Na LMGT3 dobradinha dos Porsche 911 R LMGT3
A TotalEnergies 6 Hours of Spa Francorchamps, terceira etapa de 2024 do WEC (World Endurance Championship - Campeonato Mundial de Endurance), mais uma vez trouxe muitas emoções e disputas no circuito belga localizado nas Ardenas. A corrida não vivenciou a tradicional chuva que costuma despencar na região, mas foi marcada por bandeira amarelas, intervenções com safey-car, muita disputa e até uma bandeira vermelha.
No final histórica vitória para o HERTZ Team JOTA com seu Porsche 936, tripulado pelos pilotos Callum IIlott e Will Stevens, com o Porsche do Team Penske (Kevin Estre, Andre Lotterer e Laurens Vanthoor), ocupando o segundo degrau do pódio.
A corrida foi marcada ainda pelo violento acidente ocorrido na reta Kemmel, entre o Cadillac Racing V -Série.R, e a BMW M4 LMGT3. Earl Bamber vinha acelerando forte seu Cadillac, e lutando para superar o Proton Porsche de Neel Jani na briga pela terceira colocação. Bamber ao sair do vácuo tocou no BMW de Sean Gelael, e depois se estatelou contra o muro, quase capotando.
“É ótimo que a Caddy tenha construído um chassi forte. É uma pena o resultado porque penso que hoje chegámos a algo muito bom. Penso que tivemos uma boa estratégia, boa velocidade, por isso, mais uma vez, mostrámos, tal como no Qatar, que se as coisas correrem bem podemos definitivamente lutar pelo pódio neste campeonato", disse Bamber após o acidente.
Quando o acidente ocorreu já haviam sido disputadas quatro horas e quinze minutos de corrida. Felizmente os pilotos do Cadillac e da BMW saíram completamente ilesos do acidente, mas os danos às barreiras de proteção foram extensos, necessitando reparos. O cronometro não parou e mesmo com o árduo trabalho para recuperação, a corrida se aproximava do fim.
A direção de prova no entanto decidiu, prolongar a corrida por mais uma hora e quarenta. Depois de quase duas horas de trabalhos de limpeza e reparos nas barreiras, a multidão recorde de mais de 88 mil fãs na pista viu o complemento da corrida,
Todos imaginaram que o final viraria uma verdadeira prova Sprint, com o safety car inicialmente à frente do pelotão. Quando a bandeira vermelha foi acionada a Ferrari nº 51 (Guidi/ Calado/ Giovinazzi) estava na liderança, e o nº 50 (Fuoco/ Molina/ Nielsen) em segundo.
Porém assim como grande parte do grid, ainda precisariam parar para mais um reabastecimento, e com isso as chances de uma dobradinha desapareceram assim que a corrida recomeçou. Logo depois do reinício várias equipe foram obrigadas a irem aos boxes, com exceção dos Porsches da Jota e da Penske. Callum Illot havia feito o reabastecimento do seu carro pouco antes da bandeira vermelha.
Illott e Estre não foram mais alcançados, e mesmo Estre com o Porsche oficial de fábrica impondo forte ritmo, e com um set completamente novo de pneus, não conseuiu ultrapassar Illot, que na parada havai optado por colocar pneus novos somente no lado esquerdo para ganhar tempo na parada e seguir na liderança.
No campeonato, mesmo tendo terminado em segundo lugar. Kevin Estre, Andre Lotterer e Laurens Vanthoorn seguem liderando a tabela. O Ferrari 499P de Antonio Fuoco, que havia obtido a pole e posteriormente perdido pelo seu carro estar abaixo do peso mínimo, fez uma corrida de recuperação excepcional e terminou em terceiro lugar.
Esta foi a primeira vitória de uma equipe privada no Hypercar, e acontece exatamente uma ano após a estreia da Jota no WEC. A última vez que uma equipe privada havia vencido no WEC, foi em 2020 com o triunfo da Rebelion no LMP1 no circuito de Austin (COTA).
Na classe LMGT3, outra dobradinha da Porsche. Desta feita com os dois Porsche 911 R LMGT3. A definição acabou vindo na última volta, quando Richard Lietz na curva Les Combes mergulhou por dentro de Klaus Bachler. e assim de terceiro na prova, garantiu a primeira vitória da temporada no Manthey EMA Porsche 911 R LMGT3.
Em segundo terminou o líder do campeonato (Alaiksandr Malykhin, Klaus Bachler e Joel Sturm), mas destaque para o excelente desempenho do trio após ter partido da 10º posição devido a terem sido obrigados a reconstruir o chassis à noite após o incidente no qualify. O Lamborghini da Iron Lynx vinha na liderança, mas com pouco combustível, e no início da última volta precisou fazer um splash and go, caindo para o terceiro lugar.
O Lamborghini da Iron Dames, que havia largado da pole, e tinha construído uma grande vantagem no início da corrida terminou em quarto, depois que perdeu um precioso tempo na sua última parada, e depois sofre um contrato com o Toyota de Mike Conway no finalzinho. O McLaren GT3 EVO do brasileiro Nicolas Costa, chegou a sonhar com a primeira vitória, e estiveram em uma dura batalha com o Huracan da IronDames, mas a por causa da bandeira vermelha, precisaram ir aos boxes, quando faltavam 10 minutos para o final, e terminaram a prova na quinta posição.
O brasileiro Augusto Farfus não teve chances de completar a prova, já que seu carro foi atingido pelo Cadillac de Bamber, quando Sean Gelael estava no seu stint. Os danos no BMW foi muito grandes, impedindo qualquer chance de voltar à prova.
Resultado da TotalEnergies 6 Hours of Spa Francorchamps
1 Stevens-Ilott (Porsche 963) Team Jota - 141 voltas
2 Estre-Lotterer-L. Vanthoor (Porsche 963) Taem Penske - 12s363
3 Fuoco-Molina-Nielsen (Ferrari 499P) - Ferrari - 1m14s020
4 Pier Guidi-Calado-Giovinazzi (Ferrari 499P) - Ferrari - 1m17s710
5 Jani-Andlauer (Porsche 963) - Proton - 1m26s326
6 Buemi-Hartley-Hirakawa (Toyota GR010) - Toyota - 1m34s955
7 Conway-Kobayashi-de Vries (Toyota GR010) - Toyota - 1m38s331
8 Kubica-Shwartzman-Ye (Ferrari 499P) - AF Corse - 1m49s162
9 Chatin-Gounon-Milesi (Alpine A424) - Alpine - 2m07s089
10 Jensen-Müller (Peugeot 9X8) - Peugeot - 1 volta
11 Marciello-Wittmann-D.Vanthoor (BMW M Hybrid V8) - WRT - 1 volta
12 Lapierre-Schumacher-Vaxiviere (Alpine A424) - Alpine - 1 volta
13 Frijns-Rast -S. Van Der Linde (BMW M Hybrid V8) - WRT - 1 volta
14 Di Resta-Duval (Peugeot 9X8) - Peugeot - 2 voltas
15 Serravalle-Bennett-Vernay (Isotta Fraschini Tipo6) - Isotta F. - 3 voltas
16 Shahin-Schuring-Lietz (Porsche 911 GT3 R) - Manthey - 11 voltas
17 Malykhin-Sturm-Bachler (Porsche 911 GT3 R) - Manthey - 11 voltas
18 Schiavoni-Cressoni-Perera (Lamborghini Huracan) - Iron Lynx - 11 voltas
19 Bovy-Frey-Gatting (Lamborghini Huracan) - Iron Dames - 11 voltas
20 Cottingham-Costa-Saucy (McLaren 720S) - United AS - 11 voltas
21 Flohr-Castellacci-Rigon (Ferrari 296 ) - AF Corse - 11 voltas
22 Mateu-Bastard-Sorensen (Aston Martin Vantage) - D'Station - 11 voltas
23 Roda-Pedersen-Olsen (Ford Mustang) - Proton - 11 voltas
24 Hardwick-Robichon-Barker (Ford Mustang) - Proton - 11 voltas
25 Robin-Schmid-Miyata (Lexus RC F) - Akkodis ASP - 12 voltas
26 James-Mancinelli-Riberas (Aston Martin Vantage) - Heart - 12 voltas
27 Koizumi-Baud-Juncadella (Corvette Z06) - TF Sport - 12 voltas
28 Heriau-Mann-Rovera (Ferrari 296) - AF Corse - 12 voltas
29 Kimura-Masson-Lopez (Lexus RC F) - Akkodis ASP - 13 voltas