Ford M-Sport apresenta suas novas cores
Na próxima quinta-feira terá início a temporada 2025 do WRC (World Rally Championship - Campeonato Mundial de Rally), que terá diversas mudanças técnicas. A maior novidade será o fim das unidades híbridas nos Rally1; e estes carros terão agora no mínimo 1180 kg, ao invés dos 1260 kg do regulamento anterior.
Claro que isso faria todos pensar que com o menor peso, veríamos um aumento significativo do rendimento, porém a FIA estipulo que o restritor de ar passe a ter 35 mm, em vez dos 35 mm anteriores, para manter uma relação peso-potência equivalente à dos modelos anteriores (380 cv). No campo desportivo o regulamento muda novamente no quesito pontuação, que foi muito criticado no último ano.
Os pontos de classificação passaram a ser de: 25-17-15-12-10-8-6-4-2-1, recompensando os 10 primeiros classificado; e se mantem a pontução do super domingo e a Power Stage. Desta maneira quem tiver problemas nas fases iniciais, agora voltam a ter a chance de pontuar no no super domingo.
Os carros inscritos nas provas agora são obrigado a trafegar nas vias públicas e no início de uma especial com quatro rodas e pneus em plenas condições de uso, caso contrário deve parar imediatamente, para reparar os danos se possível, ou terá de abandonar a etpa, podendo voltar a prova de acordo com o o Art. 54 do WRC.
O WRC passa a adotar os pneus Hankook como fornecedor oficial da modalidade.
Equipes.
Hyundai Shell Mobis World Rally Team (Hyundai i20 N Rally1)
Entra para 2025 com a dupla Thierry Neuville e Martijn Wydaeghe a defender o título conquistado no ano passado, e terá também Ott Tänak e Martin Järveoja como titulares.
A eles se juntam Adrien Fourmaux e Alexandre Coria, oriundos da escuderia M-Sport (Ford). vindo da Ford. Com o novo regulamento e carros mais leves, porém menos potentes, a montadora coreana espera que sua agilidade e estratégia de pneus já faça a diferença na abertura da temporada em Monte-Carlo.
Toyota Gazoo Racing World Rally Team (Toyota GR Yaris Rally1)
Os japoneses perderam o título de piloto, no entanto conqusitarom o título de equipes em 2024. Para este ano a Toyota terá o retorno do bicampeão Kalle Rovanperä em tempo integral.
Rovanperä e Jonne Halttunen terão ao seu lado a dupla Elfyn Evans e Scott Martin, que foram vice-campeões ano passado. Em Monte Carlo a equipe capitaneada por Jari-Matti Latvala, terá ainda o octacampeão Sébastien Ogier competindo em busca da sua décima conquista no principado.
Outra aposta da Toyota é no jovem e veloz finlandês Sami Pajari, que foi campeão do WRC2 com um Toyota GR Yaris Rally2. Pajari irá competir na classe principal sob a bandeira da TGR-WRT2.
M-Sport Ford World Rally Team (Ford Puma Rally1)
A estrutura capitaneada por Malcolm Wilson, perdeu Adrien Fourmaux, mas contará com Grégoire Munster e Josh McErlean. A M-Sport foi a única a mudar radicalmente seu decoração, agora muito similar a adotada pela Ford no seus Ford Raptor no Rally Dakar, encerrado neste fim de semana.
O luxemburguês Gregoire Munster no último ano teve grandes apresentações, e terminou o ano com um oitavo lugar na classificação geral. Já o novato Josh McErlean, fará a sua grande estreia na classe principal, depois de boas performances no WRC2.
O irlandês, terá como seu navegador este ano Eoin Treacy.
Veja abaixo o programa para o Rally de Monte Carlo