Lando Norris jogou fora um bom resultado, e quase tirou Piastri junto no fim da prova
O GP do Canadá, décima etapa da temporada 2025 da Fórmula 1, bem poderia ter sido somente as vinte voltas finais, já que as primeiras cincoenta voltas não trouxe nenhuma emoção. Assim que as luzes vermelhas se apagaram o britânico George Russell deu um pulo perfeito com seu Mercedes, não dando nenhuma chance de tentativa de ataque por parte de Max Verstappen (Red Bull), que havia largada da segunda posição.
O líder do campeonato, Oscar Piastri (McLaren), foi ultrapassado por Kimi Antonelli (Mercedes). Mais atrás o oargentino Franco Colapinto (Alpine) tentava superar Alex Albon (Williams) na curva 8, e sem espaço o anglo-tailandês fez um verdadeiro off-road.
Verstappen sabia que se deixasse Russell se distanciar, seria muito complicado lutar pela vitória, e na segunda volta virava uma melhor volta, e já colocava-se em posição de usar o DRS. Por três voltas seguidas o holandês virou a melhor volta, mas sem conseguir encontrar um ponto para tentar uma ultrapassagem. Após dez voltas os dez primeiros eram: Russell, Verstappen, Antonelli, Piastri, Hamilton, Alonso, Norris, Leclerc, Hülkenberg e Colapinto.
Norris que havia largado da 7ª posição, com o uso do DRS se livrou de Alonso e passou para sexto. A Red Bull na volta 12 chamou Verstappen para os boxes, e o caçou com pneus duros, com o holandês voltando a pista em nono.
Na volta seguinte a Mercedes respondeu a Red Bull, e chamou Russell para troca. O britânico voltou em sétimo lugar, à frente de Hulkenberg e Verstappen. Piastri assumiu a liderança, com Lando Norris agora em segundo. No final da volta dezesseis, Hamilton e Alonso também fizeram suas paradas, e Piastri fez a troca na volta seguinte.
Com 26 voltas os dez primeiros eram: Norris, Leclerc, Russell, Verstappen, Antonelli, Piastri, Hamilton, Ocon, Sainz e Tsunoda. Russell com pneus mais novos e ritmo forte logo superou Charles Leclec, que ainda não havia parado, e usava pneus duros. A Ferrari chamou o monegasco na volta seguinte, mesmo sob os protestos do piloto, que disse que seus pneus ainda estavam bons.
Para complicar ainda mais a equipe italiano o devolveu a pista novamente com pneus duros, o que significava que teria de realizar outra parada. Lando Norris, que liderava parou logo depois de Lecler, e com isso Russell reassumiu a liderança, e já tinha mais de cinco segundos de vantagem sobre Verstappen. A segunda parada de Verstappen aconteceu na volta 37, e ele voltou a pista com pneus duros, na sexta colocação.
Russell fez a segunda parada, e quando voltou estava em quarto lugar, mas à frente de Verstappen e Antonelli. A McLaren chamou Piastri na votla seguinte, tentando se manter perto do trio que ia à sua frente. Lando Norris liderava mas com seus pneus médios já bem desgastados, e faria sua parada no final da volta 47.
Albon abandonou a corida dua voltas depois, novamente com problemas no motor do seu Williams. Leclerc, que herdara a liderança, fez sua última parada e colocou os pneus médios para as voltas finais, sabendo que não teria mais chances de brigar pela vitória, devido a estratégia errada da equipe.
Russell voltava novamente à ponta, agora com pouco mais de um segundo de vantagem para Verstappen, e parecia que as últimas 16 voltas traria a trão esperada disputa e emoção. Os dez primeiros eram: Russell, Verstappen, Antonelli, Piastri, Norris, Leclerc, Hamilton, Hülkenberg, Alonso e Ocon.
Russell ampliou sua vantagem para 2s2 sobre Verstappen, e Piastri encostava em Antonelli, trazendo Norris também para briga pelo terceiro lugar. Como Piastri ainda não estava na zona de DRS da Mercedes do italiano, viu Noris com o uso do DRS tentar lhe superar.
Na volta seguinte o britânico conseguiu passar o australiano na freada do hairpin, mas Piastri conseguiu reacelerar primeiro e seguiram lado a lado na reta, com o autraliano levando a melhor na freada para chicane que leva ao muro dos campeões.
Norris tentando devolver a manobra, errou ao tentar sair pela direita, tocou na roda trasiera do McLaren do companheiro e destruiu a suspensão dianteira direita do seu carro ao bater no muro. Norris imediatamente admitiu via rádio seu erro, dizendo que o acidente havia sido inteiramente culpa dele.
A direçãoi de prova imediatamente acionou o safety car, e com isso a corrida não teria mais nenhuma mudança. Com isso Russell venceu a primeira no ano, com Verstappen em segundo, e Antonelli conquistando o primeiro pódio na sua carreira. Piastri terminou em quarto e continua na liderança do campeonato, agora com confortáveis 22 pontos de vantagem para Norris.
Charles Leclerc foi o quinto, com Hamilton em sexto. As duas Ferrari em nenhum momento estiveram no mesmo nível de Mercedes, McLaren e o Red Bull de Verstappen. Se a scuderia de Maranello venceu em Le Mans, na F1 no entanto acabou de ser superada pela Mercedes no Mundial de Construtores caindo para terceiro no campeonato.
Fernando Alonso levou seu Aston Martin ao sétimo lugar, à frente do alemão Nico Hülkenberg, com outra excelente apresentação com seu Sauber. Esteban Ocon, garantiu dois pontos para Alpine, e Carlos Sainz somou o último pontinho.
Resultado do GP do Canadá
1 George Russell (Mercedes W16) - 70 voltas em 1h31m52s689
2 Max Verstappen (Red Bull RB21 - Honda) - 0s228
3 Andrea Kimi Antonelli (Mercedes W16) - 1s014
4 Oscar Piastri (McLaren MCL39 - Mercedes) - 2s109
5 Charles Leclerc (Ferrari SF25)- 3s442
6 Lewis Hamilton (Ferrari SF25) - 10s713
7 Fernando Alonso (Aston Martin AMR25 - Mercedes) - 10s972
8 Nico Hulkenberg (Sauber C49 - Ferrari) - 15s364
9 Esteban Ocon (Haas VF25 - Ferrari) - 1 volta
10 Carlos Sainz (Williams FW47 - Mercedes)) - 1 volta
11 Oliver Bearman (Haas VF25 - Ferrari) - 1 volta
12 Yuki Tsunoda (Red Bull RB21 - Honda) - 1 volta
13 Franco Colapinto (Alpine A525 - Mecrachrome) - 1 volta
14 Gabriel Bortoleto (Sauber C49 - Ferrari) - 1 volta
15 Pierre Gasly (Alpine A525 - Mecrachrome) - 1 volta
16 Isack Hadjar (Racing Bulls VCRCA02 - Honda) - 1 volta
17 Lance Stroll (Aston Martin AMR25 - Mercedes) - 1 volta
Classificação do Mundial de Pilotos
1 Piastri, 198 pontos
2 Norris, 176
3 Verstappen, 155
4 Russell, 136
5 Leclerc, 104
6 Hamilton, 79
7 Antonelli, 63
8 Albon, 42
9 Hadjar, 21
10 Ocon, 22
11 Hülkenberg, 20
12 Stroll, 14
13 Sainz, 13
14 Gasly, 11
15 Tsunoda, 10
16 Alonso, 8
17 Bearman, 6
18 Lawson, 4
Classificação Mundial de Construtores
1 McLaren, 374 pontos
2 Mercedes, 199
3 Ferrari, 183
4 Red Bull, 162
5 Williams, 55
6 Racing Bulls, 28
7 Haas, 28
8 Aston Martin, 22
9 Sauber, 20
10 Alpine, 11