A Fórmula 1 vai a Montreal com suas ultrapassagens e clima instável

O GP do Canadá é a décima etapa da temporada, a segunda na América do Norte, depois de Miami. Montreal é uma das principais atrações do calendário e, por muitos anos, a única etapa nessa parte do mundo. É popular entre os pilotos e equipes porque sempre há um verdadeiro burburinho em torno do evento, graças ao entusiasmo dos fãs locais. Durante a semana toda, a cidade na província de Quebec ganha vida com eventos ligados ao GP.

Mais uma vez, os três primeiros colocados vestirão uma edição especial do Boné de Pódio da Pirelli, desenhado por Denis Dekovic, quando receberem seus troféus. Na cor marrom, essa sétima versão do Boné de Pódio produzido pela Pirelli Design já está à venda na plataforma de comércio eletrônico dedicada (https://store.pirelli.com/).

Os compostos

Pela terceira vez nesta temporada, o trio de compostos mais macios estará na pista. Isso significa que, depois de aparecer pela primeira vez em Ímola e novamente em Mônaco, o C6 estará em uso, ao lado de seus parentes mais próximos, o C5 como Médio e o C4 como Duro. A seleção é, portanto, um pouco mais macia do que no ano passado, quando os compostos escolhidos foram C3, C4 e C5.

Neste fim de semana, ao utilizar o novo C6, equipes e pilotos poderão aproveitar ao máximo as informações e os dados coletados em suas duas participações anteriores. O Circuito Gilles Villeneuve é uma pista em que as forças laterais exercidas sobre os pneus são de médias a baixas, enquanto as longitudinais são um pouco mais severas, embora não particularmente altas, porque os carros são submetidos a uma forte desaceleração seguida de uma forte aceleração. A superfície da pista é muito lisa e não muito abrasiva e nunca é utilizada para corridas exceto no fim de semana do GP. A granulação, especialmente durante os treinos livres de sexta-feira, pode aparecer, mas como a pista é gradualmente emborrachada, isso não deve ser um fator. Os tempos de volta diminuem muito rapidamente, não apenas de um dia para o outro, mas também durante cada sessão.

Além disso, o clima imprevisível e variável é um fator a ser considerado, um curinga que é conhecido por perturbar a ação na pista aqui, enquanto as temperaturas flutuantes são uma característica do evento de Montreal.

Em 2024

A corrida começou com pista molhada. 18 pilotos optaram por largar com pneus Intermediários, enquanto a dupla da Haas optou por pneus para chuva extrema. Realmente, Magnussen e Hulkenberg deram um show nos primeiros estágios da corrida, já que o Pirelli Cinturato com faixa azul ofereceu excelente aderência nessas condições, de modo que os dois pilotos conseguiram subir na ordem, com o dinamarquês chegando a ocupar o quarto lugar na terceira volta, tendo largado em 14º.  No entanto, a pista estava secando rapidamente e, por isso, os dois pilotos da equipe americana tiveram de ser os primeiros a ir para os boxes para colocar pneus Intermediários, pois seus tempos de volta haviam diminuído consideravelmente.

Depois, na segunda parte da corrida, o Pirelli Cinturato com faixa verde foi o pneu ideal, já que as condições alternavam entre chuva e sol, com a pista secando, especialmente na linha de corrida, antes de ficar molhada novamente depois de mais chuva. A maioria dos pilotos aproveitou ao máximo o primeiro período de Safety Car, após quarenta minutos de corrida, para trocar para um segundo conjunto de intermediários, enquanto um trio formado por Ocon, Tsunoda e Bottas apostou que seus pneus durariam o suficiente para estender o stint até que a pista estivesse apta para os pneus de pista seca. O finlandês da Sauber foi até a volta 42, enquanto o francês da Alpine e o japonês da Racing Bulls esperaram mais duas voltas. Esses três pilotos foram os únicos a completar a corrida de setenta voltas com apenas um pit stop.

Quando os pneus de pista seca estavam viáveis, a maioria (14) dos pilotos escolheu o Médio, buscando assim uma melhor fase de aquecimento, enquanto cinco optaram pelo Duro, pensando mais no desgaste, sabendo que, nos treinos livres, o Médio havia sofrido com a granulação.

A pista

O Circuito Gilles Villeneuve é uma instalação semipermanente construída na ilha artificial de Notre Dame, no rio São Lourenço, que foi sede da Feira Mundial Expo '67 e de alguns eventos dos Jogos Olímpicos de 1976.

A pista foi totalmente recapeada no ano passado, mas manteve a baixa abrasividade e a aderência reduzida que sempre foi uma de suas características. Com 4,361 quilômetros de extensão, ela apresenta uma sequência de retas e chicanes apertadas, com 14 curvas (seis à esquerda e oito à direita). É uma verdadeira pista stop 'n go, onde a estabilidade na frenagem e a tração eficiente são vitais.

Ultrapassar é possível, em parte devido às três zonas de DRS. A melhor aposta sempre foi o ponto de frenagem no final da reta que leva os pilotos de volta ao início. A chicane seguinte, na qual os pilotos ainda podem utilizar o DRS da zona de ativação anterior, viu com frequência acidentes espetaculares, o que a levou a ser conhecida como o “muro dos campeões”, depois que nada menos que três campeões mundiais, Damon Hill, Michael Schumacher e Jacques Villeneuve, se chocaram contra ela durante a corrida de 1999.

Palavra-chave: Água

Além de ser cercado pelas águas do rio São Lourenço e correr ao lado de uma bacia de remo artificial utilizada nos Jogos Olímpicos de 1976, o GP do Canadá é uma das corridas mais frequentemente afetadas pela chuva. Como mencionado anteriormente, durante a corrida do ano passado, foram utilizados os dois tipos de pneus para clima úmido.

Em todo fim de semana de corrida, a Pirelli fornece a cada piloto cinco conjuntos do Cinturato Verde Intermediário e dois do Cinturato Azul Full Wet. Os primeiros podem dispersar até 35 litros de água por segundo a uma velocidade de cerca de 300 km/h, enquanto os Full Wets podem lidar com até 85 litros por segundo.

O Cinturato Full Wet foi atualizado este ano, com os blocos da banda de rodagem recebendo maior rigidez para gerar menos calor no padrão da banda de rodagem. A construção também foi revisada para lidar com as cargas aerodinâmicas mais altas geradas pelos carros atuais, tornando o pneu menos propenso a superaquecimento e degradação térmica. Os testes de desenvolvimento significam que o novo Full Wet oferece um aprimoramento no desempenho, aproximando-o um pouco mais do proporcionado pelo Intermediário, enquanto mantém os valores de dispersão de água para lidar com qualquer risco eventual de aquaplanagem.

Também vale observar que, desde 2023, os Full Wets não podem mais ser pré-aquecidos, enquanto a temperatura das mantas para os Intermediários está definida em 60 °C.

Área de Estatísticas

O evento deste ano será o 54º GP do Canadá, com o primeiro acontecendo em 1967. A corrida já foi realizada em três sedes: antes de Montreal, foi disputada em Mosport, a cerca de cem quilômetros de Toronto, e na estação de esqui de Mont Tremblant, a 145 quilômetros de Montreal.

Michael Schumacher e Lewis Hamilton estão no topo da tabela de vitórias, com sete cada um, e de mais pole positions, com seis. Com quatro, Schumacher e Kimi Raikkonen lideram o número de voltas mais rápidas em corridas, com o alemão isolado quando se trata de pódios, com 12. A equipe mais vitoriosa é a McLaren, com 13, seguida pela Ferrari (12) e pela Williams (7).

A corrida de 2011 entrou para o livro dos recordes como o GP mais longo de todos os tempos em termos de tempo, com duração de quatro horas, quatro minutos e 39,537 segundos. Ela teve seis aparições do Safety Car, mas o fator mais importante para esse recorde foi um período muito longo de bandeira vermelha devido à chuva torrencial, porque um regulamento que estava em vigor desde 2005 determinava que o relógio da corrida não era pausado durante as paradas. Por fim, Jenson Button, que estava em último na 37ª volta, venceu a corrida para a McLaren!

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