Ferrari desclassificada nas 24 Horas de Le Mans

A Ferrari nº 50 de Fuoco/ Molina e Nielsen foi desclassificada

Após o encerramento da 93ª edição das 24 Horas de Le Mans, nas verificações técnicas pós corrida, os comissários encontraram irregularidades na Ferrari 499P do trio formado por Antonio Fuoco, Miguel Molina, Nicklas Nielsen.

 A decisão dos comissários, anunciada no final da noite de segunda-feira, ocorreu após uma verificação aprofundada que encrontrou uma irregularidade no suporte da asa traseira do carro. No teste de flexão realizado após a corrida, a asa da Ferrari mostrou uma deformação de 52 milímetros, muito mais que o 15 mm permitidos pelos regulamentos técnicos da categoria Hypercar.

Os comissários ainda identificaram a falta de quatro parafusosno suporte da asa, elemento que deveria estar presente de acordo com a documentação de homologação da 499P. Um dos mecânicos da equipe teria notado a falta dos parafusos durante o pit stop final do carro, mas o carro prosseguiu ate´o fim da prova, inclusive tendo registrado a maior velocidade máxima registrada na corrida.

Esse fato fundamentou ainda mais a desclassificação, já que a irregularidade pode ter dado uma vantagem adicional no desempenho. Esse fato atrapalha sensivelmente as ambições de Fuoco, Molina e Nielsen no campeonato, uma vez que ficaram 48 pontos atrás dos  companheiros de equipe e líderes do campeonato, Alessandro Pier Guidi, Antonio Giovinazzi e James Calado, que terminaram em terceiro.

Os outros carros do grupo da frente passaram pelas verificações técnicas sem incidentes. A Ferrari AF Corse pode recorrer, mas a decisão parece ser aceita pelo clã italiano. Quem se beneficiou.

Resultado após a exclusão da Ferrari nº 50
1 Kubica-Ye-Hanson (Ferrari 499P) – AF Corse – 387 voltas
2 Estre-L.Vanthoor-Campbell (Porsche 963) – Penske – 14s084
3 Pier Guidi-Calado-Giovinazzi (Ferrari 499P) – Ferrari – 28s487
4 Stevens-Nato-Lynn (Cadillac V-Series.R) – Jota – 2m18s634
5 Conway-Kobayashi-De Vries (Toyota GR010 Hybrid) – Toyota – 1 volta
6 Andlauer-Christensen-Jaminet (Porsche 963) – Penske – 1 volta
7 Bamber-Bourdais-Button (Cadillac V-Series.R) – Jota – 1 volta
8 Nasr-Tandy-Wehrlein (Porsche 963) – Penske – 1 volta
9 Chatin-Habsburg-Milesi (Alpine A424) – Alpine – 2 voltas
10 Schumacher-Makowiecki-Gounon (Alpine A424) – Alpine – 3 voltas
11 Duval-Jakobsen-Vandoorne (Peugeot 9X8) – Peugeot – 3 voltas
12 Riberas-Sorensen-De Angelis (Aston Martin Valkyrie) – Aston Martin – 4 voltas
13 Jani-Pino-Varrone (Porsche 963) – Proton – 4 voltas
14 Tincknell-Gamble-Gunn (Aston Martin Valkyrie) – Aston Martin – 6 voltas
15 Buemi-Hartley-Hirakawa (Toyota GR010 Hybrid) – Toyota – 7 voltas
16 Di Resta-Jensen-Vergne (Peugeot 9X8) – Peugeot – 8 voltas
17 Rast-Frijns-S.van der Linde (BMW M Hybrid V8) – WRT – 12 voltas
18 Smiechowski-Dillmann-Yelloly (Oreca 07 P2) – Inter Europol – 20 voltas
19 Gray-Masson-Perera (Oreca 07 P2) – VDS Panis – 20 voltas
20 Hyett-Cameron-Deletraz (Oreca 07 P2) – AO by TF – 21 voltas
21 Ried-Capietto-De Gerus (Oreca 07 P2) – Iron Lynx-Proton – 22 voltas
22 Sales-Beche-Novalak (Oreca 07 P2) – TDS – 22 voltas
23 Roda-Binder-Viscaal (Oreca 07 P2) – Proton – 22 voltas
24 Van Der Zande-Fittipaldi-Heinemeier Hansson (Oreca 07 P2) – United AS – 23 voltas
25 Kaiser-Fluxa-Pourchaire (Oreca 07 P2) – Algarve Pro – 23 voltas
26 Perrodo-Vaxiviere-Da Costa (Oreca 07 P2) – AF Corse – 23 voltas
27 Boulle-Simmenauer-Ghiotto (Oreca 07 P2) – Inter Europol – 24 voltas
28 Schneider-Jarvis-Hanley (Oreca 07 P2) – United AS – 24 voltas
29 M.Jensen-Cullen-Pilet (Oreca 07 P2) – RLR M – 25 voltas
30 Kurtz-Catsburg-Quinn (Oreca 07 P2) – Algarve Pro – 25 voltas
31 D.Vanthoor-Marciello-Magnussen-Eng (BMW M Hybrid V8) – WRT – 26 voltas
32 Malykhin-Blomqvist-Vautier (Oreca 07 P2) – CLX Pure – 29 voltas
33 Hardwick-Pera-Lietz (Porsche 911) – Manthey – 46 voltas
34 Heriau-Mann-Rovera (Ferrari 296) – AF Corse – 46 voltas
35 Van Rompuy-Andrade-Eastwood (Corvette Z06) – TF Sport – 46 voltas
36 James-Drudi-Robichon (Aston Martin Vantage) – HoR – 46 voltas
37 Umbrarescu-Lopez-Schmid (Lexus RC F) – Akkodis ASP – 47 voltas
38 Au-Hartog-Bachler (Porsche 911) – Manthey – 47 voltas
39 Keating-Edgar-Juncadella (Corvette Z06) – TF Sport – 48 voltas
40 Kimura-Serra-Stevenson (Ferrari 296) – Kessel – 48 voltas
41 Sousa-Tuck-Barker (Ford Mustang) – Proton – 49 voltas
42 Fidani-Kern-Bell (Corvette Z06) – AWA – 49 voltas
43 Toledo-Wadoux-Agostini (Ferrari 296) – AF Corse – 49 voltas
44 Berry-Hodenius-M.Martin (Mercedes AMG) – Iron Lynx – 50 voltas
45 DeBoer-Hasse Clot-Barrichello (Aston Martin Vantage) – R.S.Leman – 51 voltas
46 Hui-Froggatt-Cheever (Ferrari 296) – Tempesta – 52 voltas
47 S.Grove-B.Grove-Stolz (Mercedes AMG) – Iron Lynx – 53 voltas
48 C.Martin-Frey-Bovy (Porsche 911) – Iron Dames – 53 voltas

Related Articles

Puntataco Motorsport

Bem vindos ao site Puntataco, seu canal de informações com tudo o que acontece no mundo motorsport.

O site é a continuação do trabalho iniciado a quase três décadas do extinto site Pitstop. Estamos completando 15 anos com nossa nova formação e nomenclatura trazendo para você o melhor do automobilismo.