Reis e Pernía vencem as corridas, mas Cardoso amplia liderança no TCR South America Banco BRB em Mercedes

A primeira etapa da história do TCR South America Banco BRB na cidade de Mercedes provocou uma grande movimentação no campeonato. A corrida 1 teve vitória do brasileiro Raphael Reis, no CUPRA Leon VZ TCR #77 preparado pela W2 ProGP; e o argentino Leonel Pernía, no Peugeot 308 TCR #44 da PMO Racing, foi ao alto do pódio na 2. Quem se deu melhor, entretanto, foi Pedro Cardoso, no Peugeot 308 TCR #43 da PMO Racing, com dois pódios e a liderança ampliada no campeonato sul-americano.

Aliás, a corrida 2 no Complexo Esportivo Ciudad de Mercedes, circuito inaugurado em 2009 com 2.930 metros e nove curvas, teve as três nacionalidades presentes no campeonato formando o pódio, com a vitória do argentino Pernía, com o uruguaio Juan Manuel Casella em segundo e com o brasileiro Cardoso em terceiro. Um resultado que confirma o equilíbrio da Libertadores do automobilismo. Na primeira bateria, dobradinha brasileira com Reis e Cardoso, e Pernia completando a trinca.

Após seis etapas do campeonato do TCR South America Banco BRB e o fim da perna uruguaia do campeonato, o brasileiro Pedro Cardoso aparece na liderança com 317 pontos, 34 à frente do compatriota Raphael Reis. Mesmo com problemas neste domingo, o argentino Juan Ángel Rosso é o terceiro com 249 pontos. Juan Manuel Casella é o quarto com 218 e Rafael Suzuki fecha os cinco primeiros com 190.

A próxima etapa do TCR South America Banco BRB marca a inauguração da perna argentina do campeonato em San Juan, a 1.200 quilômetros de Buenos Aires, entre os dias 13 e 15 de setembro. O circuito tem 4.276 metros de extensão, com 17 curvas.
 
Corrida 1 – Pedro Cardoso é punido, e Raphael Reis herda vitória
Na largada, Raphael Reis manteve a ponta, seguido por Pedro Cardoso e Norberto Fontana. Mas o safety car entrou ainda na primeira volta, por causa da escapada de Diego Noceti, tocado por Digo Baptista. O uruguaio chegou a tocar a barreira de pneus, mas conseguiu levar o carro de volta aos boxes.

Na relargada, Raphael Reis manteve a ponta. Mais atrás, Fontana foi tocado por Fabián Yannantuoni, mas segurou o carro na pista sem perder posições. Logo depois foi a vez de Yannantuoni errar, sair da pista e cair para o fim do pelotão.

No fim da sexta volta, Raphael Reis foi tocado por Pedro Cardoso, perdeu tempo e acabou sendo superado pelo rival, que assumiu a ponta. Mais atrás, Fontana saiu da pista e caiu para a oitava posição. E em um duelo argentino, Matías Rossi passou Juan Ángel Rosso para assumir a sexta posição.

Na décima volta, Rosso, vice-líder do campeonato, teve problemas em seu carro e parou na área de escape com muita fumaça em seu carro. Com isso, Pedro Cardoso e Raphael Reis, seus principais rivais na luta pelo título do TCR South America Banco BRB, acabaram beneficiados com o azar do argentino.
Com um bom desempenho e uma sequência de melhores voltas, Pedro Cardoso abriu uma vantagem de mais de quatro segundos na liderança, mas perdeu a vitória com uma punição de cinco segundos. Com isso, Raphael Reis venceu a primeira corrida do TCR South America Banco BRB em Mercedes.

Cardoso foi o segundo colocado e Leonel Pernía completou o pódio em terceiro. Pela Copa Trophy, um triunfo uruguaio com Enrique Maglione, o oitavo na classificação geral da prova.
 
Corrida 2 – Leonel Pernía domina do início ao fim
Na segunda corrida, Digo Baptista e Leonel Pernía superaram Diego Noceti logo de cara e travaram um duro duelo pela liderança. O argentino levou a melhor, com o brasileiro caindo para a terceira posição, atrás de Juan Manuel Casella. Fabián Yannantuoni era o quarto, com Galid Osman fechando os cinco primeiros.

Líder do campeonato, Pedro Cardoso vinha na sexta posição, duas à frente do novo vice-líder Raphael Reis. Os dois se aproveitaram dos problemas de Juan Ángel Rosso, que abandonou a corrida 1 por causa de uma quebra e não teve o carro em condições de disputar a prova da tarde. Outro que não largou foi Thiago Vivacqua. Mais atrás, Norberto Fontana e Diego Noceti se tocaram, com o uruguaio levando a pior.

Galid Osman e Pedro Cardoso ganharam uma posição ao superar Yannantuoni. A 20 minutos do fim, Digo Baptista fez a ultrapassagem sobre Casella e assumiu a segunda posição. A essa altura, Raphael Reis vinha na sétima posição da prova. Mas Digo cometeu um erro a 13 minutos do fim, foi para a grama e perdeu várias posições.

Galid tentou a manobra sobre Casella, mas errou a freada e acabou perdendo tempo e foi superado também por Pedro Cardoso, que subiu para a terceira posição. A nove minutos do fim, Enrique Maglione teve um pneu furado e precisou entrar nos boxes. Digo Baptista sofreu com o mesmo problema algumas voltas depois. Norberto Fontana foi outra vítima em Mercedes e abandonou a corrida.

Dominante, Leonel Pernía abriu uma vantagem de quase sete segundos na liderança para vencer a segunda corrida do TCR South America Banco BRB em Mercedes. O uruguaio Juan Manuel Casella foi o segundo e Pedro Cardoso completou o pódio em terceiro. Pela Copa Trophy, triunfo brasileiro com Fabio Casagrande, o nono na classificação geral da prova.
 
O que eles disseram:

"Foi um dos fins de semana mais importantes para a gente. Tinha 40 quilos de lastro e, sinceramente, não estava esperando que a gente fosse conseguir chegar no pódio nas duas corridas. Ganhei a primeira corrida na pista, todo mundo que assistiu viu. A gente tem que lutar contra tudo e todos o tempo inteiro. Isso aqui é uma guerra, tenho certeza que vai ser assim até o fim do ano. Isso não me incomoda, estou na minha zona de conforto. É na dificuldade que a gente prevalece. É seguir trabalhando, agora ainda mais líder do campeonato. Eles vão ter de trabalhar mais um pouco para chegar na gente. Se Deus quiser vamos chegar ao fim do ano com o título. Foi um fim de semana muito importante para quem quer ganhar o campeonato. E não poderia fazer nada disso sem o carro que a equipe PMO Racing me dá."
Pedro Cardoso
 
"Não tinha tanta experiência aqui. Fiz uma boa largada e depois consegui imprimir um bom ritmo com o grande carro que tive da equipe PMO Racing. Foi um grande trabalho durante todo o fim de semana, com bom desempenho no seco. Conseguimos também aproveitar o composto mais macio na chuva. Estamos felizes. Somamos bons pontos para o campeonato. Esse circuito está muito bom. Passamos pelo Brasil, pelo Uruguai e agora chegamos na Argentina. Muito feliz por tudo."
Leonel Pernía
 
"Foi um fim de semana bom. Tínhamos o carro mais rápido da pista, fizemos a pole. Ele estava muito bom na chuva e no seco. Vencemos a corrida 1 e erramos um pouquinho no acerto na segunda prova. Foi bom, somamos muitos pontos. Vencemos a corrida principal e agora é fazer as contas da disputa do título. Os carros da Peugeot estão vindo de ótimos resultados, temos que entender o balanço de performance também sobre essa situação. Mas de qualquer forma quero parabenizar todo o trabalho da equipe W2 Pro GP durante o fim de semana."
Raphael Reis
 
"Estou muito feliz com o resultado, ainda mais com todo o público presente. Foi uma corrida linda, muito difícil, tive de segurar o ritmo de quem vinha atrás. Foi complicadíssimo, tinha o lastro no carro. Na última volta tentaram me passar, mas consegui manter o pódio."
Juan Manuel Casella
 
"Estou muito feliz. Cheguei aqui sem conhecer a pista, não fiz simulador. Minha intenção era ficar o mais próximo possível dos rivais. Na primeira corrida fui um pouco cauteloso com a pista molhada, mas deu para manter um ritmo legal na segunda, ficar perto de todo mundo e dei sorte com o problema com o Enrique Maglione. Mas eu estava no mesmo ritmo dele. Foi bem legal."
Fabio Casagrande
 
"Foi um grande resultado depois de uma boa classificação. O asfalto estava úmido, em condições muito complicadas, mas a corrida foi perfeita. Estou muito feliz com a vitória na corrida 1 da Trophy."
Enrique Maglione

Related Articles

Puntataco Motorsport

Bem vindos ao site Puntataco, seu canal de informações com tudo o que acontece no mundo motorsport.

O site é a continuação do trabalho iniciado a quase três décadas do extinto site Pitstop. Estamos completando 15 anos com nossa nova formação e nomenclatura trazendo para você o melhor do automobilismo.