Entrevista coletiva nesta sexta-feira, 13 de dezembro, anunciou à imprensa, equipes e pilotos a nova oportunidade para jovens que sonham com carreira no exterior
Foi anunciado nesta sexta-feira (13/12) o TCR Pro Driver Program, nova porta de entrada para os pilotos brasileiros que visam profissionalizar-se no automobilismo internacional. Inspirado em iniciativas de sucesso como o Road to Indy, programa que apoia jovens talentos rumo à principal categoria do tipo Fórmula dos Estados Unidos, o programa terá como plataforma a categoria de base brasileira Turismo Nacional (TN) e direcionará o competidor para torneios internacionais promovidos pela TCR em diversos países de todos os continentes.
“Nós já havíamos construído uma “escada”, partindo da Turismo Nacional e Stock Series, rumo à Stock Car Pro Series, principal categoria do Brasil. E decidimos que chegou o momento de oferecer aos jovens talentos a oportunidade de direcionar suas carreiras para competições internacionais, via TCR”, disse Lincoln Oliveira, controlador da Vicar, promotora das quatro categorias citadas acima.
“Escolhemos como ponto de partida dessa escala a Turismo Nacional, que reúne os carros líderes de vendas no Brasil e que anualmente revela novos talentos para o automobilismo. Nossa previsão é que, com esse projeto, teremos mais pilotos ingressando tanto na TN quanto na TCR, que agora terão a chance de profissionalizar-se internacionalmente”, completou Oliveira.
Base desta escala evolutiva, a Turismo Nacional dará ao campeão 2025 de seu torneio principal, o Overall “A”, a opção de seguir para a Stock Series, optando por buscar uma vaga na Stock Car. Ou ir diretamente para o TCR South America Banco BRB, e assim partir para competições fora do continente no futuro.
Presidente do TCR South America, o argentino Federico Punteri exaltou o novo passo da parceria com a Vicar. “Para nós, esta entrevista coletiva é importante porque reforça a importância do que é o TCR dentro do mundo Vicar”, salientou.
“Somos sua categoria internacional e agora também participamos da escala evolutiva para pilotos de carreira no Brasil, que já havia sido construída pela Vicar, mas com foco somente na Stock Car. A novidade que apresentamos hoje dará ao campeão da Turismo Nacional uma nova possibilidade, a de escolher competir no TCR South America. Tudo isso faz parte do crescimento: vamos para nosso quinto ano e o terceiro junto à Vicar. A categoria está cada vez mais sólida, caminhando a passos firmes e, com certeza, diante de um 2025 ainda mais forte e promissor”, acrescentou.
A forma de incentivo será anunciada em conjunto pela Vicar e o TCR ao longo da próxima semana. “Queríamos aproveitar que a Turismo Nacional está competindo aqui em Interlagos neste final de semana para dar essa boa notícia aos pilotos. E ela foi muito bem recebida”, destacou Lincoln Oliveira.
Grande chance — A iniciativa foi bastante elogiada pelos pilotos da Turismo Nacional. Presentes à coletiva desta sexta-feira, Ernani Kuhn e João Cardoso, líderes do campeonato Overall das classes A e B, respectivamente, destacaram o horizonte além das fronteiras que se abrirá a partir de 2025.
“Dou os parabéns à Vicar pela iniciativa porque abre um leque de opções muito importante e interessante para nós da Turismo Nacional. A maioria dos pilotos tem o sonho de correr fora, eu também tenho, e ter a opção de fazer o TCR South America vindo da TN é algo muito bom”, disse Ernani, piloto de 28 anos.
Aos 18 e com uma carreira toda pela frente, João Cardoso já vislumbra novos horizontes partindo da Turismo Nacional. “Considero o TCR uma categoria muito interessante. O incentivo da Vicar ao abrir chances para que o piloto suba da TN para o TCR abre as portas do mundo para nós. É algo muito legal e espero ter essa oportunidade no ano que vem. Parabéns à Vicar por nos permitir ter a possibilidade de vivenciar novos horizontes”, declarou o jovem.
Rodolpho Siqueira
Foto - Magnus Torquato