BMW e Alpine vão ao pódio no Japão
A 6 Horas de Fuji, sétima e penúltima etapa da temporada 2024 do WEC (World Endurance Championship - Campeonato Mundial de Endurance) foi vencida pela Porsche, na "casa" da Toyota. Faltando agora somente as 8 Horas do Bahrein, dentro de 45 dias, a montadora alemão tem grandes chances de conquistar os títulos de Pilotos e Construtores.
Com a vitória o trio da Porsche Penske nº 6 (Kevin Estre, André Lotterer/ Laurens Vanthoor) soma 150 pontos, 35 a mais que o trio da Ferrari nº 50 (Antonio Fuoco/ Miguel Molina/ Nicklas Nielssen) e 37 a mais que os pilotos da Toyota nº7 (Kamui Kobayashi/ Nyck de Vries/ Mike Conway). No Campeonato de Construtores a vantagem da Porsche é mais apertada, já que soma 161 pontos, contra 151 da Toyota e 134 da Ferrari.
Assim que a corrida começou Earl Bamber que largou da pole com o Cadillac se manteve a frente, e Marco Wittmann com o BMW M Hybrid V8, superava o Toyota GR010 de Sebastien Buemi. Se a primeira volta todos passaram ilesos, na segunda passagem o polaco Rober Kubica errou o ponto de frenagem, e acertou em cheio o Porsche 963 de Frederic Makowiecki, que por sua vez bateu no Ferrari 499P de Antonio Giovinazzi,
O Alpine A 424 de Ferdinand Habsburg também acabou envolvido na batida em cadeia, que forçou a entrada do safety car. O Porsche teve que voltar aos boxes para trocar a asa traseira que havia sido arrancada, e Kubica punido em trinta segundos por ter sido considerado o culpado.
Após a primeira rodada de reabastecimentos, a Cadillac segui firme na liderança; e com uma hora e meia de disputas a direção de prova optou por colocar a corrida em regime de safety-car virtual para remoção de detritos. Neste momento diversas equipes optaram por realizarem suas segundas paradas.
Até este momento a Cadillac seguia liderando, mas com sua parada Laurens Vanthoor passou para ponta, com Alex Lynn assumindo os comandos do Cadilac V.Sereis R em segundo. Rafaelle Marciello com o BMW era o terceiro e perseguia de perto o Cadillac.
Na relargada Nicklas Niessen partiu furiosamente com a Ferrari buscando recuperar terreno, e logo já estava na caixa de câmbio da BMW de Marciello, Acossado pela Ferrari Marciello também atacava Lynn, mas na freada no final da reta dos boxes, o BMW do italiano tocou de leve no pneu traseiro direito do Cadillac.
Lynn com o pneu furado se arrastou uma volta inteira até poder entrar para troca. Com isso Nielsen assumia a liderança, mas agora sob o ataque de do Porsche de André Lotterer, que tinha pneus em melhores condições. Logo Lotterer assumiria a ponta.
A Toyota passou a atacar depois da metade da prova, mostrando que seu carro consegue economizar mais pneus que os demais, e com um duplo stint De Vries tomou a liderança de Lotterer após 4 horas de corrida. O Lamborghini de Daniil Kyvat com uma falha de transmissão parou no traçado, e forçou a entrada do safety car, anulando a vantagem do piloto holandês da Toyota.
Na relargada Kobayahi assumiu os comandos do Toyota nº7, mas o japonês acabou batendo com o Porsche de Matt Campbelll e ambos acabaram tendo de abandonar com as suspensões traseiras arrebentadas. Earl Bamber então conseguiu voltar a colocar o Cadillac na zona de pontos, mas faltando 30 minutos acabou exagerando, e pedeu o controle e bateu no muro.
O neozelandês and leva o carro de forma perigosa aos boxes, com o capô obstruindo completamente sua visão. No final vitória para o Porsche Penske nº 6, devido em sua grande parte a sua consistência, com uma vantagem de mais de 16 segundos para o BMW da equipe WRT, que conquistou o primeiro pódio na Hypercar.
Primeiro pódio também para equipe Alpine, que nos instantes finais viu Norman Nato superar o Porsche do Team Jota, que tinha problemas de desgaste com os pneus. Em quarto outro carro francês, o Peugeot de Mikkel Jensen/ Nico Müller/ Jean-Eric Vergne, seguido pelo Porsche do Team Jota.
No LMGT3, Davide Rigon exatamente como há um ano, volta a dar a vitória para Ferrari na LMGT3. O trio Rigon, Francesco Castellacci e Thomas Flohr levaram o Ferrari 296 GTE à vitória.
A outra Ferrari da Vista AF Corse Ferrari, que havia partido da pole position, teve uma dura corrida, e termino em sexto, depois que os pilotos tiveram de disputar toda a prova desde a largada sem o ABS do sistema de freios.
O freio do Ferrari 496 de Simon Mann, Francois Heriau e Alessio Rovera apresentou o problema no sensor já na largada. A McLaren da United Autosports chegou muito perto de conquistar a primeira vitória no WEC, mas carro do brasileiro Nicolas Costa perdeu rendimento na última hora, quando era pilotado por Gregoire Saucy, terminando somente em oitavo lugar.
A Porsche no entanto era quem mais tinha motivos para comemorar, já que Alex Malykhin, Joel Sturm e Klaus Bachler com o segundo lugar, conquistou por antecipação o título de pilotos com o Porsche 911 GT3 R da Manthey PureRxcing.
O resultado é ainda mais impactante, já que eles partiram da 32ª colocação no grid de largada. O BMW M4 do astro das motocicletas, Valentino Rossi, e os companheiros Maxime Martin e Ahmad Al Harthy completaram o pódio da LMGT3.
Resultado da 6 Horas de Fuji
1 Estre/ Lotterer/ L. Vanthoor (Porsche 963) 213 voltas em 6h00m32s196
2 Marciello/ Wittmann/ D.Vanthoor (BMW M Hybrid V8) a 16s601
3 Lapierre/ Schumacher/ Vaxiviere (Alpine A424) a 42s321
4 Jensen/ Müller/ Vergne (Peugeot 9X8) a 45s846
5 Stevens/ Ilott/ Nato (Porsche 963) a 49s689
6 Button/ Hanson/ Rasmussen (Porsche 963) a 51s916
7 Gounon/ Habsburg/ Milesi (Alpine A424) a 54s316
8 Di Resta/ Duval/ Vandoorne (Peugeot 9X8) a 54s324
9 Fuoco/ Molina/ Nielsen (Ferrari 499P) a 57s874
10 Buemi/ Hartley/ Hirakawa (Toyota GR010) a58s879
11 Jani/ Andlauer/ Tincknell (Porsche 963) a 1 volta
12 Kubica/ Shwartzman/ Ye (Ferrari 499P) a 1 volta
13 Flohr/ Castellacci/ Rigon (Ferrari 296) a 17 voltas
14 Malykhin/ Sturm/ Bachler (Porsche 911 GT3 R) a 17 voltas
15 Al Harthy/ Rossi/ Martin (BMW M4) a 17 voltas
16 Van Rompuy/ Andrade/ Eastwood (Corvette Z06) a 17 voltas
17 Bovy/ Frey/ Gatting (Lamborghini Huracan) a 17 voltas
18 Heriau/ Mann/ Rovera (Ferrari 296) a 17 voltas
19 Mateu/ Bastard / Sorensen (Aston Martin Vantage) a 17 voltas
20 Cottingham/ Costa/ Saucy (McLaren 720S) a 17 voltas
21 James/ Mancinelli/ Riberas (Aston Martin Vantage) a 17 voltas
22 Leung/ Gelael/ Farfus (BMW M4) a 17 voltas
23 Robin/ Schmid/ K.van der Linde (Lexus RC F) a 17 voltas
24 Kimura/ Masson/ Lopez (Lexus RC F) a 17 voltas
25 Schiavoni/ Cresssoni/ Perera (Lamborghini Huracan) a 20 voltas
26 Shahin/ Schuring/ Lietz (Porsche 911 GT3 R) a 20 voltas
27 Hardwick/ Robichon/ Barker (Ford Mustang) a 20 voltas
28 Ried/ Pedersen/ Olsen (Ford Mustang) a 21 voltas
29 Caygill/ Pino/ Sato (McLaren 720S) a 22 voltas