Em duas corridas com enredos parecidos neste domingo no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo, Esteban Guerrieri e Norbert Michelisz foram os vencedores da etapa do Kumho FIA TCR World Tour com o TCR South America Banco BRB e com o TCR Brasil Banco BRB. Com o Honda Civic Type R TCR #186 da GOAT Racing, o argentino assumiu a ponta na largada e venceu a prova da manhã. Já à tarde, foi a vez do húngaro líder do campeonato, no Hyundai Elantra N TCR # 105 da Squadra Corse vencer após superar o pole na primeira volta.
Pelo TCR South America Banco BRB, o brasileiro Rafael Suzuki gabaritou a etapa. O piloto do Peugeot 308 TCR #8 da PMO Racing dominou as duas corridas e enfrentou de igual para igual os pilotos do campeonato mundial. Nelson Piquet Jr., com o Honda Civic Type R TCR #9 da Squadra Martino, foi o segundo, e Juan Ángel Rosso, com o Toyota Corolla GRS TCR #16 da Paladini Racing, completaram o pódio na corrida 1; e Raphael Reis, no CUPRA Leon VZ TCR #77 da equipe W2 ProGP, e Fabián Yannantuoni, no Toyota Corolla GRS TCR #5 da Paladini Racing, fizeram o mesmo na segunda prova.
Após quatro etapas do campeonato do TCR South America Banco BRB, o brasileiro Raphael Reis assumiu a liderança com 179 pontos, um à frente do argentino Juan Ángel Rosso. Pedro Cardoso é o terceiro, com 163, seguido por Rafael Suzuki, com 138. Leonel Pernía fecha a lista dos cinco primeiros, com 123.
Com a presença do Kumho FIA TCR World Tour, foram sete marcas na pista: Lynk & Co, Hyundai, Honda, Audi, CUPRA, Toyota e Peugeot. Entre os pilotos, tivemos dez nacionalidades: Hungria, França, Sérvia, Itália, Espanha, Suécia, China, Argentina, Uruguai e Brasil. A próxima etapa tanto do mundial quanto do TCR South America Banco BRB será disputada no circuito de El Pinar, na região metropolitana de Montevidéu, no Uruguai, no dia 4 de agosto.
Corrida 1 – Esteban Guerrieri domina desde a largada
O pole Santi Urrutia demorou a pular na largada e Esteban Guerrieri assumiu a ponta antes mesmo da freada do S do Senna. Mais à frente, na Descida do Lago, Raphael Reis foi tocado por Dušan Borković e acabou perdendo várias posições, caindo para 17º. Mais atrás, John Filippi ficou parado no grid e provocou a entrada do safety car.
Quando o carro de segurança se preparava para deixar a pista, foi a vez do carro de Enrique Maglione ficar parado no Pinheirinho. Isso atrasou algumas voltas a relargada, que foi autorizada a pouco mais de 15 minutos do fim da primeira corrida. Guerrieri se manteve à frente, seguido por Urrutia e o italiano Marco Butti.
Mais atrás, Néstor Girolami ultrapassou Thed Björk no miolo e subiu para a quinta posição. Na sequência, foi superado também por Norbert Michelisz. Nesta altura, Rafael Suzuki era o líder do TCR South America Banco BRB, com a 11ª posição no geral, logo à frente do estreante Nelson Piquet Jr. e do argentino Matías Rossi.
Guerrieri abriu um segundo de vantagem sobre Urrutia a dez minutos do fim. A principal disputa no pelotão era pela sétima posição, quando Ma Qing Hua ultrapassou Néstor Girolami. Mais atrás, Dušan Borković acabou escapando após um toque de Girolami e provocou o caos ao retornar à pista no meio do Bico de Pato, voltando em 11º, logo atrás de Suzuki.
Em duelo brasiliense, Raphael Reis e Pedro Cardoso disputavam a 17ª posição geral e a sétima do TCR South America Banco BRB mais atrás de forma ferrenha, andando lado a lado por várias curvas no miolo de Interlagos. A disputa valia as primeiras posições na classificação do campeonato sul-americano.
Enquanto isso, Galid Osman, que estava próximo da disputa entre Reis e Cardoso, teve problemas em seu carro e começou a andar de forma lenta na pista, perdendo várias posições. Outro piloto com problemas foi Marcos Regadas, que ficou lento na Junção e se arrastou até chegar aos boxes.
Na disputa pela liderança do TCR South America Banco BRB, Suzuki se defendia dos ataques de Rossi. E o brasileiro ainda tentava superar Girolami, que perdia desempenho a cada volta. A 20 segundos do fim, conseguiu a ultrapassagem. E no Bico de Pato, Nelson Piquet Jr. tentou uma manobra otimista sobre Rossi, que acabou levando a pior e batendo no guard rail. Piquet acabou punido com o acréscimo de cinco segundos. Mais atrás, Reis e Cardoso seguiam se engalfinhando, até que os dois saíram juntos da pista na Descida do Lago.
O incidente provocou o acionamento do regime de safety car. Com isso. Esteban Guerrieri venceu a primeira corrida do dia, seguido por Santi Urrutia e Marco Butti completando o pódio do Kumho FIA TCR World Tour. No TCR South America Banco BRB, vitória de Rafael Suzuki, com Nelson Piquet Jr. em segundo e Juan Ángel Rosso em terceiro.
Corrida 2 – Michelisz assume ponta na largada e segura pressão
Na largada, Norbert Michelisz assumiu a ponta, seguido por Ma Qing Hua e Thed Björk. Rafael Suzuki se manteve na quarta posição, enquanto o pelotão se engalfinhava em Interlagos. Raphael Reis acabou sendo tocado por Yann Ehrlacher, mas se manteve na pista sem grandes problemas. Enrique Maglione ficou parado no grid e perdeu tempo.
Na abertura da segunda volta, Hua colocou por fora de Michelisz no S do Senna, mas o húngaro defendeu a posição. No Laranjinha, Juan Manuel Casella foi tocado por Thiago Vivacqua e foi parar no muro da parte externa da curva, provocando a entrada do safety car. Nelson Piquet Jr. perdeu um dos pneus e teve de voltar aos boxes se arrastando, mas conseguiu retornar.
A relargada foi autorizada a pouco menos de 24 minutos para o fim da corrida. Ainda na reta dos boxes, Santi Urrutia ganhou a quinta posição de Esteban Guerrieri, vencedor da primeira prova. E começou a pressionar Suzuki na briga pelo quarto lugar. Na briga pela liderança, Hua seguia na cola de Michelisz.
Na volta seguinte, Urrutia enfim conseguiu fazer a ultrapassagem sobre Suzuki e ganhou a quarta posição. Na sequência, foi a vez de Guerrieri subir para quinto em manobra na Descida do Lago. O brasileiro caiu para a sexta posição. Mais atrás, Raphael Reis ultrapassou Pedro Cardoso e assumiu a segunda posição do TCR South America Banco BRB.
A dez minutos do fim, Enrique Maglione e Norberto Fontana se estranharam no contorno do Bico de Pato. Os dois se tocaram, mas ambos seguiram na corrida.
A corrida deu uma acalmada até Thed Björk ultrapassar Ma Qing Hua a cinco minutos do fim. Na sequência, Urrutia também ultrapassou o chinês. A dupla da Cyan Racing, então partiu para o ataque sobre o líder Michelisz.
Só que Norbert Michelisz não foi mais ameaçado e venceu a segunda corrida do dia, seguido por Thed Björk e Ma Qing Hua em terceiro no Kumho FIA TCR World Tour. No TCR South America Banco BRB, mais uma vitória de Rafael Suzuki, com Raphael Reis em segundo e Fabian Yannantuoni em terceiro.
O que eles disseram:
"Foi um grande dia, porque é minha primeira vitória pela GOAT Racing. É uma equipe nova, ainda pequena, mas com muita paixão, muita dedicação nos detalhes. Estamos tirando o máximo de todas as situações, não só do carro, mas também das corridas. Conseguir transformar isso em resultado é uma sensação muito boa. Obrigado à equipe. Vencer em Interlagos é especial, no país de Ayrton Senna, é sempre especial. Ele é meu ídolo de infância."
Esteban Guerrieri
"Foi fantástico. Para ser honesto, eu sequer sonhava em vencer em Interlagos na corrida de hoje. Mas eu não cometi erros, sofri muita pressão de quem vinha atrás, mas o carro estava funcionando bem nas curvas. Queria agradecer muito à equipe e estou muito feliz com os pontos."
Norbert Michelisz
"Foi quase um fim de semana perfeito, só perdi a pole por muito pouco. Estou realmente feliz, sabia que ia ser difícil largar na segunda fila no meio dos pilotos do FIA TCR World Tour. Eles são muito rápidos, especialmente nas retas. Foi difpicil, tentei bloquear um pouco para ficar na frente. Mas o safety car não me ajudou muito a abrir vantagem. Mas o oitavo lugar foi bom. Estou realmente feliz pela equipe PMO Racing pelas vitórias no TCR South America."
Rafael Suzuki
"Um dia de altos e baixos hoje. Tínhamos grandes expectativas, mas infelizmente dois acidentes logo no início tiraram algumas chances nossas. Mas sempre com muita cabeça tratamos de manter o carro na pista para somar o máximo possível de pontos. Na segunda corrida, o carro estava completamente torto, quebrado. Até cogitamos abandonar a corrida, mas vimos que mesmo com o carro comprometido era possível completar a corrida. Aí foi uma luta volta a volta até o final e fico muito feliz com o resultado. Não era o que a gente esperava, mas continuamos bem na briga e saímos do Brasil feliz com os pontos, para seguir na disputa no restante das etapas, no Uruguai e na Argentina."
Raphael Reis