Estre/ Vanthoor/ Lotterer campeões de Pilotos, Toyota campeã nos Construtores

WEC definiu seus campeões na Bapco Enegies 8 hours of Bahrain

O Toyota GR010 Hybrid nº 8, tripulado por Sebastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa, fez uma prova de recuperação incrível, conquistando a vitória no Bahrain, e de quebra arrebatando o título de Construtores, por dois pontos de vantagem sobre a Porsche.  Se a montadora japonesa ficou com o título de Construtores, a Porsche se vingou levantando o Campeonato de Pilotos com o trio André Lotterer, Kevin Estre e Laurens Vanthoor.

Para o encerramento da temporada Buemi, Hartley e Hirakawa largaram da pole position, mas na metade da prova problemas praticamente o colocavam fora a disputa, até que duas intervenções com o Safety Car lhes recolocaram na prova. A primeira intervenção com safety car aconteceu quando o Ford da Proton Competition, parou na pista, e fez com que o pelotão se reagrupasse, e com isso o Toyota nº 8 descontou 30 segundos, que tinha de atraso em relação a Ferrari  de  Fuoco/ Molina/ Nilsene que liderava.

Na penúltima hora,  Hirakawa passou o carro para Buemi, e neste momento o Peugeot 9X8 nº 94  parou na pista, causando novo Safety Car. A Ferrari que liderava e o Porsche de Campbell, mudaram as estratégias e não foram para os boxes. 

Essa situação dava a Porsche a vitória tanto no Mundial de Pilotos, quando de Construtores. Porém logo que ocorreu a relargada, Buemi já marcou a melhor volta da prova. O suíço voava na pista, e ia descontando a desvantagem para Campbell.

Buemi superou o piloto da Porsche quando faltavam pouco mais de meia hora para o final, e abriu uma confortável vantagem de 27 segundos, dando a Toyota o seu sexto título consecutivo.  Com os pneus excessivamente desgastados, Campbell acaou sendo superado pela Ferrari de Antonio Giovinazzi, caindo para o terceiro lugar.

Em quarto lugar terminaria o Peugeot de Mikkel Jensen, sob fortes investidas do Alpine A424 de Paul-Loup Chatin. O outro Toyota, de Mike Conway, Kamui Kobayashi e Nick De Vries, abandonava a prova devido a problemas na bomba de combustível.

Para Ferrari no entanto a alegria do pódio logo se desfez. Horas depois os comissários puniram a equipe por ter utilizado dosi pneus extras durante a qualificação. Na inspeção técnica pós-corrida, os comissários verificaram que a Ferrari nº 51 havia utilizado 28 pneus durante a qualificação e a corrida, dois a mais do que os 26 permitidos pelos regulamentos. A penalização aplicada foi de quatro minutos e 55 segundos, convertida na perda de duas voltas mais um adicional de 1m10s890, o que lhes relegou a um distante 14º lugar.

Na LMGT3 a vitória ficou com o Ferrari 296 GT3, da AF Corse, pilotado por Alessio Rovera, Simon Mann e François Heriau. Foi a segunda vitória consecutiva da Ferrari na categoria.

A gestão dos pneus foi determinante para vitória da Ferrari, que pode resistir ao avanço dos dos Corvettes da TF Sport na última hora. Charlie Eastwood,/Rui Andrade e Tom van Rompuy terminaram em segundo, com o outro Corvette ( Koizumi-Baud-Juncadella), completando o pódio. O brasileiro Nicolas Costa (McLaren) terminou na sexta posição.

Resultado da  Bapco Enegies 8 hours of Bahrain
1 Buemi-Hartley-Hirakawa (Toyota GR010) 235 voltas
2 Campbell-Christensen-Makowiecki (Porsche 963)  29s177
3 Jensen-Müller-Vergne (Peugeot 9X8)  36s799
4 Gounon-Habsburg-Chatin (Alpine A424) 37s404
5 Marciello-Wittmann-D.Vanthoor (BMW M Hybrid V8) 47s916
6 Bamber-Lynn- Bourdais (Cadillac V-LMDh)  55s841
7 Button-Hanson-Rasmussen (Porsche 963) 1m00s834
8 Kubica-Shwartzman-Ye (Ferrari 499P) 1m03s539
9 Milesi-Schumacher-Vaxiviere (Alpine A424) 1m12s064
10 Estre-Lotterer-L. Vanthoor (Porsche 963) 1m19s711
11 Fuoco-Molina-Nielsen (Ferrari 499P) 1m30s651
12 Jani-Andlauer-Tincknell (Porsche 963) a 1 volta
13 Stevens-Ilott-Nato (Porsche 963) a 1 volta
14 Pier Guidi-Calado-Giovinazzi (Ferrari 499P) a 2 voltas
15 Heriau-Mann-Rovera (Ferrari 296) a 21 voltas
16 Van Rompuy-Andrade-Eastwood (Corvette Z06) a 21 voltas
17 Koizumi-Baud-Juncadella (Corvette Z06) a 21 voltas

18 Schiavoni-Cressoni-Cairoli (Lamborghini Huracan) a 21 voltas
19 Shahin-Schuring-Lietz (Porsche 911 GT3 R) a 21 voltas
20 Cottingham-Costa-Saucy (McLaren 720S) a 21 voltas
21 Flohr-Castellacci-Rigon (Ferrari 296) a 21 voltas
22 Caygill-Pino-Sato (McLaren 720S) a 21 voltas
23 Malykhin-Sturm-Bachler (Porsche 911 GT3 R) a 21 voltas
24 Bovy-Frey-Gatting (Lamborghini Huracan) a 21 voltas
25 James-Mancinelli-Riberas (Aston Martin Vantage) a 21 voltas
26 Mateu-Bastard-Sorensen (Aston Martin Vantage) a 21 voltas
27 Leung-Gelael-Farfus ( BMW M4) a 21 voltas
28 Al Harthy-Rossi-Martin (BMW M4) a 22 voltas

Related Articles

Puntataco Motorsport

Bem vindos ao site Puntataco, seu canal de informações com tudo o que acontece no mundo motorsport.

O site é a continuação do trabalho iniciado a quase três décadas do extinto site Pitstop. Estamos completando 15 anos com nossa nova formação e nomenclatura trazendo para você o melhor do automobilismo.