Max Verstappen cruzou a linha de chegada em quarto, mas foi punido devido a colisão com Russell
Esta foi a última vez que a Fórmula 1 utilizou o circuito de Barcelona, e o vencedor foi o autraliano Oscar Piastri (McLaren), que lidera o campeonato de 2025 com dez pontos de vantagem sobre seu companheiro de equipe, Lando Norris. Na largada somente 19 carros alinharam, já que o canadensed Lance Stroll havia desistido de competir, devido a uma lesão no pulso, e o japonês Yuki Tsunoda (Red Bull) partiria dos boxes.
Todos os pilotos optaram por começar a prova com pneus macios, exceto Tsunoda, que escolheu pneus médios. Assim que as luzes vermelhas de apagaram Piastri fez uma largada perfeita e se manteve a liderança. Max Verstappen (Red Bull) com sua conhecida agressividade nas largadas passou Norris por fora na primeira curva.
Lewis Hamilton (Ferrari) ganhou a quarta colocação e Charles Leclerc (Ferrari) também com excelente partida ganhou duas posições. George Russell (Mercedes) acabou bloqueado na primeira curva, e caiu para sexta colocação. Isack Hadjar (Racing Bulls) fez belíssima manobra ao final da priemira volta, e na curva 13 superou por fora o espanhol Fernando Alonso (Aston Martin).
Alonso ainda tentou por várias curvas recuperar a posição, mas o francês defendeu muito bem a posição. Com três voltas completadas Verstappen tentava com o uso do DRS encostar em Piastri para tentar assumir a ponta, e Norris aparecia quase três segundos atrás da dupla.
Na volta seguinte Piastri respondeu aos ataques do piloto da Red Bull, com a melhor volta da porva naquele momento, e abriu dois segundos do rival. Os dez primeiros eram:Piastri, Verstappen, Norris, Hamilton, Leclerc, Russell, Kimi Antonelli (Mercedes), Pierre Gasly (Alpine), Isack Hadjar (Racing Bulls) e um impressionante Nico Hülkenberg com a Sauber.
A batalha na pista era entre as Ferrari, com Charles Leclerc mais rápido que Hamilton, que o bloqueava, até que a equipe ordenou a inversão de posições. Alex Albon (Williams), que tinha a asa dianteira danificada ainda na largada foi aos boxes, e aproveitou para também trocar pneus. Na volta 13, Alonso perdeu a freada na curva 6 e fez um longo passeio pela caixa de brita.
A Red Bull sabendo que não tinha carro para lutar com as McLaren mudou a estratégia de Verstappen, para impedir um overcut de Leclerc que se aproximava, e o chamou para trocar pneus ainda na volta 13, retornando a pista em oitavo. Três voltas depois a Ferrari chamaria Hamilton para sua parada, algo que o britânico questionou se não era muito cedo.
Norris que ocupava a segunda colocação iria parar na vigésima segunda volta, colocando pneus médios e voltando em terceiro lugar. Piastri pararia na volta seguinte, e com isso Verstappen finalmente assumiria a liderança.
Após 24 voltas a liderança era de Verstappen, seguido por: Piastri, Norris, Leclerc, Hamilton, Russell, Antonelli, Gasly, Hadjar e Hülkenberg. Albon novamente tinha a asa dianteira danificada, desta vez por um toque de Liam Lawson (Racing Bulls), quando o neozelandês disputava a posição com o anglo-tailandês da Williams. No outro Racing Bulls, Isack Hadjar travava uma dura batalha com o compatriota Pierre Gasly, conseguindo superar o piloto da Alpine por fora na curva 4.
Na volta 29, Verstappen parou novamente nos boxes, e desta vez colocou pneus médios, substituindo os macios. Ficou claro que o holandês teria que fazer três paradas. Após 42 das 66 voltas programadas, os dez que pontuavam eram: Piastri, Norris, Verstappen, Leclerc, Hamilton, Russell, Antonelli, Hadjar, Hülkenberg e Lawson. O australiano tinha 2s5 segundos de vantagem sobre Norris, e Verstappen vinha a 6s6 do líder.
No final da volta 47, Verstappen realizou seu terceiro pit stop, trocando para pneus macios na esperança de melhorar seu desempenho. Logo após, Norris também trocou para pneus macios na volta 48, estratégia que funcionou ao reduzir a diferença para Norris. Piastri retornou aos boxes na volta 49. Com muitos retardatários Verstappen começou a se aproximar de Norris, até que na volta 55 a Mercedes de Kimi Antonelli, parava em local perigoso na pista, com principio de incêndio no motor.
A direção de prova acionou o Safety Car, e imediatamente todos aproveitaram para uma parada para troca de pneus não prevista. Piastri e Norris, colocaram pneus macios, e Verstappen que já não os tinha mais, calçou pneus duros. O Safety Car só deixou a pista quando restavam seis voltas para o final.
Na relargada a dupla da McLaren escapou de Verstappen, que com os pneus frios balançou na entrada da reta, e acabou ultrapassado por Charles Leclerc na curva 1, George Russell grudado no holandês tentou se colocar ao seu lado, e o piloto da Red Bull cortou a curva 1. A Red Bull orientou Verstappen permitir a ultrapassagem de Norris, e o holandês reclamou que havia sido forçado para fora da pista.
Pouco depois ameaçou deixar o britânico da Mercedes passar, mas voltou a acelerar colidindo com a Mercedes. Na reta com o DRS e pneus melhores Russell superou Verstappen, visivelmente transtornado. Hulkenberg também conseguiu ultrapassar a Ferrari de Hamilton no final da reta dos boxes. O brasileiro Gabriel Bortoleto, que fazia uma boa corrida com o Sauber, apesar da estratégia equivocada da equipe, vinha em 11º muito perto da zona de pontos.
No final vitória para Piastri, a quinta na temporada, e a sétima na carreira. Norris chegou em segundo a 2s4 do companheiro de equipe, e o monegasco Charles Leclerc completou o pódio. Verstappen recebeu uma punição de 10 segundos por atitude anti-desportiva e caiu para a décima posição.
Quarto lugar para George Russel, com Hulkenberg herdando a sexta posição. Hamilton foi o sétimo, seguido por Hadjar, Gasly e Alonso, que conquistou os seus primeiros da temporada. Bortoleto ficou em 12º lugar, sua melhor colocação até o momento no campeonato. A próxima etapa será no Canadá no dia 15 de junho.
Resultado do GP da Espanha
1 Oscar Piastri (McLaren MCL39 - Mercedes) - 66 voltas em 1h32m57s375
2 Lando Norris (McLaren MCL39 - Mercedes) a 2s471
3 Charles Leclerc (Ferrari SF25) a 10s455
4 George Russell (Mercedes W16) a 11s359
5 Nico Hulkenberg (Sauber C49 - Ferrari) a 13s648
6 Lewis Hamilton (Ferrari SF25) a 15s508
7 Isack Hadjar (Racing Bulls VCRCA02 - Honda) a 16s022
8 Pierre Gasly (Alpine A525 - Mecrachrome) a 17s882
9 Fernando Alonso (Aston Martin AMR25 - Mercedes) a 21s564
10 Max Verstappen (Red Bull RB21 - Honda) a 21s826 *
11 Liam Lawson (Racing Bulls VCRBA02 - Honda) a 25s532
12 Gabriel Bortoleto (Sauber C49 - Ferrari) a 25s996
13 Yuki Tsunoda (Red Bull RB21 - Honda) a 28s822
14 Carlos Sainz (Williams FW47 - Mercedes) a 29s309
15 Franco Colapinto (Alpine A525 - Mecrachrome) a 31s381
16 Esteban Ocon (Haas VF25 - Ferrari) a 32s197
17 Oliver Bearman (Haas-Ferrari) - 37"065
* punido em 10 segundos por manobra anti-desportiva
Classificação do Mundial de Pilotos
1 Piastri, 186 pontos
2 Norris, 176
3 Verstappen, 137
4 Russell, 111
5 Leclerc, 94
6 Hamilton, 71
7 Antonelli, 48
8 Albon, 42
9 Hadjar, 21
10 Ocon, 20
11 Hülkenberg, 16
12 Stroll, 14
13 Sainz, 12
14 Gasly, 11
15 Tsunoda, 10
16 Bearman, 6
17 Lawson, 4
18 Alonso, 2
Classificação Mundial de Construtores
1 McLaren, 362 pontos
2 Ferrari, 165
3 Mercedes, 159
4 Red Bull, 144
5 Williams, 54
6 Racing Bulls, 28
7 Haas, 26
8 Aston Martin, 16
9 Sauber, 16
10 Alpine, 11