Infelizmente o automobilismo perde uma das suas lendas
A Argentina chora hoje a perda de Juan María Traverso, mais conhecido como Flaco. Porém o automobilismo é um esporte que atraversa fronteiras, e o piloto era ídolo não somente em seu país, como também no país vizinho (Brasil), e tinha uma incontável legião de fãs, O piloto faleceu hoje (sábado) após sofrer com graves problemas de saúde nos últimos tempos.
O piloto, de 73, fez história na categoria Turismo Carretera, verdadeira paixão dos argentinos, tendo sido hexacampeão (1977/1978/ 1995,1996,1997, 199), e o fez tanto pela Ford como pela Chevrolet. No total "El Flaco" obteve 235 vitórias na Turismo Carretera, além de 20 pole positions, 18 melhores voltas, e subiu ao pódio em 86 oportunidades.
O piloto que começou a competir em 1971 na Turismo Carretera, se aventurou também na Europa em 1979, onde competiu na Fórmula 2 com um carro March da equipe Bob Salisbury Racing. No ano seguinte voltou a Argentina, e foi disputar a TC2000, onde foi heptacampeão (1986, 1988, 1990, 1991, 1992 e 1993 com Renault e 1995 com a Peugeot) .
Na TC2000 deixou na memória de todos uma exibição memorável, quando em 1988, competindo com um Renault Fuego, faltando cinco voltas para o final vinha logo atrás de Silvio Oltra, e travavam uma dura batalha.
Quanto Oltra, que tinha a tomada de ar danificada, alcançou Carlos Crocco que era um retardatário, tentou lhe superar na famosa curva "Horquilla". Crocco acabou atrapalhando Oltra, e Flaco passou os dois por fora.
Poucos depois uma mangueira de óleo rompida fez o lubrificante começar a vazar, O carro de Oltra recebeu óleo no para-brisas, e a pista foi ficando cada vez mais traiçoeira, e muito deste óleo caia na roda traseira Fuego de Flaco. Ainda assim o piloto não tirava o pé, e só iria parar caso o motor travasse.
O óleo que caia no tubo de escapamento quente, fazia o carro deixar uma coluna de fumaça, que invadia o carro e Traverso abriu a janela para poder respirar e ver a pista. Oltra vinha perto, mas não tinha visibilidade suficiente para tentar passar.
Faltando duas voltas o motor do Fueo já não tinha mais óleo, e Flaco perdia desempenho. Oltra tentou a ultrapassagem, tocou no Renault de Flaco e acabou não conseguindo completar a manobra. A volta final foi impressionante, com o carro de Flaco em chamas, cruzando a linha de chegada com centímetros de vantaem sobre Oltra.
Após a longa e vitóriosa passagem pela TC 2000 "El Flaco" foi fazer história na Top Race V6, onde conquistou mais três títulos (1998 e 1999 com a Mercedes), e 2003 com a BMW. O piloto teve ainda passagens vitóriosas no Rally, e correu no Italiano de Gran Turismo em 1993
Juan Maria Traverso será sepultado no domingo em Villa Ramallo, em uma cerimônia reservada à família. A toda família nossos respeitos e sentimentos.