No Velocitta, Gaetano Di Mauro é primeiro piloto a vencer duas vezes na Stock Car em 2024

O sábado no Velocitta consagrou Gaetano Di Mauro com a vitória na corrida sprint válida pela quinta etapa do campeonato, em disputa que teve Dudu Barrichello em segundo e Thiago Camilo completando o pódio. Agora, Felipe Baptista é o novo líder do campeonato

Levou nove corridas para que a Stock Car Pro Series tivesse um piloto a vencer duas vezes na temporada 2024. Gaetano Di Mauro triunfou neste sábado (29) na corrida sprint da quinta etapa do campeonato, o GP Toyota 100, disputada neste fim de semana no Autódromo Velocitta. Em Mogi Guaçu, no interior de São Paulo, o piloto da Cavaleiro Sports terminou no primeiro lugar, repetindo o feito obtido na corrida principal da rodada de Interlagos, em abril, com Dudu Barrichello (Mobil Ale Full Time) em segundo lugar e Thiago Camilo (Ipiranga Racing) em terceiro.

A conquista deste sábado em Mogi Guaçu foi a terceira de Gaetano na Stock Car. Também foi o terceiro pódio obtido por Dudu Barrichello, que vem de vitória na sprint da prova disputada em Cascavel, no último mês de maio, e dá sequência a um campeonato muito sólido. E Camilo marcou um top-3 na categoria pela 85ª vez, figurando entre os pilotos que mais conquistaram um pódio na competição.

Felipe Massa largou na frente, mas um problema com a pistola acionada para troca de pneus durante seu pit-stop o impediu de lutar pela vitória na sequência da prova. O piloto da TMG Racing cruzou a linha de chegada em quarto lugar, e Guilherme Salas (KTF) completou o sábado na quinta colocação. Felipe Baptista (Crown Racing) garantiu a sexta colocação, em resultado muito importante para o campeonato, seguido por Cesar Ramos (Ipiranga Racing) e Felipe Fraga (Blau Motorsport). Ricardo Maurício (Eurofarma-RC) e Bruno Baptista (RCM Motorsport) fecharam a relação dos dez primeiros da corrida.

Primeiro piloto a vencer duas vezes no ano, Gaetano creditou o resultado ao esforço do time na Cavaleiro Sports. “Fico muito feliz porque viemos de um momento muito difícil e muito complicado. Mesmo antes da nossa vitória lá em Interlagos, tivemos uma quebra de motor, mas temos conseguido fazer um grande trabalho. Muito feliz com todo o trabalho da equipe e com a dedicação de todos”.

“Fizemos uma corrida baseada na estratégia, ao mesmo tempo que temos uma outra corrida amanhã, então optamos por não gastar muitos pushes. Usei na hora que precisava e no fim até consegui poupar um pouquinho, mas meu carro era super competitivo, pude arriscar na hora em que era preciso e deu tudo certo”, comemorou o dono da tarde de sábado no Velocitta.

Como foi a corrida — Felipe Massa largou na frente na sprint por conta da inversão do grid em relação aos 12 primeiros colocados da classificação. O piloto da TMG Racing segurou a liderança na largada em uma agitada e de vários pequenos incidentes na pista. Envolvido em um deles, o bicampeão Gabriel Casagrande teve de recolher para os boxes precocemente.

Outro incidente envolveu os dois primeiros colocados: Massa e Thiago Camilo. O piloto da Ipiranga Racing caiu de segundo para quinto após a ocorrência, sendo superado por Rafael Suzuki, Gaetano Di Mauro e Dudu Barrichello, enquanto Felipe Baptista manteve o sexto lugar. Cesar Ramos, Guilherme Salas, Felipe Fraga e Bruno Baptista completavam a relação dos dez melhores posicionados.

A janela para pit-stop obrigatório — na qual os pilotos tiveram de trocar pelo menos um pneu — foi aberta na sétima volta, em cenário que deixou o pit-lane bastante movimentado. Massa seguia na pista, em cenário de dobradinha da TMG, com Rafael Suzuki em segundo lugar. Mas Di Mauro e Dudu Barrichello deixaram o Chevrolet Cruze #8 para trás antes dos respectivos pit-stops.

A corrida apresentou importante mudança depois do fechamento da janela, e Gaetano Di Mauro assumiu a liderança depois de um problema durante o pit-stop de Massa, que caiu para quarto lugar. Dudu Barrichello subiu para segundo e Thiago Camilo, o terceiro. Guilherme Salas vinha em quinto no momento em que o então líder Suzuki acumulava seu segundo abandono seguido no fim de semana.

Com pouco mais de 2s de vantagem para Dudu Barrichello, Gaetano partiu para o triunfo e quebrou a escrita ao ser o primeiro piloto da temporada a vencer pela segunda vez. Dudu faturou seu segundo pódio no ano e o terceiro na carreira, enquanto Thiago Camilo cruzou a liderança em terceiro lugar.

Novo líder — Ricardo Zonta, que abriu o sábado na liderança do campeonato, completou a sprint em 20º.  Mas agora o campeonato tem novamente um novo ponteiro: Felipe Baptista, que soma 382 tentos, apenas dois a menos em relação a Zonta. Felipe Massa subiu para terceiro e tem 333, dez a mais que o companheiro de equipe, Rafael Suzuki.
Dudu Barrichello segue subindo no campeonato, empatado com Suzuki e com somente dois pontos a mais que Julio Campos, o sexto. Bruno Baptista vem em sétimo, com 316, enquanto Ricardo Maurício tem 312. Thiago Camilo é o nono, com 289, e Guilherme Salas avançou para o top-10, com 266.

Como assistir — Em fim de semana que traz também o BRB Fórmula 4 Brasil e a Stock Series no Velocitta, o domingo de a quinta etapa do calendário da Stock Car será concluído com a corrida principal — de 50 minutos —, a partir de 14h. Será o ponto alto do GP Toyota 100, que marca a realização da centésima corrida da fabricante na história da categoria.
A Stock Car Pro Series é transmitida ao vivo pelo canal oficial da categoria no YouTube, Band (TV aberta), SporTV (canal por assinatura), Motorsport.tv — atingindo mais de 150 países em cinco idiomas diferentes a cada etapa —, Motorsport.tv Brasil no YouTube, canal do site Grande Prêmio no YouTube, canal da Tribo do Gaules na Twitch, MAVTV Brasil Motorsports Network e MAVTV América do Norte.

Stock Car Pro Series, temporada 2024
Etapa 5, Autódromo Velocitta
GP Toyota 100, corrida sprint (sábado), resultado final:
1º - Gaetano Di Mauro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), 21 voltas em 33min06s063

2º - Dudu Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), a 2s360
3º - Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), a 3s370
4º - Felipe Massa (TMG Racing/Chevrolet Cruze), a 3s864
5º - Guilherme Salas (KTF Racing/Chevrolet Cruze), a 10s182
6º - Felipe Baptista (Crown Racing/Toyota Corolla), a 14s333
7º - Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), a 14s994
8º - Felipe Fraga (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), a 15s423
9º - Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), a 15s781
10º - Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla), a 19s169
11º - Rubens Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), a 20s703
12º - Júlio Campos (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), a 21s585
13º - Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), a 21s930
14º - Átila Abreu (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), a 22s682
15º - Gianluca Petecof (Full Time Sports/Toyota Corolla), a 27s573
16º - Zezinho Muggiati (KTF Racing/Chevrolet Cruze), a 31s323
17º - Nelson Piquet Jr. (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), a 31s385
18º - Vitor Baptista (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla), a 35s173
19º - Arthur Leist (Full Time Sports/Toyota Corolla), a 36s129
20º - Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla), a 38s180
21º - Gabriel Robe (WOKIN Garra Racing/Chevrolet Cruze), a 55s266
22º - Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), a 1 volta
23º - Lucas Kohl (WOKIN Garra Racing/Chevrolet Cruze), a 2 voltas
24º - Enzo Elias (Crown Racing/Toyota Corolla), a 4 voltas

Não completaram
Rafael Suzuki (TMG Racing/Chevrolet Cruze), a 7 voltas
Raphael Teixeira (RTX Racing/Chevrolet Cruze), a 12 voltas
Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), a 15 voltas
Cacá Bueno (KTF Sports/Chevrolet Cruze), a 16 voltas
Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), a 19 voltas


GP Toyota 100, corrida principal (domingo), grid de largada
1º - Júlio Campos (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min31s368

2º - Enzo Elias (Crown Racing/Toyota Corolla), 1min31s683
3º - Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), 1min31s734
4º - Guilherme Salas (KTF Racing/Chevrolet Cruze), 1min31s748
5º - Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla), 1min31s764
6º - Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), 1min31s783
7º - Felipe Baptista (Crown Racing/Toyota Corolla), 1min31s857
8º - Gaetano Di Mauro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), sem tempo

Eliminados no Q2
9º - Dudu Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), 1min31s398
10º - Rafael Suzuki (TMG Racing/Chevrolet Cruze), 1min31s406
11º - Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), 1min31s413
12º - Felipe Massa (TMG Racing/Chevrolet Cruze), 1min31s419
13º - Felipe Fraga (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min31s455
14º - Rubens Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), 1min31s510
15º - Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), 1min31s583
16º - Arthur Leist (Full Time Sports/Toyota Corolla), 1min31s682
17º - Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), 1min31s704
18º - Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla), 1min31s732
19º - Nelson Piquet Jr. (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), 1min31s962
20º - Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), 1min32s070

Eliminados no Q3
21º - Átila Abreu (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min31s852
22º - Vitor Baptista (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla), 1min31s876
23º - Cacá Bueno (KTF Sports/Chevrolet Cruze), 1min32s069
24º - Gianluca Petecof (Full Time Sports/Toyota Corolla), 1min32s116
25º - Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min32s129
26º - Zezinho Muggiati (KTF Racing/Chevrolet Cruze), 1min32s156
27º - Gabriel Robe (WOKIN Garra Racing/Chevrolet Cruze), 1min32s212
28º - Lucas Kohl (WOKIN Garra Racing/Chevrolet Cruze), 1min32s608
29º - Raphael Teixeira (RTX Racing/Chevrolet Cruze), 1min33s362

Classificação do campeonato (top-10):*
1º - Felipe Baptista, 382 pontos
2º - Ricardo Zonta, 380
3º - Felipe Massa, 333
4º - Rafael Suzuki, 323
5º - Dudu Barrichello, 323
6º - Julio Campos, 321
7º - Bruno Baptista, 316
8º - Ricardo Maurício, 312
9º - Thiago Camilo, 289
10º - Guilherme Salas, 266
*pontuação extraoficial

Programação no Velocitta
Domingo, 30 de junho

08h55 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 3 (30 minutos + 1 volta)
10h10 – Stock Series – Corrida 2 (20 minutos + 1 volta)
10h50 – Stock Series – Corrida 3 (25 minutos + 1 volta)
11h40 – Visitação aos Boxes
14h00 – Stock Car Pro Series – Corrida principal – etapa 5 – GP Toyota 100 (50 minutos + 1 volta)

Rodolpho Siqueira
Foto - Marcelo Machado de Melo

Related Articles

Puntataco Motorsport

Bem vindos ao site Puntataco, seu canal de informações com tudo o que acontece no mundo motorsport.

O site é a continuação do trabalho iniciado a quase três décadas do extinto site Pitstop. Estamos completando 15 anos com nossa nova formação e nomenclatura trazendo para você o melhor do automobilismo.