Max Verstappen abandono depois de somente três voltas
A terceira etapa da temporada 2024 da Fórmula 1, GP da Austrália aconteceu na madrugada deste domingo no Brasil, e desta vez o holandês Max Verstappen não estava no topo do pódio, nem entre os três primeiro; e sequer completou a corrida, algo que não acontecia desde a prova da Austrália de 2022.
Na largada Verstappen que partia da pole com seu Red Bull, resistiu ao ataque de Carlos Sainz (Ferrari) que largava ao seu lado. Todos passaram ilesos pela primeira volta, com destaque para George Russell (Mercedes), que conseguiu em ótima largada de posicionar à frente de Sergio Pérez (Red Bull) que tinha largada mal. Charles Leclerc com a outra Ferrari era o terceiro, seguido por Lando Norris (McLaren), Oscar Piastri (McLaren) e Russell.
Quando todos imaginavam que Verstappen começaria a abrir vantagem na frente, viram na verdade Sainz grudado na asa traseira do carro da Red Bull em condições de usar o DRS para tentar ultrapassar. Nesta segunda volta o espanhol somente ameaçou para deixar o tricampeão preocupado.
Na metade do traçado ao chegarem na Curva 10, Sainz veio pelo lado de fora e não deu a mínima chance de defesa para Verstappen em belíssima ultrapassagem. Logo em seguida Verstappen reclama via rádio que estava com problema para recuperar velocidade.
Na terceira volta uma fumaça densa escapava pela roda traseira direta do RB20 do holandês, que em seguida perdeu velocidade e rumou aos boxes. Ao chegar na entrada dos boxes o pneu traseiro direto explodiu, e nos pits os mecânico debelaram o princípio de incêndio nos freios daquela roda.
Estava ali decretado o fim de corrida para Verstappen, impedindo o tricampeão de completar a décima vitória consecutiva. Na pista Ricciardo é chamado aos boxes da Racing Bulls para colocar pneus médios, demonstrando que a equipe errou feio em mandar o australiano para pista com pneus macios.
Sem o líder do campeonato na prova, Sainz ia ampliando volta a volta a sua vantagem, e na sétima passagem os dez primeiros eram: Sainz, Norris, Leclerc, Piastri, Russell, Pérez, Lance Stroll (Aston Martin), Yuki Tsunoda (Racing Bulls), Lewis Hamilton (Mercedes) e Fernando Alonso (Aston Martin).
Hamilton vai aos boxes e também muda os pneus de macios para duros ao final da volta sete. Leclerc não consegue se aproximar de Norris para brigar pela segunda posição, e ainda nota que Piastri se aproximava rapidamente. A Mercedes logo chama também Russell para troca de pneus, sendo logo acomplanhado por Stroll, e Valtteri Bottas (Stake-Sauber).
Definitivamente a equipe de Hinwill tem algum problema com as porcas de roda, já que na troca do finlandês novamente uma delas se perde. Felizmente o mecânico substituiu a peça rapidamente. Na volta 9 foi a vez de Leclerc, Piastri, Tsunoda e Esteban Ocon (Alpine) irem aos pits para troca de pneus.
Leclerc e Piastri continuavam o duelo particular, e ambos ficaram presos atrás do Haas de Kevin Magnussen por quase uma volta inteira. Seguiam na pista ainda sem trocarem pneus Sainz, Norris e Pérez. O mexicano da Red Bull, reclamava de falta de aderência, e ficava claro que não teria condições de lutar pela vitória em condições normais.
Na volta 14 foi a vez de Norris parar e colocar pneus duros, com Pérez o imitando. Sainz para na volta seguinte, e consegue voltar a pista ainda na liderança.
Charles Leclerc já era segundo, e Alonso o terceiro. Lewis Hamilton passa lentamente na pista, e com quebra de motor também abandona a corrida, obrigando a direção de prova adotar o virtual safety car.
Alonso se aproveita para trocar os pneus sem perder muito tempo, assim como também o alemão Nico Hülkenberg (Haas) e Pierre Gasly (Alpine). Esteban Ocon (Alpine) também usa a oportunidade para ir ao boxes, mas devido a uma sobre viseira que ficou presa no duto de refrigeração, prejudicando ainda mais o já fraco rendimento do carro do francês.
Depois da relargada Pérez supera Russell na Curva 10, e pula para sexto lugar. Hülkenberg trava uma dura batalha com Alex Albon (Williams) pela décima posição. Na volta 27, Pérez supera Alonso, pula para quinto e ainda sonha em um lugar no pódio, já que à sua frente agora tinha as McLaren de Piastri e Norris.
A formação capitaneada por Zak Brown percebe a ameaça da Red Bull e pede a mudança entre Piastri e Norris, já que o britânico tinha um ritmo melhor.
Alheio a isso Sainz ia empinhando voltas rápidas, e Leclerc vinha em segundo já oito segundos atrás. Na volta 34, o monegasco avisa que estava perdendo ritmo com os pneus já degradados, e a Ferrari o chama na volta seguinte. No retorno a pista Leclerc volta imediatamente à frente de Pérez, que trazia Alonso também grudado.
Na 40ª volta Norris faz sua parada, e Leclerc volta para o seggundo lugar. Na volta 41 é a vez de Sainz fazer sua segunda e última parada, em trabalho perfeito da montadora de Maranello. Pierre Gasly acaba recebendo uma punição de 5 segundos, por ter cruzado a linha branca na saída do pitlane.
Faltando 33 voltas para o final os dez primeiros eram: Sainz, Leclerc, Norris, Piastri, Pérez, Alonso, Russell, Stroll, Tsunoda e Hülkenberg. A dúvida era se a Ferrari iria ordenar a Sainz ceder a posição para Leclerc, o que daria ao monegasco a liderança do Mundial.
Faltando duas volta para o final Leclerc estabelece a melhor volta, com o tempo de 1m19s813, ficando a 3s3 do espanho. Repentinamente surgem bandeiras amarelas, e loo em seguida se nota que Russell bateu violentamente no muro, arrebentando sua Mercedes.
O britânico perseguia Alonso, mas errou e jogou a sexta posição fora. A direção de prova acionou novamente o safety car virtual, e não havia tempo para mais nada. Carlos Sainz conquistou a terceira vitória na carreira, Leclerc garantiu a dobradinha para Ferrari, e Lando Norris compeltou o pódio.
Oscar Piastri por muito pouco não vai ao pódio em casa diante da sua torcida. Pérez até tentou, mas o quinto lugar acabou sendo decepcionante para a formação de Silverstone.
Alonso terminou em sexto, com seu companheiro de equipe, Lance Stroll em sétimo. Sólida prova de Yuki Tsunoda garantindo a oitava colocação para Racing Bulls. A Haas completou os dez primeiros com Nico Hülkemberg em nono e Kevin Magnussem em décimo. Após o encerramente da prova os comissários analisaram o indidente de Russell e entenderam que a batida foi causada por Alonso que antecipou a freada em 100 metros, e isso surpreendeu ao britânico causando o perigoso acidente.
Assim Alonso foi punido com 20 segundos de acréscimo ao seu tempo total de prova, e caiu para oitava posição.
Com o resultado Verstappen mesmo sem pontuar lidera o campeonato com 51 pontos, quatro a mais que Leclerc. Sergio Pérez caiu para terceiro, um ponto atrás do monegasco, e Carlos Sainz mesmo com um corrida à menos que os demais é quarto no campeonato com 40 pontos. Nos Construtores, liderança da Red Bull com 97 pontos contra 93 da Ferrari; em terceiro aparece a McLaren com 55.
A próxima etapa da temporada será no Japão no próximo dia 07 de abril.
Resultado do GP da Austrália
1 Carlos Sainz (Ferrari) - 58 voltas em 1h20m26s843
2 Charles Leclerc (Ferrari) - 2s366
3 Lando Norris (McLaren-Mercedes) - 5s904
4 Oscar Piastri (McLaren-Mercedes) - 35s770
5 Sergio Perez (Red Bull-Honda) - 56s309
6 Lance Stroll (Aston Martin-Mercedes) - 1m33s222
7 Yuki Tsunoda (Racing Bulls-Honda) - 1m35s601
8 Fernando Alonso (Aston Martin-Mercedes) - 1m40s992 **
9 Nico Hulkenberg (Haas-Ferrari) - 1m44s553
10 Kevin Magnussen (Haas-Ferrari) - 1 volta
11 Alexander Albon (Williams-Mercedes) - 1 volta
12 Daniel Ricciardo (Racing Bulls-Honda) - 1 volta
13 Pierre Gasly (Alpine-Renault) - 1 volta *
14 Valtteri Bottas (Sauber-Ferrari) - 1 volta
15 Guan Yu Zhou (Sauber-Ferrari) - 1 volta
16 Esteban Ocon (Alpine-Renault) - 1 volta
** penalização de 20 segundos por manobra antidesportiva
** penalização de 5 segundos por cruzar a linha branca na saída do pitlane
1 Verstappen, 51 pontos
2 Leclerc, 47
3 Perez, 46
4 Sainz, 40
5 Piastri, 28
6 Norris. 27
7 Russell, 18
8 Alonso,16
9 Stroll, 9
10 Hamilton, 8
11 Tsunoda, 6
11 Bearman, 6
13 Hülkenberg, 3
14 Magnussen, 1
1 Red Bull-Honda,97 pontos
2 Ferrari. 93
3 McLaren - Mercedes, 55
4 Mercedes, 26
5 Aston Martin - Mercedes, 25
6 Racing Bulls - Honda, 6
7 Haas - Ferrari, 4
8 Williams - Merces, 0
9 Sauber - Ferrari, 0
10 Alpine - Renault, 0