Líder do campeonato, Raphael Reis começou muito bem a etapa do Velocitta do TCR Brasil Banco BRB. Com o CUPRA TCR #77 da equipe W2 ProGP, o brasiliense foi o melhor nas duas atividades desta sexta-feira no circuito localizado no interior de São Paulo, um dos mais técnicos do calendário da categoria.
Reis marcou o tempo de 1:33.475 no treino livre disputado no fim da tarde. Ele ficou 232 milésimos à frente do segundo colocado, o brasileiro Pedro Cardoso, com um Peugeot 308 TCR da PMO Racing. Galid Osman, também com um CUPRA TCR da W2 ProGP foi o terceiro, seguido pelo argentino Matías Rossi, com um Toyota Corolla TCR do Toyota Team Argentina. Rafael Suzuki, que volta à categoria nesta etapa, fechou a lista dos cinco primeiros com um Peugeot 308 TCR da PMO Racing.
Suzuki, aliás, é um dos candidatos ao título da categoria, mesmo ficando fora da rodada dupla de Cascavel do TCR Brasil Banco BRB. O paulista de 36 anos foi um dos pilotos que chegou à última etapa do campeonato de 2023 com chances de título e, neste ano, com os descartes obrigatórios de resultados, ainda pode levar a taça. Neste fim de semana, inclusive, ele se divide em duas categorias: ele participa das 4h do Velocitta do Endurance Brasil, categoria onde venceu a última etapa na classe GT3.
A etapa do Velocitta tem um treino livre programado para o início da manhã. No início da tarde, será disputada a classificação para as duas corridas de domingo. A 160 quilômetros de São Paulo, o circuito é um dos mais técnicos do calendário. O traçado de 3.493 metros, com 14 curvas e um desnível de 45 metros entre o ponto mais alto e o mais baixo da pista, exige 100% de concentração para obter o melhor desempenho. No domingo, serão realizadas duas provas, uma com duração de 25 minutos + 1 volta e a outra com 30 minutos + 1 volta.
O que eles disseram:
"Foi um dia muito bom, o carro parece estar bem equilibrado. Claro que temos aquele gostinho de que poderíamos ter ido um pouquinho, mas o carro esteve muito bom ao longo de todo o dia. Fizemos bons testes hoje e ainda precisamos encaixar mais algumas coisas pensando no quali e na corrida. É um campeonato de xadrez, a cada corrida o lastro muda e o BoP também. Nesta etapa estamos leves e o Cupra costuma ter um bom desempenho aqui em Mogi. Espero somar bons pontos pensando no campeonato."
Raphael Reis
"Um dia muito quente aqui no Velocitta, com muito calor dentro do carro. Ficamos em segundo no shakedown e em terceiro no treino livre. Estamos muito competitivos para amanhã. Ainda tem uma coisinha para melhorar para fazer um bom fim de semana igual no ano passado, quando vencemos duas de quatro corridas. A expectativa é muito boa."
Galid Osman
"É sempre uma experiência nova sentar em carros tão diferentes entre eles, se adaptar e voltar ao carro antigo em tão pouco tempo. No Endurance deu tudo certo, conseguimos a pole e estamos rápidos o fim de semana inteiro, mas é uma corrida muito longa. Aqui no TCR foi uma surpresa muito positiva. Minha primeira vez andando no Peugeot, só tinha andado no Lynk e fui direto para o treino nesse primeiro contato e consegui ficar entre os 5 melhores nos dois treinos. Uma pena o problema no segundo treino que me tirou tempo de pista. Seria muito bom ter a chance de disputar uma das duas vitórias aqui no Velocitta aqui no meu retorno ao TCR."
Rafael Suzuki
"O shakedown foi excelente para nós, terminar em terceiro andando com pilotos experientes é gratificante. Estava com uma boa expectativa para o treino livre 1, mas um pouco antes de abrir minha primeira volta rápida, tivemos um probleminha no câmbio e preferi parar o carro para não quebrar ainda mais. Estou animado para o quali, os carros da equipe estão andando muito bem. Tive uma pequena perda de tempo de pista em relação aos outros por conta do problema no carro, mas é melhor quebrar no treino do que na corrida, são coisas que acontecem."
Marcos Regadas
Lista de inscritos:
W2 Pro GP
#77 Raphael Reis (BRA)
#28 Galid Osman (BRA)
#37 Guilherme Reischl (BRA) *
Cobra Racing Team
#7 Thiago Vivacqua (BRA)
Squadra Martino
#3 Rodrigo Baptista (BRA)
#60 Juan Manuel Casella (URU)
#34 Fabio Casagrande (BRA) *
#15 Enrique Maglione (URU) *
PMO Racing
#8 Rafael Suzuki (BRA)
#43 Pedro Cardoso (BRA)
#27 Marcos Regadas (BRA) *
Toyota Team Argentina
17 Matías Rossi (ARG)
Paladini Racing
#16 Juan Ángel Rosso (ARG)
#5 Fabián Yannantuoni (ARG)
Campeonato – TCR Brasil Banco BRB
1 – Raphael Reis – 131 pontos
2 – Rodrigo Baptista – 127
3 – Galid Osman – 120
4 – Pedro Cardoso – 120
5 – Juan Ángel Rosso – 117
Cronograma – TCR Brasil Banco BRB – Etapa 4 – Velocitta, Mogi Guaçu-SP
Sábado, 15 de junho
08:30 – Treino Copa Trophy
09:30 – Treino Livre 2
12:05 – Classificação Q1
12:35 – Classificação Q2 (12 melhores)
Domingo, 16 de junho
10:10 – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
12:10 – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)
Foto - Magnus Torquato