Muito raramente os pilotos escandinavos são derrotados na prova que é considerada seu feudo
No final do mês de janeiro se deu a abertura da temporada 2025 do WRC (World Rally Championship) com o Rally de Monte Carlo, e apesar de gelo e neve em alguns trechos, a primeira etapa da temporada, no badalado principado de Mônaco, é considerado um rally disputado predominantemente em pistas de asfalto. Agora, três semanas depois, é a vez de máquinas e pilotos enfrentarem as paisagens feladas do Rally da Suécia.
72ª edição do Rally Sweden promete ser um verdadeiro teste à habilidade dos pilotos, com a inclusão de três especiais inéditas: Andersvattnet (SS3/6, 20,51 km), Bäck (SS4/7, 10,80 km) e Kolksele (SS11/14, 16,06 km). Com essas novidades, o reconhecimento das especiais torna-se ainda mais crucial, pois qualquer erro na interpretação do traçado pode ter consequências sérias.
Ao longo de quatro dias intensos, os concorrentes enfrentarão mais de 300 quilômetros de trechos desafiadores, onde a neve e o gelo exigem precisão e destreza. As tradicionais barreiras de neve podem atuar como aliadas ou representar armadilhas perigosas para os pilotos, tornando a exatidão nas notas de andamento e a escolha das trajetórias fundamentais para um bom desempenho.
Com condições climáticas rigorosas e especiais inéditas, o Rally da Suécia promete ser um desafio emocionante. A prova é um feudo de pilotos nórdicos, com três deles vencendo nos últimos anos: Kalle Rovanperä em 2022, Ott Tänak em 2023 e Esapekka Lappi em 2024. Entre 1950 até 2003 nunca ninguém havia suplantado finlandês ou suecos nesta prova.
Em 2004, a primazia coube ao francês Sebastien Loeb, que triunfou naquele ano, e somente dez anos depois outro francês Sébastien Ogier veio a vencer, repetindo a conquista em 2015 e 2016.
O atual campeão do WRC, o belga Thierry Neuville conquistou a vitória em 2018, e o britânico Elfyn Evans venceu em 2020, encerrando a lista dos "estrangeiros" que venceram no país nórdico. Após o Rally de Monte Carlo, o campeonato é liderado pelo octacampeão Sebastien Ogier, que tem 28 pontos, seis a mais que Elfyn Evans, ambos pilotos da Toyota Gazoo Racing.
Em terceiro na classificação aparece o francês Adrien Formaux da Hyundai, com 17 pontos.
Programação do Rally da Suécia
1ª etapa Quinta-feira 13 fevereiro
Shakedown (Umeå City) - 3.44 km
SS1 Umeå Sprint 1 - 5.16 km
Sexta-feira 14 de fevereiro
SS2 Bygdsiljum 1 - 28.27 km
SS3 Andersvattnet 1 - 20.51 km
SS4 Bäck 1 - 10.80 km
SS5 Bygdsiljum 2 - 28.27 km
SS6 Andersvattnet 2 - 20.51 km
SS7 Bäck 2 - 10.80 km
SS8 Umeå Sprint 2 - 5.16 km
2ª etapa, Sábado 15 de fevereiro
SS9 Vännäs 1 - 15.65 km
SS10 Sarjöliden 1 - 14.23 km
SS11 Kolksele 1 - 16.06 km
SS12 Vännäs 2 - 15.65 km
SS13 Sarjöliden 2 - 14.23 km
SS14 Kolksele 2 - 16.06 km
SS15 Umeå 1 - 10.08 km
3ª etapa, Domingo 16 de fevereiro
SS16 Västervik 1 - 29.35 km
SS17 Västervik 2 - 29.35 km
SS18 Umeå 2[Power Stage] 10.08 km
Foto - Honza Fronek