O piloto galês superou o companheiro de Toyota Gazoo Racing por somente 3s8
Elfyn Evans (Toyota GR Yaris Rally1) resistiu à pressão de seu companheiro de equipe, o japonês Takamoto Katsuta, para conquistar o Rally Sweden 2005 com uma vantagem apertada de apenas 3s8, depois de um empolgante duelo, onde tirou a liderança de Katsuta na penúltima especial. No início do último dia, Evans estava 3s0 à frente de Katsuta, mas perdeu a liderança na primeira etapa do domingo, onde Katsuta registrou os melhores tempos, passando à frente por 4s5 segundos.
Contudo, Evans respondeu rapidamente na segunda passagem do desafio de 29.3 km em Västervik, superando Katsuta em 8s2 e reassumindo a liderança. O powerstage foi uma versão mais longa do teste de Umeå, que ocorreu como um superespecial nas três noites anteriores. Em uma superfície notoriamente desafiadora, onde um erro no ano passado custou-lhe a vitória no powerstage, Evans se destacou, liderando os tempos por apenas 0s1 segundo, garantindo a vitória e os máximos pontos no Super Sunday em um fim de semana repleto de público.
Com a vitória, Evans agora possui uma vantagem de 28 pontos sobre Sébastien Ogier na classificação de pilotos, com Kalle Rovanperä a dois pontos atrás.
“Eu realmente complicquei as coisas na primeira etapa desta manhã”, sorriu Evans. “Mas pelo menos consegui focar e tive um bom desempenho nas etapas finais, e estou muito feliz com o resultado final.”
Katsuta, que também terminou em segundo no powerstage e no Super Sunday, lamentou não ter conseguido manter a liderança conquistada na primeira etapa da manhã. No entanto, ele pôde se orgulhar de sua performance consistente ao longo do fim de semana.
“Muitas pessoas me mandaram mensagens ontem à noite, me dando energia extra para manter a concentração!” brincou Katsuta. “Fizemos um bom rali, na verdade. Infelizmente, não estava preparado para lutar pela vitória. Elfyn fez uma etapa incrível na penúltima, e eu tiro o chapéu para ele. Na próxima oportunidade, tentarei forçar mais, mas desta vez eu queria apenas garantir um bom resultado.”
Thierry Neuville, da Hyundai, completou o pódio, 8s1 atrás, apesar de ter lutado com o equilíbrio do carro durante grande parte do evento. Ele conseguiu manter a dianteira sobre o companheiro de equipe Ott Tänak no último dia, cujo carro estava totalmente recuperado, por 4,9 segundos, além de ter terminado em terceiro no powerstage.
“Fizemos um bom rally”, resumiu Neuville. “Houve altos e baixos, mas, no geral, podemos nos sentir satisfeitos com nosso desempenho. As posições na estrada mudaram muito durante o fim de semana, e é difícil saber qual seria a melhor posição de largada. De qualquer forma, parabéns ao Elfyn e ao Taka, que fizeram um evento incrível. Continuamos lutando e acho que podemos nos orgulhar do resultado.”
Tänak, por outro lado, estava desanimado após a powerstage. “Esta etapa foi como o resto do rali – um desastre completo”, desabafou. “Na primeira curva, já estava fora do ritmo. É superfrustrante ter perdido tudo ontem. É uma pena. Quando você chega com grandes expectativas e tem um rali assim, é muito difícil de engolir.”
O top 5 foi completado por Kalle Rovanperä, que ficou a pouco mais de 30 segundos do líder após um evento incrivelmente competitivo, marcado por seis mudanças de liderança em 18 etapas.
“É uma grande decepção”, admitiu Rovanperä, que tem enfrentado dificuldades para extrair o melhor dos novos pneus Hankook nos dois primeiros eventos do ano. “Mas precisamos olhar para frente e esperar que no cascalho tenhamos um desempenho melhor.”
Uma performance sólida nas etapas de domingo garantiu que Mārtiņš Sesks mantivesse seu antigo rival do Junior WRC, Sami Pajari, à distância, terminando em sexto lugar geral, 17s6 à frente. Ambos estavam satisfeitos com suas atuações, embora Pajari ainda lamentasse o tempo perdido devido a um pneu que saiu do aro na sexta-feira.
O segundo M-Sport Ford Puma, pilotado por Grégoire Munster, terminou em oitavo, mais de um minuto atrás, após uma corrida constante, mas prejudicada pela sua posição na estrada. Seu companheiro de equipe, Josh McErlean, havia perdido mais de 45 minutos em um banco de neve na primeira etapa do dia, mas conseguiu completar todas as etapas.
“Hoje foi um pouco frustrante, mas no geral devemos nos sentir felizes com o fim de semana”, disse McErlean. “Foi um grande progresso desde Monte Carlo.” A classificação do Super Domingo refletiu o top 5 geral, com exceção das posições de Neuville e Tänak, que trocaram de lugar.
O vencedor do WRC2 e nono na classificação geral do rally foi Oliver Solberg. Garantindo a vitória na classe pelo terceiro ano consecutivo, Solberg mostrou um desempenho dominante, levando seu Toyota GR Yaris Rally2 à vitória com uma vantagem de 42s5 segundos. O carro semelhante de Roope Korhonen terminou em segundo, 25s8 à frente do Škoda de Mikko Heikkilä.
Resultado do Rally da Suécia
1 Elfyn Evans/ Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1)
3 Takamoto Katsuta/ Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1) + 3s8
3 Thierry Neuville/ Martin Wydaeghe (Hyundai i20N Rally1) + 11s9
4 Ott Tänak/ Martjin Jarveoja (Hyundai i20N Rally1) + 16s8
5 Kalle Rovanpera/ Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1) + 32s8
6 Martins Seks/ Renars Francis (Ford Puma Rally1) +2m09s4
7 Sami Pajari/ Marko Salminen (Toyota GR Yaris Rally1) + 2m27s0
8 Gregoire Munster/ Louis Louka (Ford Puma Rally1) + 4m08s6
9 Oliver Solberg/ Elliot Edmondson (Toyota GR Yaris Rally2) + 8m23s1
10 Roope Korhoven/ Anssi Viinikka (Toyota GR Yaris Rally2) + 9m05s6
Classificação do Mundial de pilotos/navegadores
1 Evans/ Martin, 61 pontos
2 Ogier/ Landais, 33
3 Rovanperä/ Halttunen, 31
4 Neuville/ Wydaeghe, 29
5 Tänak/ Jarveoja, 26
6 Katsuta/ Johnston, 25
7 Fourmaux/ Coria, 21
8 Seks/ Francis, 8
9 McErlan/ Treacy, 6
10 Pajari/ Salminen, 6
Classificação do Mundial de equipes
1 Toyota Gazoo Racing WRT, 120 pontos
2 Hyundai Shell Mobis WRET, 72
3 M-Sport Ford WRT, 25
4 Toyota Gazoo Racing WRT2, 11
Foto - Honza Fronek