Um domingo perfeito do Míssil. Matías Rossi, no Toyota Corolla GRS TCR #17 do Toyota Team Argentina, venceu as duas corridas da etapa do TCR South America Banco BRB no Circuito San Juan Villicum, em San Juan, noroeste da Argentina, distante quase 1.200 km da capital Buenos Aires. O experiente piloto argentino liderou a primeira prova de ponta a ponta, enquanto na segunda teve de escalar o pelotão após largar na décima posição.
A corrida 1 no circuito de 4.266 metros e 11 curvas teve o uruguaio Juan Manuel Casella, no Honda Civic Type R TCR #60 da Squadra Martino, na segunda posição; e seu companheiro, o estreante argentino Matías Cravero, no Honda Civic Type R TCR #38, em terceiro. Já a segunda prova teve quatro marcas diferentes nas quatro primeiras posições: além do Toyota de Rossi e do Honda de Casella, Galid Osman, com o CUPRA Leon VZ TCR #28 preparado pela equipe W2 ProGP, foi o terceiro; e Rafael Suzuki, no Peugeot 308 TCR #8 da PMO Racing, foi o quarto colocado.
Um incidente marcou a corrida 2, em uma disputa entre o líder e o vice-líder do campeonato. Pedro Cardoso fechou Raphael Reis em um 3-wide no meio de uma das retas. O líder do campeonato acabou fora da prova. Reis escapou ileso. O incidente entre os brasilienses provocou a entrada do safety car. A direção de provas puniu Reis com o acréscimo de 10 segundos ao tempo final de prova, por outro incidente anterior com o #43 enquanto os dois trocavam tintas ao batalhar na pista. O piloto do CUPRA Leon VZ TCR #28 terminou em sétimo, mas foi beneficiado por uma punição de cinco segundos a Marcio Basso e subiu para a sexta posição na prova.
Após sete etapas do campeonato do TCR South America Banco BRB e o início da perna argentina do campeonato, o brasileiro Pedro Cardoso se manteve na liderança com 330 pontos, oito à frente do compatriota Raphael Reis. O uruguaio Juan Manuel Casella assumiu a terceira posição com 290, cinco à frente do argentino Juan Ángel Rosso. Matías Rossi fecha a lista dos cinco primeiros com 256.
A próxima etapa do TCR South America Banco BRB será a segunda da perna argentina do campeonato. A capital Buenos Aires vai receber a Libertadores do automobilismo entre os dias 4 e 6 de outubro no tradicional Autódromo Oscar y Juan Galvez.
Corrida 1 - Domínio de Rossi e ataque de Reis no fim
Na largada, Matías Rossi se manteve na liderança, mas com o compatriota Matías Cravero pulando para segundo. Juan Manuel Casella caiu para terceiro, com Leonel Pernía em quarto. Líder do campeonato, Pedro Cardoso se manteve em décimo.
A 18 minutos do fim, Cravero tentou um ataque sobre Rossi, mas o Míssil se defendeu bem e manteve a ponta. Pouco depois, Fabián Yannantuoni perdeu a traseira do carro e foi parar na caixa de brita, causando uma entrada do safety car. Com isso, Cardoso subiu para o nono lugar.
Na relargada, Rossi manteve a liderança, mas Cravero foi atacado e ultrapassado por Casella, que subiu para a segunda posição. Pernía também tentou o ataque, mas não conseguiu ganhar a segunda posição.
A sete minutos do fim, Galid Osman fez a ultrapassagem sobre Juan Ángel Rosso e ganhou a sexta posição. Com isso, Raphael Reis e Pedro Cardoso se aproximaram muito do argentino na briga direta dos três primeiros colocados do campeonato.
Dominante durante toda a corrida, Matías Rossi não foi mais ameaçado e venceu a primeira corrida do TCR South America Banco BRB no Circuito San Juan Villicum. Juan Manuel Casella foi o segundo colocado, com o estreante Matías Cravero completando o pódio em terceiro.
Na disputa pelo título, Raphael Reis conseguiu duas ultrapassagens no fim, sobre Rosso e Osman, e terminou em sexto. O argentino ficou em oitavo, com Pedro Cardoso em nono. Destaque também para a escalada de Thiago Vivacqua, que largou em 13º e chegou em décimo. Pela Copa Trophy, triunfo uruguaio com Enrique Maglione, o 11º na classificação geral da prova.
Corrida 2 - Rossi larga em décimo e gabarita etapa
Na largada, Pedro Cardoso manteve a primeira posição, com Raphael Reis em segundo e Juan Ángel Rosso em terceiro. O argentino tentou ataque sobre o brasiliense e ganhou o segundo lugar. Por fora, Rafael Suzuki passou os dois e assumiu a vice-liderança da prova, com Leonel Pernía em terceiro.
Reis caiu para a quinta posição na abertura da segunda volta, com Rosso logo à frente. Mais atrás, Matías Cravero saiu da pista e perdeu muitas posições. Na frente, Suzuki atacou Cardoso e assumiu a liderança da prova, trazendo junto Pernía, em uma demonstração de força dos Peugeot da PMO Racing.
A 25 minutos do fim, Reis ultrapassou Rosso e ganhou a quarta posição. Vencedor da corrida 1, Matías Rossi já era o quinto colocado neste momento, após largar em décimo. O Míssil partiu para cima do brasileiro, mas não conseguiu a ultrapassagem. Mais atrás, Rosso perdia a sexta posição para Juan Manuel Casella.
Na volta seguinte, Rossi e Casella passaram por Reis e Cardoso. Na sequência, Pernía, segundo colocado, teve problemas e ficou lento na pista. O Míssil pulou para segundo, com Casella em terceiro. Mais atrás, Cardoso defendia a quarta posição de todas as maneiras dos ataques de Reis e do panamenho Luís Ramírez.
A 19 minutos do fim, Cardoso fechou Reis em um 3-wide no meio de uma das retas. O líder do campeonato acabou fora da prova e levou Thiago Vivacqua junto. Reis escapou ileso. O incidente acabou provocando a entrada do safety car. A direção de provas puniu Reis com o acréscimo de 10 segundos ao tempo final de prova, por outro incidente anterior com o #43 enquanto os dois trocavam tintas ao batalhar na pista.
A relargada foi autorizada a 11 minutos do fim. Suzuki manteve a ponta, com Rossi em segundo e Casella em terceiro. Galid Osman, com a confusão, subiu para quarto, com Rosso em quinto e Reis em sexto na pista, mas em 11º no tempo de prova.
A três minutos do fim, Matías Rossi fez uma bela ultrapassagem sobre Rafael Suzuki e assumiu a ponta. Na sequência, foi a vez de Casella superar o brasileiro e ganhar a segunda posição. Galid Osman também aproveitou a queda de desempenho de Suzuki e assumiu a terceira posição. Pouco depois, Fabio Casagrande saiu da pista e bateu forte na barreira de pneus.
Após largar em décimo, Matías Rossi escalou o pelotão, venceu a segunda corrida e gabaritou a etapa do TCR South America Banco BRB no Circuito San Juan Villicum. Juan Manuel Casella foi o segundo colocado, com o Galid Osman completando o pódio em terceiro. Pela Copa Trophy, Marcio Basso recebeu uma punição de cinco segundos no tempo final de prova. Com isso, a vitória ficou novamente com Enrique Maglione.
O que eles disseram:
"Foi um domingo de sonho, de muito sucesso para nós. Fiquei muito feliz com isso, porque o carro estava muito rápido em todos os momentos. A segunda corrida foi onde tive a maior felicidade. Foi muito difícil ganhar após largar em décimo. Mas fiz as ultrapassagens e me diverti na prova."
Matías Rossi
"Um domingo perfeito, com dois pódios. Não pude ganhar, mas sempre estive andando na frente. Somei muitos pontos para o campeonato, subi para terceiro, a menos de 30 pontos do primeiro. Há duas etapas a situação era difícil, mas não era impossível. Estamos na briga. Agora é ter sorte também no restante da temporada."
Juan Manuel Casella
"Foi bom. Estou feliz de voltar ao pódio, ainda mais depois daquelas primeiras voltas tão conturbadas. Tomei algumas decisões ruins em termos de espaço na pista e caí lá para trás. Mas na hora do acidente do (Pedro) Cardoso, consegui me posicionar muito bem por fora e subi para quarto. Depois, a duas voltas do fim, fiz uma boa ultrapassagem sobre o Rafa Suzuki e consegui mais um pódio. Estou muito feliz."
Galid Osman
"Tivemos um problema na classificação e o carro não estava bom, o que comprometeu nossa posição de largada. Na volta de apresentação da primeira corrida, vi que o carro estava melhor e conseguiria lutar por posições. Em seguida passei um carro e as oportunidades foram aparecendo na prova. O objetivo era ganhar e assim fizemos."
Enrique Maglione