Uma categoria que vem chamando atenção dos fãs de automobilismo, repercutindo nacionalmente nos últimos anos, com grids numerosos e qualificados: é o Campeonato Gaúcho de Super Turismo, que abre sua oitava temporada neste fim de semana (05 e 06 de abril), no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão (RS).
E a perspectiva de um bom grid, que vem sendo constante na categoria, se repete para a primeira etapa do ano: 35 carros são esperados para alinhar na reta da pista viamonense, a mais rápida da temporada, contando com curvas predominantemente de média e alta velocidades, sempre um desafio para os pilotos.
A diversidade do grid também desperta a atenção e o interesse de quem gosta de carros e corridas. Desde carros com motor 1.4 e pneus comuns de rua da classe TL (como Corsa, Celta, Onix), o grid passa por carros com diversos tipos de preparação, chegando em supercarros GT3 como Lamborghini Gallardo, Ferrari F430 e também Stock Cars de gerações anteriores, equipados com pneus de competição e motores V8 de alta "cavalaria", e demais carros com motores de 4 cilindros turbo, todos convivendo em perfeita harmonia durante as duas horas de prova (ou 6 Horas, no caso da prova mais longa da temporada, as 6 Horas de Guaporé, que neste ano será em maio).
A programação oficial conta com treinos livres na sexta e na manhã de sábado, quando também acontecerá o treino classificatório às 10h30. A corrida terá largada às 13h30 do sábado. Os ingressos podem ser adquiridos na hora a R$ 30.
A corrida terá transmissão ao vivo pelo YouTube High Speed Brazil (youtube.com/highspeedtvbr), do Curva do S (youtube.com/curvadoS) e pelo Facebook da Super Turismo (facebook.com/superturismors).
O Campeonato Gaúcho de Super Turismo tem o apoio de UDrive Exotic Cars, Webcontinental, MGA Energia Solar, Inovare Distribuidora de Aços, Grupo Full Action Brasil, Abro Lubrificantes, RS Sports Desenvolvimentos, Citron Auto Peças e Acessórios, AutoTech Motorsport e Pedro Pneus.
LF Assessoria/Niltão Amaral
Foto:Gregori Dai Prá