Evans vence no Kenya e amplia liderança no Campeonato

Elfyn Evans e Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1) conquistaram a vitória no 73º Rally do Kenya.

A dupla composta pelo galês Elfyn Evans e seu navegador Scott Martin, venceram a o segunda corrida consecutiva da temporada 2025 do WRC (World Rally Championship - Campeonato Mundial de Pilotos), e colocou 36 pontos de vantagem sobre o belga Thierry Neuville (Hyundai i20 N Rally1), que terminou a prova em terceiro lugar, atrás do companheiro de equipe, o estoniano Ott Tänak.

O Rally do Kenya começou de forma conturbada, após os pilotos se revoltarem com a decisão da FIA, quanto a palavras utilizadas pelos pilotos locais, que foram qualificadas como inadequadas. Imediatamente os demais pilotos simplesmente passaram a dar entrevista em seus idiomas nativos, ao invés do inglês, para desespero da FIA, que aceitou abrir um canal de comunicação, para estudar o caso.

Nas desafiadoras e cruéis estradas africanas, Evans teve dificuldades por ter de abrir as primeiras especiais, e com isso o estoniano Ott Tänak assumiu a liderança. Após dominar a manhã da sexta-feira, Tänak teve um problema de vazamento de óleo na transmissão, e acabou perdendo a liderança. Isso fez o caminho de Evans para a vitória relativamente tranquilo, mesmo tendo dadou uma roda de 360º na pista, e tendo problemas com o intercomunidador, que o obrigaram a trocar o capacete.

A segunda colocação de Tänak ao final do rally se deu muito em razão dos diversos problemas sofridos pelos outros competidores, como foi o caso do finlandês Kalle Rovanperä, que teve uma quebra da suspensão traseira esquerda na sexta-feira, um furo de pneu no sábado, seguido de uma quebra na correia do alternador, que o tirou da prova, e devolveu o segundo posto para Tänak.

Neuville era o terceiro, mas devido a troca da transmissão e perda de mais de sis minutos na sexta-feira; via um avanço avassalador do japonês Takamoto Katsuta (Toyota GR Yaris Rally1), até o nipônico cometeu um erro na última especial (Power Stage). Vendo a chance de vencer Power Stage, Katsuta,que vinha se recuperando de múltiplos furos de pneus que não lhe permitiram estar à frente dos carros da Hyundai na sexta-feira,  perdeu o controle do carro em uma curva rápida para a direita, capotou  e só voltou a pista com o auxílio do público, mas desistiu em seguida.

O erro acabou favorecendo o finlandês Sami Pajari (Toyota GR Yaris Rally1), que terminou em quarto lugar, Grégoire Munster (Ford Puma Rally1), da M-Sport, terminou em quinto, mas passou por um susto quando seu Puma Rally1 desacelerou dramaticamente na etapa final da manhã de domingo, exigindo a troca de câmbio.

Gus Greensmith (Skoda Fabia RS Rally2) foi sexto no geral, e o vencedor da WRC2 no Safari pela segunda vez consecutiva. O espanhol Jan Solans (Toyota GR Yaris Rally2) foi o sétimo, e segundo na WRC2, à frente de Jourdan Serderidis com outro Ford Puma da equipe M-Sport.

O paraguaio Fabrizio Zaldivar (Skoda Fabia RS Rally2) foi o nono, completando o pódio da WRC2, e Josh McErlean, com o terceiro Ford Puma da escudeira de Malcolm Wilson, que havia perdido meia hora quando um braço de direção quebrou e ele parou para trocá-lo durante a etapa, terminou em décimo lugar.

Quem lamentou esta etapa do Mundial, foi o francês Adrien Fourmaux (Hyundai i20 N Raly),que precisou abandonar ainda na quinta feira com uma falha de relê, no dia seguinte um furo de pneu acabou gerando a quebra da suspensão, e ele acabou deixando para voltar somente no domingo no Power Stage, onde acabou vencendo para minimizar os danos, e somando dez pontos.

A próxima etapa do Mundial será o Rally das Ilhas Canárias, que acontecerá entre os dias 24 a 27 de abril.

Resulado do Rally do Kenia
1 Elfyn Evans/ Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1)
2 Ott Tänak/ Martjin Jarveoja (Hyundai i20N Rally1) + 1m09s9
3 Thierry Neuville/ Martin Wydaeghe (Hyundai i20N Rally1) +  3m32s0
4 Sami Pajari/ Marko Salminen (Toyota GR Yaris Rally1) + 7m18s7
5 Gregoire Munster/ Louis Louka (Ford Puma Rally1) + 11m35s3
6 Gus Greensmith/ Jonas Andersson (Skoda Fabia RS Rally2)+ 14m11s6 (WRC2)
7Jan Solans/ Rodrigo Sanjuan (Toyota GR Yaris Rally2 + 17m26s6 (WRC2) 
8 Jourdain Serderidis/ Frederic Miclotte (Ford Puma Rally1) + 28m45s5
9 Fabrizio Zaldivar/ Marcelo Der Ohannesian (Skoda Fabia RS Rally2) + 35m38s8 (WRC2)
10 Josh McErlan/ Eoin Traeacy (Ford Puma Rally1) + 37m15s8

Classificação do Mundial de Pilotos
1 Evans, 77 pontos
2 Neuville, 52
3 Tänak, 49
4 Ogier, 33
5 Fourmaux, 31
6 Rovanperä, 31
7 Katsuta, 25
8 Pajari, 19
9 Munster, 16
10 McErlan, 8

Classificação Campeonato de Equipes
1 Toyota Gazoo Racing WRT, 148 pontos
2 Hyundai Shell Mobis WRT, 122
3 M-Sport Ford WRT, 47
4 Toyota Gazoo Racing WRT2, 25

Foto - Honza Fronek

Related Articles

Puntataco Motorsport

Bem vindos ao site Puntataco, seu canal de informações com tudo o que acontece no mundo motorsport.

O site é a continuação do trabalho iniciado a quase três décadas do extinto site Pitstop. Estamos completando 15 anos com nossa nova formação e nomenclatura trazendo para você o melhor do automobilismo.