Roteiro da 1000 Milhas Históricas Brasileiras vai da praia às montanhas do Vale do Paraíba

Participantes percorrerão estradas paulistas, fluminenses e mineiras; Chevrolet Carretera 1939 é o carro mais antigo

Na próxima terça-feira, 21 de maio, terá início a décima edição da 1000 Milhas Históricas Brasileiras, o mais importante rally de regularidade de automóveis clássicos do MG Club do Brasil, que será válido pela terceira etapa do CBR – Campeonato KIA de Rally de Regularidade Histórica da temporada  2024, da FBVA (Federação Brasileira de Veículos Antigos). 

A programação começa na tarde de terça-feira, 21, com apresentação das equipes inscritas, vistoria técnica e adesivação dos carros no boulevard do shopping Iguatemi São Paulo, simultâneas ao coquetel de confraternização dos participantes, que será oferecido pelo Iguatemi e pelo restaurante Le Jazz.

Na manhã de quarta-feira, 22, a primeira das quatro provas por estradas paulistas, fluminenses e mineiras terá os carros partindo um a um do posto Petrobras no km 29,5 da rodovia Ayrton Senna, em Guarulhos, na região metropolitana da capital paulista. 

Destinos - O roteiro levará os participantes a Caraguatatuba, no litoral norte paulista, onde a parada para almoço será no Manduca, restaurante do Tabatinga Hotel, à beira-mar. E terminará no Hotel & Golfe Clube dos 500, base do rally, localizado em Guaratinguetá (SP), no Vale do Paraíba, de onde os competidores partirão para as provas seguintes.

Na quinta-feira, 23, os competidores irão a Campos do Jordão (SP). A parada para almoço será no Toribinha, um dos restaurantes do verdadeiro complexo gastronômico que é o Hotel Toriba, ícone de luxo do mais charmoso destino turístico paulista de outono e inverno, na Serra da Mantiqueira.

Na sexta-feira, 24, o destino será a Fazenda Fio de Ouro, produtora de azeites, em Maria da Fé (MG), onde o almoço será servido no restaurante Casa Grapollo. No sábado, 25, o rally irá até Bananal (SP) por estradas que estão entre as mais prazerosas de todo o roteiro.

O almoço será na Fazenda Boa Vista, cenário de novelas famosas, como Dona Beija e o remake de Saramandaia, onde se chega pela Estrada dos Tropeiros, percorrida por Dom Pedro I na viagem dele do Rio de Janeiro a Santos (SP) – que culminou no Grito da Independência em 1822 –  na época em que se chamava Caminho Novo da Piedade.

Após a premiação do rally, na noite de sábado, 25, no Clube dos 500, onde serão servidos todos os jantares, o domingo, 26, será livre para quem quiser ainda aproveitar os encantos naturais do Vale do Paraíba antes de retornar para casa.

Carros de 1939 a 2017 – Os participantes distribuem-se entre as categorias  Clássica, APP, Livre e Turismo. 

A Clássica tem quatro modalidades: para veículos fabricados até 1960; entre 1961 e 1970; entre 1971 e 1980; e de 1981 a 1994. Nos mais antigos poderão ser usados cronômetro, calculadora e aplicativo do tipo GPS para hodômetro e velocímetro. Nas outras modalidades poderão ser utilizados apenas cronômetro e calculadora.  

Na categoria APP, para veículos produzidos até 1999, podem ser usados até dois celulares com aplicativos. E na categoria Livre, para carros feitos até 1999, estão liberados quaisquer equipamentos de navegação. 

A categoria Turismo, que reúne carros fabricados a partir do ano 2000, ou em qualquer ano, foi criada para quem deseja conhecer o universo do rally de regularidade de clássicos, ou apenas passear, e não faz parte da competição. E desta vez tem quatro duplas inscritas, mais do que o habitual, o que sinaliza o interesse de aficionados por carros antigos em se aproximar dos rallies.

Carros como Corvette 1991, Mustang Fastback 1969, Alfa Romeo Duetto 1968, Porsche 911 SC 1981, Porsche 911 996 1998, Porsche 911 Targa 1980 e Rolls Royce Corniche 1978 estarão no grid de largada entre vários modelos de Mercedes-Benz dos anos 1970 a 2017, de BMW dos anos 1970 a 1990, Pumas dos anos 1970 e 1980, Jeep Wangler 2011, Chrysler Stratus 1997, Mazda MX5 1992, Monza SLE 2.0 1989, Santana 1995, Adamo CRX 1.8 1986, MG MGB Roadster 1969 e Chevrolet Carretera 1939, o mais antigo deste rally.

Inscrições abertas – Interessados em participar da 1000 Milhas Históricas Brasileiras podem se inscrever até as 12h de segunda-feira, 20. Encontram informações completas e orientação detalhada para inscrição na página do rally no site do MG Club do Brasil (www. mgcbr.com.br).

O rally 1000 Milhas Históricas Brasileiras tem patrocínio e apoio da KIA Brasil, Allog Brasil, Liqui Moly Brasil, Iguatemi São Paulo, Brunelli Veículos Antigos e confecção Unif. 

Sobre o MG Club do Brasil 

Fundado em 1983, o MG Club do Brasil é um dos mais atuantes clubes de carros clássicos do País. Foi criado para congregar proprietários de modelos da marca inglesa MG, mas logo tornou-se um clube multimarca, admitindo proprietários de carros clássicos de qualquer modelo.

O clube organiza raids e rallies de regularidade, como a 1000 Milhas Históricas Brasileiras, o Raid de Campos do Jordão e o Raid da Serra do Mar. Por serem concebidos para carros clássicos, esses passeios cronometrados percorrem boas estradas, entre paisagens agradáveis, e incluem visitas a pontos de interesse cultural, histórico e turístico.

Todos os sábados, o MG Club do Brasil promove encontros informais entre os associados, nos quais o antigomobilismo é o assunto predominante. Também acontecem na sede social (localizada na Vila Romana, zona oeste de São Paulo) eventos temáticos e homenagens a personalidades do automobilismo. O local possui um acervo de publicações automobilísticas disponível aos sócios para consulta. Para saber mais, visite o site do MG Club do Brasil: mgcbr.com.br

LetraNova Comunicação
Fotos - Guazzi Images/MG Club do Brasil

Related Articles

Puntataco Motorsport

Bem vindos ao site Puntataco, seu canal de informações com tudo o que acontece no mundo motorsport.

O site é a continuação do trabalho iniciado a quase três décadas do extinto site Pitstop. Estamos completando 15 anos com nossa nova formação e nomenclatura trazendo para você o melhor do automobilismo.