Mudança climática fora da previsão da meteorologia mudou a história da classificação em Nova Santa Rita. Piloto da TMG Racing conquistou posição de honra pela segunda vez na Stock Car. E logo mais, Gianluca Petecof puxará o grid da prova mais curta do fim de semana
A Stock Car Pro Series viveu uma manhã de surpresas neste sábado (7 de setembro) no Autódromo do Velopark. A previsão meteorológica para a sequência do dia indicava tempo seco e elevação contínua da temperatura ambiente, mas a classificação da oitava etapa da temporada 2024 foi marcada por frio e chuva forte na pista localizada em Nova Santa Rita, na região metropolitana de Porto Alegre. Com desempenho bastante seguro em todos os segmentos da definição do grid de largada, Rafael Suzuki (TMG Racing) conquistou a pole position após disputa no Q3 com Enzo Elias (Crown Racing).
Com 229 largadas na Stock Car, Suzuki tem agora duas poles na categoria. Até então, a única vez havia sido em 2021, quando o paulista de 37 anos completados em agosto largou na frente em uma das etapas disputadas no saudoso Autódromo Internacional de Curitiba.
Na prova principal da etapa, que será disputada neste domingo, às 12h30, Enzo Elias vai dividir a primeira fila do grid. Logo a seguir, vão largar os xarás Felipe Fraga (Blau Motorsport) e Felipe Massa (TMG Racing), líder do campeonato e companheiro de equipe do pole position. Vice-líder da tabela de pontos, Felipe Baptista (Crown Racing) partirá da quinta colocação, lado a lado com o quarto posicionado na temporada, Dudu Barrichello (Mobil Ale Full Time). O top-10 será completado por Rubens Barrichello, Vitor Baptista, Zezinho Muggiati e Bruno Baptista.
12º na sessão classificatória deste sábado, Gianluca Petecof terá a regra do grid invertido a seu favor e largará na frente no alinhamento inicial da corrida sprint, que representará a 100ª prova da Stock Car no Rio Grande do Sul. A disputa terá início às 14h10 deste sábado.
Chuva surpreende pilotos — A meteorologia previa até calor para a sequência do sábado no Velopark, mas o que veio dos céus surpreendeu a todos, e os pilotos encararam um clima bem mais frio e muita chuva na pista gaúcha. Ainda com a pista seca, Lucas Foresti foi o mais rápido do Q1 para o primeiro grupo de pilotos ao marcar 55s767, somente 0s009 melhor que Thiago Camilo, o segundo colocado. Enzo Elias, Felipe Massa e Rubens Barrichello completaram o top-5, e também avançaram para o Q2 Julio Campos, Bruno Baptista, Allam Khodair, Guilherme Salas e Gianluca Petecof.
Um dos protagonistas do campeonato, Julio Campos escapou no fim do Q1 e chegou a bater o carro na barreira de pneus antes de seguir para os boxes. Em contrapartida, ficaram fora da sequência da classificação Nelson Piquet Jr., Arthur Leist, Lucas Kohl e o terceiro colocado no campeonato, Ricardo Zonta.
A chuva começou a apertar durante a ida dos pilotos do Grupo 2 para o Q1. Desta forma, as primeiras voltas consequentemente tornaram-se as mais rápidas. Um dos donos da casa, Cesar Ramos foi o melhor colocado com 57s271, tempo bem acima do registrado pouco antes por Lucas Foresti. Zezinho Muggiati avançou em segundo, com Felipe Baptista em terceiro, Dudu Barrichello em quarto e Cacá Bueno em quinto. Também passaram para o Q2 Suzuki, Daniel Serra, Gabriel Casagrande, Felipe Fraga e Vitor Baptista. Por outro lado, caíram três pilotos que costumam andar bem no Velopark: Átila Abreu, Ricardo Maurício e Gaetano Di Mauro.
O volume de água com a chuva ficou ainda mais intenso logo após o término do Q1. O cenário levou a direção de prova a manter os pilotos nos boxes por mais tempo que o previsto antes da retomada da sessão.
Com muita água na pista e spray no para-brisa, os pilotos encararam um desafio a mais no Q2 para definir os oito postulantes à pole position no Velopark. Logo nos primeiros minutos, Rafael Suzuki tomou a ponta da tabela de tempos com 1min05s606, mas o paulista foi superado a seguir pelo companheiro de equipe TMG e líder do campeonato: Felipe Massa cravou 1min05s486. Enzo Elias vinha em terceiro, seguido por Felipe Baptista e Dudu Barrichello.
Até que a bandeira vermelha foi acionada para interromper o treino em razão de um incidente que envolveu dois companheiros de equipe na KTF Sports: Cacá Bueno e Guilherme Salas. O piloto do carro #85 foi punido com a exclusão da classificação pouco depois. A sessão foi retomada quando restavam cinco minutos para o fim do Q2. A pista apresentava secagem contínua, e isso se refletiu nos tempos de volta, com as melhores marcas sendo registradas já com a bandeira quadriculada.
No fim das contas, Suzuki passou ao Q3 com o melhor tempo: 1min04s343. Felipe Baptista foi o segundo e Enzo Elias em terceiro. Felipe Fraga avançou em quarto para a luta pela pole, seguido por Rubens Barrichello, Felipe Massa, Dudu Barrichello e Vitor Baptista. E Gianluca Petecof, 12º no grid, vai largar na frente na corrida Sprint de logo mais, na tarde deste sábado.
Suzuki é pole — A definição da posição de honra do grid da corrida principal no Velopark foi emocionante e teve dois grandes protagonistas. Enzo Elias provou sua grande fase com performance de destaque e esteve na frente no Q3 em determinados momentos. Entretanto, o jovem brasiliense foi superado por Rafael Suzuki, outro competidor que faz em 2024 sua melhor temporada na categoria.
O piloto da TMG Racing cravou 1min03s448 para conquistar sua segunda pole position na Stock Car. “A sensação é de dever cumprido, por enquanto, é claro, porque o que vale são as corridas. Mas é uma sensação boa voltar a fazer uma pole. Vim fazendo boas classificações durante o ano, sempre entre os dez, 12 primeiros colocados, mas nunca tinha encaixado uma primeira ou segunda fila neste ano. Então, ainda mais em uma condição assim que pegou todo mundo de surpresa, é bem legal. O carro estava perfeito, então ninguém faz milagre. Muito feliz por conquistar essa pole”, comemorou.
“Tive um começo de ano muito forte, chegamos até a liderar o campeonato depois de quatro etapas. Aí demos algumas escorregadas, caímos para nono e agora estamos tentando voltar. Claro que tem ali cinco pilotos praticamente empatados, então espero entrar nessa briga na parte final do campeonato”, concluiu Suzuki, sexto colocado na classificação da tabela de pontos, agora com 493 tentos.
100 vezes Rio Grande do Sul — A corrida sprint, com 30 minutos de duração, será disputada logo mais, às 14h10, e vai marcar a 100ª prova da história da Stock Car em solo gaúcho, além da 300ª corrida da carreira de Átila Abreu na categoria.
A programação no Velopark será concluída no domingo. Além da concorrida visitação aos boxes — momento em que o fã pode interagir com seu piloto preferido e ganhar brindes exclusivos, marcada para 10h10 —, a Stock Car traz o desfecho da etapa com a corrida principal em Nova Santa Rita, a partir de 12h30, com duração de 50 minutos.
A Stock Car Pro Series é transmitida ao vivo pelo canal oficial da categoria no YouTube, Band (TV aberta), SporTV e BandSports (canais por assinatura), Motorsport.tv — atingindo mais de 170 países em cinco idiomas diferentes a cada etapa —, Motorsport.tv Brasil no YouTube, MAVTV Brasil Motorsports Network e MAVTV América do Norte.
Stock Car Pro Series, temporada 2024
Etapa 8, Velopark, Nova Santa Rita (RS)
Corrida principal (domingo), grid de largada
1º - Rafael Suzuki (TMG Racing/Chevrolet Cruze), 1min03s448
2º - Enzo Elias (Crown Racing/Toyota Corolla), 1min03s599
3º - Felipe Fraga (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min04s294
4º - Felipe Baptista (Crown Racing/Toyota Corolla), 1min04s321
5º - Felipe Massa (TMG Racing/Chevrolet Cruze), 1min04s321
6º - Dudu Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), 1min04s344
7º - Rubens Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), 1min04s381
8º - Vitor Baptista (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla), sem tempo
Eliminados no Q2
9º - Zezinho Muggiati (KTF Racing/Chevrolet Cruze), 1min05s920
10º - Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla), 1min06s150
11º - Júlio Campos (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min06s251
12º - Gianluca Petecof (Full Time Sports/Toyota Corolla), 1min06s254
13º - Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), 1min06s433
14º - Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min06s528
15º - Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), 1min06s632
16º - Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), 1min06s678
17º - Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), 1min07s074
18º - Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), 1min07s841
19º - Cacá Bueno (KTF Sports/Chevrolet Cruze), 1min07s841
Eliminados no Q3
20º - Nelson Piquet Jr. (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), 55s992
21º - Arthur Leist (Full Time Sports/Toyota Corolla), 55s996
22º - Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla), 56s217
23º - Lucas Kohl (WOKIN Garra Racing/Chevrolet Cruze), 56s479
24º - Átila Abreu (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), 57s984
25º - Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), 58s157
26º - Gaetano Di Mauro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), 58s976
Excluído
27º - Guilherme Salas (KTF Racing/Chevrolet Cruze)
Corrida sprint (sábado), grid de largada
1º - Gianluca Petecof (Full Time Sports/Toyota Corolla)
2º - Júlio Campos (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze)
3º - Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla)
4º - Zezinho Muggiati (KTF Racing/Chevrolet Cruze)
5º - Vitor Baptista (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla)
6º - Rubens Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla)
7º - Dudu Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla)
8º - Felipe Massa (TMG Racing/Chevrolet Cruze)
9º - Felipe Baptista (Crown Racing/Toyota Corolla)
10º - Felipe Fraga (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze)
11º - Enzo Elias (Crown Racing/Toyota Corolla)
12º - Rafael Suzuki (TMG Racing/Chevrolet Cruze)
13º - Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze)
14º - Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze)
15º - Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze)
16º - Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze)
17º - Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla)
18º - Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla)
19º - Cacá Bueno (KTF Sports/Chevrolet Cruze)
20º - Nelson Piquet Jr. (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze)
21º - Arthur Leist (Full Time Sports/Toyota Corolla)
22º - Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla)
23º - Lucas Kohl (WOKIN Garra Racing/Chevrolet Cruze)
24º - Átila Abreu (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze)
25º - Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze)
26º - Gaetano Di Mauro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze)
27º - Guilherme Salas (KTF Racing/Chevrolet Cruze)
Programação no Velopark
Sábado, 7 de setembro
12h35 – Stock Series – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
14h10 – Stock Car Pro Series – Corrida Sprint (30 minutos + 1 volta)
Domingo, 8 de setembro
08h35 – Stock Series – Corrida 2 (20 minutos + 1 volta)
09h15 – Stock Series – Corrida 3 (25 minutos + 1 volta)
10h10 – Visitação aos boxes
12h30 – Stock Car Pro Series – Corrida Principal (50 minutos + 1 volta)
Classificação do campeonato:*
1º - Felipe Massa, 549 pontos
2º - Felipe Baptista, 545
3º - Ricardo Zonta, 545
4º - Dudu Barrichello, 543
5º - Julio Campos, 536
6º - Rafael Suzuki, 493
7º - Bruno Baptista, 480
8º - Gabriel Casagrande, 466
9º - Enzo Elias, 459
10º - Daniel Serra, 420
11º - Rubens Barrichello, 420
12º - Ricardo Maurício, 410
13º - Thiago Camilo, 375
14º - Cesar Ramos, 370
15º - Nelson Piquet Jr., 367
16º - Felipe Fraga, 350
17º - Guilherme Salas, 350
18º - Gaetano Di Mauro, 345
19º - Lucas Foresti, 338
20º - Átila Abreu, 323
21º - Arthur Leist, 308
22º - Cacá Bueno, 246
23º - Allam Khodair, 195
24º - Zezinho Muggiati, 192
25º - Gianluca Petecof, 188
26º - Vitor Baptista, 161
27º - Lucas Kohl, 126
28º - Marcos Gomes, 94
29º - Gabriel Robe, 93
30º - Luan Lopes, 16
31º - Raphael Teixeira, 7
*pontuação extraoficial
Rodolpho Siqueira
Foto - Duda Bairros