Porsche venceu também na LMGT3
O #6 Porsche Penske Motorsport 963 conquistou uma vitória histórica para a equipe na classe LMDh na abertura do FIA WEC, no Qatar 1812KM, após o drama no final para a tripulação do Peugeot 9X8 #93, que ficou sem combustível no finalzinho, e deu de bandeja o 1-2-3 para a marca alemã. Laurens Vanthoor, Andre Lotterer e Kevin Estre tiveram um desempenho de comando, sobrevivendo a um susto tardio nos momentos finais, quando o contato com um dos LMGT3 Lexus RC F GT3 derrubou o painel numérico do lado esquerdo do carro, para levar para casa o carro totalmente Porsche. pódio.
O resultado marca a primeira vitória da Penske como equipe no WEC, a primeira vitória do 963 no campeonato e a primeira vitória de um carro com especificação LMDh na competição Hypercar. A vitória também contribui para o início perfeito do 963 em 2024, que começou com uma vitória nas 24 Horas Rolex de abertura da IMSA, em janeiro. A operação da Porsche Penske parece verdadeiramente transformada após as férias de inverno e irá para Imola cheia de confiança.
Embora não seja um clássico de todos os tempos, a abertura da temporada de 2024 no Circuito Internacional de Lusail proporcionou um resultado marcante para a fórmula do Hypercar, que viu o livro de formulários virar de cabeça para baixo. Depois que a temporada de 2023 viu a Toyota e a Ferrari definirem quase exclusivamente o ritmo em cada rodada, a corrida de hoje se tornou uma batalha entre o Porsche Penske 963 e o #93 9X8 da Peugeot na despedida final para a primeira iteração do desafiante sem asas do fabricante francês.
Depois que a Ferrari #50 liderou as primeiras voltas após uma largada de foguete para Miguel Molina, Nico Müller levou o #93 à liderança no final da primeira hora. O #6 assumiu então o controle da corrida na segunda hora, quando Müller largou na Curva 1, deixando Laurens Vanthoor passar.
A partir daí, quando a corrida se acalmou, tornou-se essencialmente uma perseguição entre o #6 e o #93, com a diferença a aumentar e a diminuir à medida que as condições mudavam e as estratégias de pneus se desenrolavam. A certa altura, no início da segunda metade da corrida, a margem diminuiu para menos de 10 segundos, mas o Porsche foi capaz de manter o 9X8 à distância e arrancar quando o sol se pôs.
No final, o #6 cruzou a linha de chegada com 34 segundos de vantagem sobre a concorrência, após uma parada tardia para colocar um novo adesivo com o número no carro.
“Foi um pouco louco, para ser honesto. Tive um grande impacto com o Lexus, tivemos muita vibração depois disso e nenhuma aderência. Tornou-o picante até o fim. Mas toda a equipe fez um trabalho incrível, sem problemas. Estou muito feliz com onde estamos hoje em comparação com onde começamos no ano passado”, disse o vencedor da corrida, Kevin Estre.
O contato com o Lexus e os subsequentes danos ao Porsche tornaram a condução difícil e uma vigilância tensa para todos na garagem.
“O contato foi lado a lado em uma curva de alta velocidade e o controle da corrida julgou que era culpa do carro GT. Tivemos que reagir e decidir o que queríamos fazer. Todos estiveram à altura da ocasião”, comentou Jonathan Diuguid, diretor administrativo da Team Penske.
Não foi o Peugeot que ficou em segundo depois de uma perda de potência nos últimos segundos da corrida para Jean-Eric Vergne que o tornou um pódio totalmente Porsche. Foi um golpe esmagador que arruinou o que parecia ser o desempenho mais convincente do 9X8 e do Peugeot TotalEnergies. Foi revelado após a corrida que o Peugeot foi vítima de um “problema de abastecimento”, embora ainda não se saiba se isso foi um erro humano – ou uma falha técnica mais provável.
“Sinto muita pena deles”, comentou Andre Lotterer, que finalmente conseguiu uma vitória como piloto de fábrica da Porsche, após a corrida. “Eles mostraram um ritmo real hoje.”
Terminando em segundo após 335 voltas no circuito de 5,4 km foi o #12 HERTZ Team JOTA Porsche de Norman Nato, Will Stevens e Callum Illot, após o que foi facilmente o desempenho mais forte da equipe britânica desde que se formou na classe superior.
Após o final dramático, Ilott terminou apenas um segundo à frente de Matt Campbell no penske Porsche nº 5, que lutou com problemas de vibração no início, mas conquistou o terceiro lugar para garantir um pódio duplo para a Penske. Também resultou no primeiro pódio geral do WEC para um único fabricante desde que a Audi alcançou o mesmo feito em Spa em 2013.
O desgosto tardio para o Peugeot #93, que mancou para sétimo, promoveu o V-Series.R da Cadillac Racing para o quarto lugar.
A Cadillac acreditava que teria uma chance antes da corrida, confiante de que o ritmo de longo prazo do V-Series.R o manteria na luta. Mas seus planos foram por água abaixo na curva 1 da primeira volta, quando Alex Lynn atingiu o Peugeot #94, danificando seu canto dianteiro esquerdo. Embora não tenha ficado totalmente claro nas imagens de TV, o companheiro de equipe de Lynn, Sebastien Bourdais, disse que o carro atingiu Lynn porque ele foi atingido na traseira pelo #38 HERTZ Team JOTA Porsche.
O contato obrigou a equipe a trocar a frente e a traseira do carro na primeira parada, diminuindo a ordem. Mas uma forte corrida de Lynn, Bourdais e Earl Bamber fez com que o carro terminasse em quinto.
No ritmo, a Ferrari poderia ter sido uma candidata à vitória se a corrida fosse disputada novamente. No entanto, todos os três 499Ps foram atrasados e forçados a usar unidades de recuperação para salvar o máximo de pontos possível.
O #50 liderou a corrida na primeira hora, mas recebeu um drive-through por cruzar a linha branca no pit-in logo no início, não conseguiu encontrar ritmo para subir de volta na ordem e cruzou a linha em oitavo. Do outro lado da garagem, o #51 precisou então de uma troca de clipe traseiro depois que James Calado acertou um carro LMGT3, o que fez a carroceria traseira voar para o alto após ser desalojada. Terminou em 14º.
O #83 499P da AF Corse, com financiamento privado, teve o desempenho mais impressionante dos três, mas depois de ameaçar permanecer na corrida pelo pódio nas primeiras horas, o contato de Robert Shwartzman significou que ele também precisava de uma nova traseira em um pit stop. Isso custou um tempo valioso, embora tenha cruzado a linha como o protótipo italiano mais bem colocado, em quinto lugar.
Talvez a maior surpresa tenha sido o quão anônimos eram os GR010 HYBRIDs da Toyota quando a corrida começou. Depois de anos de domínio da marca japonesa, foi estranho ver ambos os carros lutando para permanecer na primeira volta nas primeiras horas da corrida.
O #7 começou na primeira linha, mas foi engolido pelo pelotão na sequência de abertura e terminou uma volta antes da metade. A segunda metade da corrida viu o carro se misturar às vezes, mas ninguém na Toyota Gazoo Racing ficará satisfeito com o sexto lugar.
O carro irmão nº 8, vencedor do título de 2023, também teve dificuldades, ainda mais do que o nº 7. Terminou em 10º lugar, apesar de não ter sofrido nenhum problema notável.
Durante toda a semana, a Toyota minimizou suas chances. A equipe acreditava que o aumento de peso e a diminuição de potência proporcionados durante a corrida – além das melhorias gerais na forma e na execução da competição – tornariam a pontuação de pontos um desafio.
“É a pista mais sensível ao peso da temporada, por isso, embora a Toyota tenha tido um desempenho tão bom na qualificação, eles tiveram dificuldades aqui”, disse Lotterer à DSC quando questionado se estava surpreso com a falta de forma da equipe japonesa.
Após uma corrida tranquila nos testes e treinos, o heroísmo de Nyck de Vries na qualificação proporcionou um breve lampejo de esperança. Mas no final, assim que a corrida começou, ficou claro que este não seria um fim de semana memorável. Em vez disso, este circuito, que é novo no campeonato, e o equilíbrio ajustado dos valores de desempenho para a corrida, pareceu favorecer as características do 963, V-Series.R e 9X8.
No entanto, terminou à frente do BMW nº 15 que teve problemas no final, do Peugeot nº 94 que passou 30 minutos na garagem com problemas de bateria e do Porsche JOTA nº 38 que desistiu em seu pit box depois que Oliver Rasmussen não conseguiu o carro disparou na última hora.
A corrida LMGT3 no Qatar não foi exatamente o thriller que muitas equipes esperavam antes de as luzes se apagarem. Mas gerou muitos pontos de discussão.
A vitória foi do # 92 Manthey Pure Rxcing Porsche 911 LMGT3 R 992 após uma batalha emocionante com o Heart of Racing Aston Martin. Alex Malykhin, Joel Sturm e Klaus Bachler tiveram um desempenho magistral e sem falhas na estreia da equipe lituana no FIA WEC.
O desempenho deu continuidade à forma de conquista do título da equipe na Asian Le Mans Series durante o inverno e deu-lhe a liderança do campeonato.
Atrás dele houve um memorável 1-2 para o novo Vantage LMGT3 da Aston Martin para 2024, com o exemplo de D'Station ficando em terceiro, atrás do Heart of Racing.