Sebastien Ogier amplia ainda mais seu recorde em Monte Carlo, ao vencer a prova de abertura da temporada 2025 do WRC
O octacampeão do WRC (World Rally Championship - Campeonato Mundial de Rallys) venceu neste domingo a prova de abertura da temporada 2025, com seu Toyota GR Yaris Rally1, navegado por Vincent Landais. Foi a décima conquista do francês, e a nona na classe principal do WRC no principado.
Para Toyota, que ano passado foi campeã de equipes, mas perdeu o título de pilotos, foi um início de temporada mais do que promissor, já que em segundo lugar terminou o galês Elfyn Evans, garantindo a dobradinha para equipe nipônica. O pódio foi completado pelo francês Adrien Fourmaux, na sua estreia com o Hyundai i20 N Rally1..
No primeiro de ações na quinta-feira à noite, as coisas não começaram bem para Ogier, que rodou, saiu da estrada, e parou em um poste; Felizmente para o nativo de GAP, onde acabaram ocorrendo algumas especiais, ele conseguiu retornar a prova, e terminou a etapa na terceira colocação. No dia seguinte veio a recuperação, após um erro do atual campeão da modalidade, o belga Thierry Neuville (Hyundai i20 N Rally1). No final do dia Ogier e Landais, já ocupavam a liderança, depois de superar o companheiro de equipe, Elfyn Evans, e abrir mais de vinte segundo para Evans.
As condições climáticas e de piso em Monte Carlo já fazem parte da tradição das dificuldades da prova, e este ano não foi diferente. Neste domingo o gelo se fez presente na primeira especial do dia, e a escolha de pneus prometia ser determinante. Ogier optou por não correr riscos, e calçou seu Toyota com quatro pneus para neve (pneus com cravos).
Esta escolha deu a vitória na especial de Avançon-Notre Dame du Laus2., porém na especial seguinte (Digne les Bains-Chaudon Norante 2) o asfalto secou, e Ogier terminou somente em quinto, com Evans reduzindo a diferênça para o líder.
A decisão ficaria para o Power Stage, nas icônicas ruas de Turini. Ogier com uma pilotagem magistral mostrou o motivo de ter oito títulos no currívulo, e venceu o Power Stage. A batalha passou a ser pela segunda colocação, com Evans e Fourmaux travando um empolgante duelo.
O galês acabou levando a melhor, como foi o mais rápido no Super Domingo, conquistando assim os pontos extras no domingo. Fourmaus no entanto mostrou que a Hyundai acertou em cheio, ao tirá-lo da M-Sport, já que na sua estreia foi o melhor dentre os pilotos da montadora coreana, batendo ninguém menos que seus companheiros de equipe, Ott Tänak e Thierry Neuville, quinto e sexto respectivamente e ambos campeões.
O finlandês Kalle Rovanperä (Toyota GR Yaris Rally1), no seu retorno em tempo integral ao WRC, terminou em quatro lugar, mas esteve abaixo do esperado para o finlandês que foi bicampeão consecutivo (2022/ 2023), além de se queixar muito dos pneus Hankook.
Sétima colocação para o novato Josh McErlean (Ford Puma Rally1), que fez sua estreia na Rally1, e na equipe M-Sport. Na WRC2 vitória do francês Yohan Rossel (Citroën C3 Rally2), com o russo Nikolay Gryazin (Skoda Fabia RS Rally2) em segundo. Fechando os dez primeiros, o francês Eric Camilli (Hyundai i20 N Rally2) garantiu três marcas diferentes no pódio da classe.
O japonês Takamoto Katsuta (Toyota GR Yaris Rally1) acabou traído pelo asfalto escorregadio, e abandonou a luta por ponto já na primeia especial (Avançon-Notre Dame du Laus). Assim como Ogier o japonês saiu da pista, mas acabou caindo em uma vala, e nem com a ajuda dos torcedorres conseguiu retornar a prova. Outro piloto da Toyota que foi pego pela armadilha do gelo, foi o finlandês Sami Pajari, que bateu e capotou, ficando fora da prova.
Resultado do Rally de Monte Carlo
1 Sebastien Ogier/ Vincent Landais (Toyota GR Yaris Rally1)
2 Elfyn Evans/ Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1) +18s5
3 Adrien Fourmaux/ Alexander Coria (Hyundai i20N Rally1) + 26s0
4 Kalle Rovanpera/ Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1) + 54s3
5 Ott Tänak/ Martjin Jarveoja (Hyundai i20N Rally1) + 59s0
6 Thierry Neuville/ Martin Wydaeghe (Hyundai i20N Rally1) + 5m44s2
7 Josh McErlean/ Eoin Treacy (Ford Puma Rally1) + 10m15s1
8 Yohan Rossel/ Arnaud Dunand (Citröen C3 WRC2) + 10m26s8
9 Nikolay Gryazin/ Konstantin Aleksandrov (Skoda Fabia WRC2) + 11m40s7
10 Eric Camilli/ Thibault Dela Haye (Hyundai i20N WRC2) + 13m14s6