Bandeira vermelha devido a batida de Colapinto, restam 36 voltas para o fim do GP

Na volta de apresentação o canadense Lance Stroll (Aston Martin) rodou por dua vezes, fazendo com que a largada fosse abortada. No grid Lando Norris (McLaren) saiu para uma nova volta de apresentação, e parou em seguida devida as luzes amarelas, e a ação ficou sob investigação.

Para nova volta de formação da corrida que será diminuida em duas voltas, a chuva voltou a cair em alguns pontos do circuito. George larou muito bem, e com a Mercedes assumiu a liderança, com Norris, vindo em seundo.

Yuki Tsunoda (Racing Bulls) vinha em terceiro, com Esteban Ocon (Alpine) em quarto, e Charles Leclerc (Ferrari) em quinto. Na curva do bico de pato, Sergio Pérez (Red Bull) rodou, mas voltou a prova. Max Verstappen (Red Bull) vinha escalando o pelotão, e ao fecar a primeira volta já era o décimo colocado, à frente de Lewis Hamilton (Mercedes).

A chuva aumentava de intensidade, e Norris se aproximava muito de Russel que liderava. Com cinco voltas disputadas os dez primeiros eram: Russell, Norris, Tsunoda, Ocon, Leclerc, Liam Lawson (Racing Bulls), Oscar Piastri (McLaren), Fernando Alonso (Aston Martin), Pierre Gasly (Alpine), Verstappen.

A direção de prova seguia com investigação sobre o procedimento de largada Russell, Tsunoda e Lawson. Verstappen já ocupava o oitavo luggar, depois de superar Gasly e Alonso na mesma volta. Franco Colapinto (Willaims) e Oliver Bearman (Stake-Sauber) também estavam sob investigação, devido a um toque entre ambos na largada.

A chuva parou de cair, e na pista começava a se formar um traçado. Verstappen tentava tomar a sétima posição de Oscar Piastri, em uma ótima prova, depois de ter largado a 17ª posição. A direção de prova pune Bearman em dez segundos pela manobra sobre o argentino da Williams.

Na freada do Esse do Senna, em bela manobra, Verstappen sai do vácuo de Piastri e assume o sétimo lugar, e registrava a melhor volta da prova. O próximo alvo do holandês era o neozelandês Liam Lawson, que foi superado na curva do pinheirinho.

Hamilton que já havia reclamado do acerto do carro, deu um lono passeio na saída da junção, e acaba perdendo posição para Hülkenberg e Colapinto. Na volta 16, a chuva voltou a cair com maior intensidade.

Verstappen grudava na caixa de câmbio de Leclerc, tentanto assumir a quinta posição. Leclerc por seulado tentava superar Ocon que era o quarto, e pouco à frente ia Tsunoda. Carlos Sainz (Ferrari), que tinha largado dos boxes, já vinha na 13º colocação.

Hamilton novamente escapa do traçado ideal na curva da junção, e logo depois de perder a posição para Sainz, é superado também por Bearman.  Após vinte voltas, os dez primeiros eram: Russell, Norris, Tsunoda, Ocon, Leclerc, Verstappen, Lawon, Piastri, Gasly e Alonso.

Esteban Ocon partia para cima de Tsunoda, tentando assumir o terceiro lugar, e logo atrás vinham Leclerc e Verstappen, em animada disputa. Leclerc é o primeiro dos ponteiros a parar, e coloco pneus intermediários novos, voltando a pista em 13º lugar.

Lawson errou na freada do Senna, e caiu para o nono lugar. Norris seguia grudado na caixa de câmbio de Russell, no momento em que Hülkenberg ficava atravessado e preso na zebra.

A direção aciona o Safety Car Virtual, e param Piastri, Alonso, Bearman, Hamilton, Sainz, Pérez. A chuva se intensifica muito, no momento em que entravam nos boxes, Russell e Norris, mas em bandeira verde. 

 Ocon liderava, com Verstappen em segundo, mas ambos ainda não haviam parado. Dos que pararam somente Tsunoda e Pérez colocaram pneus de chuva intensa. Oscar Piastrei recebia uma punição de 10 segundos, devido a um choque com Oliver Bearman.

Norris supera Russell, e assume a quarta colocação, no momento em que a direção de prova coloca o safety car, já que havia muita água acumulada no traçado. Com trinta voltas disputadas, os dez primeiros eram: Ocon, Verstappen, Gaslyy, Norris, Russell, Tsunoda, Leclerc, Piastri, Alonso e Lawson.

Franco Colapinto bateu muito forte na curva do Café, causando bandeira vermelha com 32 voltas. A direção de prova ainda decidiu exibir a bandeira preta para Nico Hülkenberg, por ter recebido ajuda externa, quando do VSC.

 

 

 

Related Articles

Puntataco Motorsport

Bem vindos ao site Puntataco, seu canal de informações com tudo o que acontece no mundo motorsport.

O site é a continuação do trabalho iniciado a quase três décadas do extinto site Pitstop. Estamos completando 15 anos com nossa nova formação e nomenclatura trazendo para você o melhor do automobilismo.