª Etapa - 28/29/30 de Março - Campo Grande (MS)
2ª Etapa - 09/10/11 de Maio – Cascavel (PR)
3ª Etapa - 04/05/06 de Julho – Guaporé (RS)
4ª Etapa - 08/09/10 de Agosto – Potenza (MG)
5ª Etapa - 03/04/05 de Outubro – Cascavel (PR)
6ª Etapa - 21/22/23 de Novembro – Londrina (PR)
Sig Comunicação
Foto - Daniel Gomes