Norris vence corrida calótica da Sprint Race em Miami

Lando Norris venceu a corrida sprint do Grande Prêmio de Miami, uma prova que terminou sob Safety-Car em pista

A chuva antecipou-se antes da prova, causando dificuldades na pista. Charles Leclerc foi a primeira vítima: na sua volta quando se dirigia para o grid de largada, aqulapanou com sua Ferrari e colidiu com os muros de proteção. O carro do piloto monegasco ficou bastante danificado e ele abandonou antes do início da corrida, que foi adiada após duas voltas de aquecimento devido às condições da pista — com muitos rios e spray no ar, tornando impossível a largada.

Às 12h28 locais, os carros retornaram à pista para mais duas voltas de aquecimento. Após esse procedimento, foi finalmente iniciada a corrida. Oscar Piastri (McLaren) largou bem, chegando à primeira curva lado a lado com Kimi Antonelli (Mercedes) , que partirá da pole position.

O jovem piloto italiano tentou manter a liderança, mas na pista molhada escorregou para fora do traçado, perdendo posições para Piastri, Lando Norris (McLaren) e Max Verstappen (Red Bull). Com pneus intermediários e pista ainda bastante úmida, Piastri liderava com mais de dois segundos de vantagem sobre o colega de equipe, parecendo seguir para mais uma vitória.

Porém, a pista começou a secar rapidamente. Na décima primeira volta, Yuki Tsunoda (Red Bull) foi o primeiro a trocar para pneus slicks, indicando que essa era a melhor estratégia. Lewis Hamilton (Ferrari), que enfrentava dificuldades com os intermediários, fez sua troca na volta seguinte, ganhando posições na classificação.

Enquanto isso, os pilotos da McLaren permaneceram em pista, numa situação delicada, pois não podiam parar os dois na mesma volta — estavam muito próximos. Piastri foi o primeiro a trocar de pneus, duas voltas após Hamilton, e Norris entrou na volta seguinte. No entanto, apenas um Safety-Car poderia evitar que Norris perdesse o segundo lugar para Hamilton, que ganhava tempo e já havia ultrapassado Verstappen em pista.

Lewis Hamilton, que no ano passado venceu em Miami com a ajuda de um Safety-Car, teve sorte nesta ocasião. Fernando Alonso (Aston Martin), próximo de marcar seus primeiros pontos na temporada, foi atingido por Liam Lawson (Racing Bull) e colidiu com o muro, o que levou à entrada do Safety-Car. Norris, ao perceber a oportunidade, entrou nas boxes para trocar para pneus slicks, ficando à frente na corrida. Logo após, o Safety-Car foi acionado, recuperando a posição de Norris, que poderia perder o segundo lugar sem essa intervenção.

A corrida terminou sob Safety-Car, com Norris na liderança, seguido por Piastri e Hamilton. Max Verstappen, que cruzou a linha em quarto lugar, envolveu-se em incidente nas boxes ao ser mandado sair pela Red Bull enquanto Antonelli ainda estava na pista de pit-stop. O piloto holandês bateu no Mercedes e precisou seguir sem trocar pneus para evitar acidentes mais graves. Como punição, recebeu uma penalização de dez segundos, que, somada ao Safety-Car, o relegou ao último lugar na classificação final. Antonelli, forçado a passar novamente pelas boxes para trocar para pneus slicks, terminou em décimo.

Alexander Albon (Williams) completou o top cinco, seguido por George Russell (Mercedes) e Lance Stroll que conquistou alguns pontos para a Aston Martin. Liam Lawson e Oliver Bearman (Haas) também finalizaram na zona de pontuação. 

Por ter sido enviado ao pit lane de forma imprudente, criando uma situação perigosa, Oliver Bearman recebeu uma punição de 5 segundos. Partindo em penúltimo, o britânico da Haas-Ferrari conquistou uma valiosa oitava colocação, que lhe garantiu 1 ponto. No entanto, a pressa em enviá-lo de volta à pista após a troca de pneus — mesma rapidez que prejudicou Max Verstappen na Red Bull — acabou resultando na punição.

Além dele, outros pilotos receberam penalizações após a bandeirada:. Liam Lawson, como era esperado, recebeu uma punição de 5 segundos pelo acidente causado com Fernando Alonso. Com isso, o piloto da Racing Bulls-Honda saiu da zona de pontuação. O mesmo aconteceu com Alexander Albon, que tinha conquistado um brilhante quarto lugar com a Williams-Mercedes, mas foi penalizado por não cumprir a regra do safety car.

Com essas mudanças, a classificação sofreu alterações significativas, com Lance Stroll subindo para o quinto lugar, Yuki Tsunoda avançando do nono para o sexto, Andrea Kimi Antonelli conquistando o sétimo e Pierre Gasly (Alpine) passando para o oitavo.

Resultado da Sprint Race
1 Lando Norris (McLaren-Mercedes) - 18 voltas
2 Oscar Piastri (McLaren-Mercedes) - 0s672
3 Lewis Hamilton (Ferrari) - 1s073
4 George Russell (Mercedes) - 3s127
5 Lance Stroll (Aston Martin-Mercedes) - 3s412
6 Yuki Tsunoda (Red Bull-Honda) - 5s153
7 Andrea Kimi Antonelli (Mercedes) - 5s635
8 Pierre Gasly (Alpine-Renault) - 5s973
9 Nico Hulkenberg (Sauber-Ferrari) - 6s153
10 Isack Hadjar (Racing Bulls-Honda) - 7s502
11 Alexander Albon (Williams-Mercedes) - 7s522 ***
12 Esteban Ocon (Haas-Ferrari) - 8s998
13 Liam Lawson (Racing Bulls-Honda) - 9s024 ***
14 Oliver Bearman (Haas-Ferrari) - 9s218 **
15 Gabriel Bortoleto (Sauber-Ferrari) - 9s675
16 Jack Doohan (Alpine-Renault) - 9s909
17 Max Verstappen (Red Bull-Honda) - 12s059 *

* Penalizado em 10"
** Penalizado em 5"
*** Penalizado em 5" Fernando Alonso

Related Articles

Puntataco Motorsport

Bem vindos ao site Puntataco, seu canal de informações com tudo o que acontece no mundo motorsport.

O site é a continuação do trabalho iniciado a quase três décadas do extinto site Pitstop. Estamos completando 15 anos com nossa nova formação e nomenclatura trazendo para você o melhor do automobilismo.