Pirelli F1: GP de São Paulo - Um quebra-cabeça difícil em Interlagos

Um quebra-cabeça difícil em Interlagos

O GP de São Paulo encerra a longa viagem da Fórmula 1 nas Américas, com as corridas em Austin, Cidade do México e agora Interlagos, todas com intervalos de uma semana.

Há um ponto em comum, muito duvidoso neste caso, que liga as três pistas mencionadas: o asfalto novo. No entanto, enquanto em Austin e na Cidade do México apenas partes da pista foram recapeadas, em São Paulo todos os 4,309 quilômetros foram renovados, incluindo o pit lane. O trabalho foi concluído recentemente e depois o asfalto foi completamente limpo, utilizando um sistema de lavagem com água de alta pressão que remove o brilho que normalmente aparece no betume novo, o que também aumentou a abrasividade da superfície.

Por isso, a superfície da pista será um fator completamente desconhecido para pilotos e equipes neste fim de semana. Para complicar ainda mais o quebra-cabeça, a Pirelli optou por trazer ao Brasil um trio de compostos mais macios do que no ano passado: o C3 será o Duro, com o C4 como Médio e o C5 como Macio. Além disso, é um fim de semana Sprint, de modo que há apenas uma sessão de treinos livres para as equipes encontrarem a melhor configuração, mesmo que, como visto em Austin, a corrida "curta" tenha sido muito útil para ajustar o equilíbrio do carro para a principal.

Em Interlagos, as forças laterais e longitudinais exercidas sobre os pneus nas 15 curvas desta pista no sentido anti-horário são de intensidade média a baixa e bem-distribuídas em ambos os eixos. Além disso, a nova superfície da pista pode reduzir os tempos de volta e, como consequência, aumentar o estresse a que os pneus estão sujeitos.

O fim de semana no Brasil costuma ser espetacular. O circuito nomeado em homenagem a José Carlos Pace apresenta várias oportunidades de ultrapassagem, mas outros fatores aleatórios, como a grande chance de um Safety Car e o clima extremamente instável, tornam o resultado do GP incerto e difícil de prever. Normalmente, a estratégia mais rápida é a de duas paradas, favorecendo o uso dos compostos mais macios. No ano passado, todos os pilotos exceto um optaram por largar com os Macios, mas uma bandeira vermelha após a largada permitiu a troca para os Médios antes de encerrar a corrida com outro conjunto de Macios. Este ano, o fato de os compostos serem um nível mais macios pode abrir uma gama maior de estratégias possíveis, tornando a corrida ainda mais emocionante.

O circuito de Interlagos já recebeu 40 GPs, mas apenas os três últimos contaram com o nome da cidade de São Paulo. Os 37 anteriores tiveram o nome de GP do Brasil, uma corrida que também foi realizada dez vezes no circuito de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.

O piloto de maior sucesso no Brasil é Alain Prost, com seis vitórias, embora apenas uma delas tenha sido em São Paulo, pista onde Michael Schumacher detém o recorde com quatro vitórias. Ayrton Senna lidera a lista de pole positions, com seis em seu país natal, divididas igualmente entre as duas pistas. Em Interlagos, outros quatro pilotos igualaram o total de Senna: seus compatriotas Felipe Massa e Rubens Barrichello, Mikka Hakkinen e Lewis Hamilton. Entre as equipes, a McLaren é a mais bem-sucedida com 11 vitórias, embora a Ferrari tenha o maior número de vitórias em Interlagos, com nove. A equipe inglesa lidera a lista de pole positions neste evento, com 11, e também no local deste fim de semana, com nove.

Este ano marca o 30º aniversário do legado de Ayrton Senna e, como aconteceu em Ímola em maio, eventos e homenagens serão realizados em Interlagos. A Pirelli estará envolvida, em conjunto com o Instituto Ayrton Senna, no leilão de uma versão especial do Pole Position Award nas cores do Brasil, também com o logotipo do lendário piloto brasileiro. Além disso, como já aconteceu em cinco corridas deste ano, haverá uma edição especial do Boné de Pódio Pirelli, também nas cores da bandeira nacional e com o logotipo de Senna, em homenagem a um piloto que será lembrado para sempre não apenas por todos os brasileiros, mas também por todos que amam Fórmula 1.

Related Articles

Puntataco Motorsport

Bem vindos ao site Puntataco, seu canal de informações com tudo o que acontece no mundo motorsport.

O site é a continuação do trabalho iniciado a quase três décadas do extinto site Pitstop. Estamos completando 15 anos com nossa nova formação e nomenclatura trazendo para você o melhor do automobilismo.