GPDA parte para o confronto contra o presidente da Fia Muhammad Ben Sulayem

Pilotos querem mais clareza sobre diversas questões, e querem ser tratados como adultos

A GPDA (Grand Prix Drivers Association - Associação dos Pilotos de Grande Prêmio) enviou uma carta aberta expressando seu descontentamento com muitas das decisões da FIA, e questionando duramente o presidente da entidade, o saudita Muhammad Ben Sulayen. A carta questiona o comportamento do presidente considerado abusivo, e também exige clareza em questões econômicas, referente a destinação das multas aplicadas aos pilotos.

Os pilotos disseram que sabem que estão em um esporte onde tem regras a serem cumpridas, mas estão questionando as decisões arbitrárias, como a que se refere aos "ditos" palavrões. Os pilotos esclarecem que existe uma grande diferença entre as palavras usadas intencionalmente para insultar alguém, e os improprérios proferidos se referindo as condições climáticas, ou defeitos nos carros.

Recentemente Max Verstappen e Charles Leclerc foram multados por palavras de baixo calão, mas os pilotos fizeram questão de pontuar que o presidente não os está tratando como adultos, e quer estabelecer regras sobre assuntos que não lhe diz respeito, como: uso de joias, e roupas íntimas. Por fim a carta ainda questiona para onde tem ido o valor pecuniário aplicado nas multas, eles exigem transparência.

Abaixo a carta aberta da GPDA na íntegra
Nossos associados são pilotos profissionais que correm na Fórmula 1, o pináculo do automobilismo internacional. Eles são os gladiadores e, a cada fim de semana de corrida, fazem um grande espetáculo para os fãs.

Com relação aos palavrões, há uma diferença entre os palavrões com intenção de insultar os outros e os palavrões mais casuais, como os que podem ser usados para descrever o mau tempo ou mesmo um objeto inanimado, como um carro de Fórmula 1, ou uma situação de pilotagem.

Pedimos que o presidente da FIA também considere seu próprio tom e linguagem ao falar com nossos membros, ou mesmo sobre eles, seja em um fórum público ou não. Além disso, nossos membros são adultos e não precisam receber instruções da mídia sobre assuntos tão triviais como o uso de joias e peças íntimas.

A GPDA expressou, em inúmeras ocasiões, sua opinião de que as multas monetárias para pilotos não são apropriadas para o nosso esporte. Nos últimos três anos, pedimos ao presidente da FIA que compartilhasse os detalhes e a estratégia sobre como as multas financeiras da FIA são alocadas e onde os fundos são gastos. Também transmitimos nossas preocupações sobre a imagem negativa que as multas financeiras trazem para o esporte. Mais uma vez, solicitamos que o presidente da FIA ofereça transparência financeira e um diálogo direto e aberto conosco. Todas as partes interessadas (FIA, F1, as equipes e a GPDA) devem determinar em conjunto como e onde o dinheiro é gasto para o benefício do nosso esporte.

A GPDA deseja colaborar de forma construtiva com todas as partes interessadas, incluindo o presidente da FIA, para promover nosso grande esporte em benefício de todos que trabalham nele, pagam por ele, assistem a ele e, na verdade, o amam. Estamos fazendo a nossa parte.

Com os melhores cumprimentos,

Os diretores e o presidente da GPDA em nome dos pilotos de GP

#CorremosJuntos para nossa segurança, nosso esporte e nossos fãs.

O presidente atual do GPDA é o austríaco Alexander Wurz, que competiu na categoria entre 1997 a 2007, e foi por duas vezes vencedor das 24 Horas de Le Mans (1996 e 2009) O alemão Sebastian Vettel, tetracampeão da F1 (2010/ 2011/ 2012/ 2013), exerce o cargo de diretor; assim também como o britânico George Russell, que atualmente compete pela Mercedes.

é o

Related Articles

Puntataco Motorsport

Bem vindos ao site Puntataco, seu canal de informações com tudo o que acontece no mundo motorsport.

O site é a continuação do trabalho iniciado a quase três décadas do extinto site Pitstop. Estamos completando 15 anos com nossa nova formação e nomenclatura trazendo para você o melhor do automobilismo.