A FIA anuncia que o diretor da prova, Niels Wittich, deixa o cargo, e imprensa afirma que foi uma demissão
Restando ainda três Grandes Prêmios para o encerramento da temporada 2024, o alemão Niels Wittich foi afastado de suas funções, e para seu lugar a FIA divulgou que o posto será ocupado peloportuguês Rui Marques, que exercia esta mesma função nas corridas da F2 e F3, A FIA fez questão de enfatizar na última terça-feira, que Wittich, que substituiu Michael Masi em 2022, “deixou seu cargo para buscar novas oportunidades”.
A imprensa no entanto não perdoou, e afirma que foi uma demissão, tendo em vista que isso ocorreu devido ao desentendimento entre o dirigente e vários pilotos. Segundo uma publicação, Wittich não vinha lidando bem com as críticas e contradições nas decisões sobre penalidades, durante as reuniões de pilotos. O rigor excessivo em relação a questões como uso de linguagem ofensiva, roupas íntimas e joias, teria desagradado vários pilotos, que se sentiram tratados como crianças.
A especulação ganha ainda mais força, já que a própria GPDA (Associação dos Pilotos de Grande Prêmio) enviou uma carta aberta questionando o próprio presidente da FIA Mohammed Ben Sulayem. Sulayem então teria aproveitado para demitir Wittich, e tentar agradar aos pilotos.as decisões da FIA. Wittich confirmou a um jornalista, que não havia pedido demissão, e fora informado da sua saída, pouco antes do anúncio público em Genebra.
Rui Marques assume o cargo já no próximo Grande Prémio de Las Vegas.