Rubens Barrichello e Werner Neugebauer conquistam a pole-position Mobil™ na abertura da Porsche Endurance no Estoril

Competidores do carro #8 ficam com a melhor média de tempos com vantagem de 0.013s sobre o #544

Com o regulamento impedindo a troca de pilotos durante de cada sessão, a maioria das tripulações optou por abrir o Q1 com os competidores regulares e usar os convidados no Q2, deixando a terceira tentativa para aquele que tivesse mais chance de baixar suas marcas.

Logo no início do Q1, o austríaco Dieter Svepes anotou 1:39.285, estabelecendo o novo recorde com o Porsche #911. O segundo colocado era Enzo Elias, a 0.100s com o #544. Dudu Barrichello, Lineu Pires e Alan Hellmeister completavam o top5.

No minuto final, um carro atolado na caixa de brita determinou o acionamento da bandeira amarela na curva da Vitória. Assim os carros não conseguiram melhorar suas marcas.

Os cinco primeiros foram os únicos a andar abaixo da casa de 1:40 e a sessão teve 9 dos 27 carros inscritos dentro do mesmo segundo.

Já os competidores do Q2 inauguraram a casa de 1:38. A menos de três minutos da bandeirada, Alan Hellmeister liderava com 1:38.543. Depois vinham Rafa Suzuki, Gui Salas, Rubens Barrichello e Galid Osman, todos abaixo de 1:39.

Na bandeirada, prevaleceu a volta de Hellmeister com o #7, seguido por Suzuki, Salas, Rubens Barrichello e Marçal Muller. A sessão teve oito competidores separados por menos de 1s.

Àquela altura, considerando as médias dos carros que haviam mandado para a pista seus dois pilotos, a pole era do #544, o carro vice-campeão de 2023, tripulado por Enzo Elias e Marçal Muller. O campeão, #7, de Miguel Paludo e Alan Hellmeister, era segundo colocado.

No Q3 quem iniciou a sessão mostrando potencial foi Enzo Elias, mas logo foi desbancado por  Sergio Ramalho e Dudu Barrichello. William Freire vinha em quarto, com o astro português António Félix da Costa em quinto.

Então Werner Neugebauer assumiu a liderança da sessão, para a seguir ser superado por Enzo Elias, com 1:38.380. O campeão de Sprint, Nicolas Costa, também mostrou força e anotou o quarto tempo.

O piloto do WEC a seguir foi ainda mais veloz, cravando 1:38.091, o melhor tempo do quali. Ele já havia liderado na véspera em dupla com Bruno Campos no Porsche #33. A sessão terminou com Enzo Elias, Werner, Sergio Ramalho e António Félix completando o top5.

A sessão teve 12 carros no mesmo segundo do líder.

No combinado dos melhores tempos de cada integrante das tripulações, a ordem das três primeiras filas no grid estabeleceu: Werner/Rubinho, Enzo/Marçal, Paludo/Hellmeister, Pipe/Dudu, Josimar/Ramalho e Salles/Suzuki

A corrida de 300 km que abre a temporada do Porsche Endurance Challenge tem largada prevista para 8h deste sábado.

 

O que eles disseram:

"É sensacional esse resultado. Todo o trabalho que fizemos foi de muita harmonia, uma coisa muito gostosa. O Werner já me conhece de outro carro na mesma equipe e sabe o quanto eu tenho gratidão por isso aqui. Poder passar todas as minhas sensações sobre o carro e a pista para ele e ver ele efetivar tudo que falamos foi muito satisfatório. Ele estava muito apreensivo no começo, mas quando cravou a volta o box inteiro foi a loucura. Foi muito bom mesmo, a diferença foi mínima, pois temos competidores fortíssimos no grid, mas fico muito feliz com o resultado."
Rubens Barrichello

"Muito bom começar a temporada assim, ter a experiência do Rubens do lado me ajudou muito. Compartilhar o carro com um cara como o Rubinho é muito legal mesmo! É muito fácil cair na pressão de ter um cara como ele do lado, mas é muito boa a troca, aprendi muito com ele nos últimos só de ouvir e quando confirmamos a dupla para este ano ele até brincou que eu era 'orelhudo' por estar sempre prestando atenção nas coisas. Aprendi muito com ele e poder dividir a pilotagem é sensacional."
Werner Neugebauer

Foto - Luca Bassani

Related Articles

Puntataco Motorsport

Bem vindos ao site Puntataco, seu canal de informações com tudo o que acontece no mundo motorsport.

O site é a continuação do trabalho iniciado a quase três décadas do extinto site Pitstop. Estamos completando 15 anos com nossa nova formação e nomenclatura trazendo para você o melhor do automobilismo.