A temporada 2025 do WRC (World Rally Championship - Campeonato Mundial de Rally) tem sua 1ª etapa entre os dias 23 a 26 de janeiro, com a 93º edição do Rally de Monte Carlo
Como já é tradição a abertura da temporada do Mundial de Rally ocorre no Principado de Mônaco, e para primeira etapa do ano estão listadas 70 equipes, muito embora os organizadores tivessem recebido 92 fichas de inscrição. A principal categoria a Rally1, não terá mais o sistema híbrido em seus carros, e dez carros estão inscritos entre Toyota, Hyundai e Ford. O belga Thierry Neuville e seu navegador, o também belga Martijn Wydaeghe, finalmente envergaram o nº1 nas laterais do seu Hyundai i20N Rally1, agora na busca de um bicampeonato.
A Hyundai terá ainda na sua formação o estoniano Ott Tänak, que ficou com o terceiro lugar em 2024; e o francês Adrien Formaux que deixou a equipe Ford (M-Sport) em favor do construtor coreano. A Toyota, que acabou conquistando o título de Equipes, terá cinco carros na sua formação.
O construtor nipônico terá nas suas "trincheiras" a bordo dos Toyota GR Yaris Rally1: o galês Elfyn Evans, vice-campeão do último ano. O finlandês Kalle Rovanperä, que fez uma temporada parcial em 2024 volta em tempo integral, e o japonês Takamoto Katsuta conduzirá o terceiro carro. O octacampeão Sebastien Ogier, que até sonhou com o nono título, volta em temporada parcial ao lado de Vincent Landais.
O outro Toyota Yaris ficará com o finland}es Sami Pajari, que fez algumas provas brilhantes no último ano na Rally1, e se consagrou campeão na WRC2.
A equipe de Malcolm Wilson (M-Sport) terá nos comandos dos seus Ford Puma Rally1, o luxemburguês Grégoire Munster, e o estreante Josh Mcerlean.
Na WRC2, nada menos que 24 duplas estão inscritas para a primeira batalha do ano. O francês Yohan Rossel (Citroën C3 Rally2) e o russo Nikolay Gryazin (Skoda Fabia RS Rally2) são os dois grandes favoritos. Gryazin trocou os carros franceses da Citroën, retornando para os Skoda. Já o sueco Oliver Solberg deixou a Skoda, e migrou para os Toyota GR Yaris Rally2, que levaram Pajari ao título; no entanto Solberg não elegeu Monte Carlo como prova pontuável.
Gus Greensmith, que já competiu em tempo integral na categoria principal, vai para o terceiro ano na WRC2, mais uma vez ao volante do Skoda Fabia RS Rally2, e assim como Solberg escolheu a abertura da temporada como prova não pontuável. A destacar ainda os pilotos Eric Camilli (Hyundai), Charles Munster (Hyundai), Léo Rossel (Citroën), Pablo Sarrazin (Citroën) e Elliott Delecour, filho do tricampeão do WRC François, que fará sua estreia no WRC em um Škoda Fabia Rally2 evo.
O Rally de Monte começa com três etapas na noite de quinta-feira, antes de seis etapas na sexta e no sábado cada, pontuadas por uma parada de serviço em Gap. A etapa final de domingo compreende três etapas e o vencedor será coroado na Praça do Cassino de Mônaco à tarde.