Vitória de ponta a ponta de Verstappen no Bahrain
Boa largada para Max Verstappen (Red Bull) assim que as luzes se apagaram, impedindo a tentativa de avanço de Charles Leclerc (Ferrari), mais atrás, o Aston Martin de Lance Stroll roda, ou ser tocado por Nico Hülkenberg (Haas) na primeira curva. Asa dianteira danificada no carro do canadense, que foi obrigado a ir aos boxes, aproveitando para colocar pneus duros.
No começo da seunda volta a ordem dos dez primeiros era: Verstappen, Leclerc, George Russell (Mercedes), Sergio Pérez (Red Bull), Carlos Sainz (Ferrari), Fernando Alonso (Aston Martin), Lando Norris (McLaren), Oscar Piastri (McLaren), Lewis Hamilton (Mercedes) e Yuki Tsunoda (Racing Bulls). Na terceira volta Russel, supera Leclerc e assume a segunda colocação.
Pérez também se aproxima do monegasco, que tinha algum problema com os pneus travando na curva 10. Lá na frente Verstappen já escapava e abria mais de cinco segundos osbre Russell. Atrás o pelotão estava bem compacto, com Russell, Leclerc, Pérez e Sainz está 3 segundos à frente de Norris, que também está 2 segundos à frente de Piastri.
Na sétima volta Leclerc novamente trava os pneus na curva 10, alarga o traçado, e Pérez consegue lhe roubar a terceira posição. Logo Leclerc que via rádio reclamava do comportamento do seu SF-24 seria vítima também do companheiro de equipe, Carlos Sainz.
Lewis Hamilton um pouco mais atrás destas disputas, consegue superar Fernando Alonso, assumindo o oitavo lugar. Logan Sargeant escapa de modo estranho da pista, com o carro parecendo com algum problema, mas consegue voltar a pista.
Na 11ª volta Russell e Leclerc param para troca de pneus, e na volta seguinte foi a vez de Pérez, Piastri e Hamilton, com todos agora calçando pneus duros. Verstappen já levava quase doze segundos de vantaggem sore Sainz, que havia subido para o segundo lugar.
Na volta 13 foi a vez de Norris entrar nos boxes, e Sainz fazia o mesmo na volta seguinte. Pérez acabou superando Russel, graças ao undercut, e Alex Algon (Williams), que ainda não havia parado era o terceiro colocado.
Verstappen liderava com 26 segundos, sobre Alonso, que também não havia parado. Alonso e Albon pararam no final da volta 15, e mostrando que seu Red Bull consegue não consumir pneus como os demais, Verstappen só iria parar na volta 17.
Sainz novamente pressionava Leclerc e depois de seis voltas, supera novamente o companheiro de equipe, e vai à caça de George Russell. O espanhol em ritmo fortíssimo logo encosta na caixa de câmbio da Mercedes do britânico, e em bela manobra supera Russell por fora na curva 4.
Com 19 voltas completadas, e após todos já terem feito suas primeiras paradas, a ordem era: Verstappen, Pérez, Sainz, Russell, Leclerc, Norris, Piastri, Hamilton, Alonso e Guanyu Zhou (Stake/ Sauber).
Daniel Ricciardo (Racing Bulls) sem nenhuma dificuldade supera o Alpine de Esteban Ocon, mostrando que o carro francês realmente tem o motor mais fraco da categoria, e nem com um milagre escapará das últimas colocações. Hamilton via rádio comunica que o banco do seu carro quebrou.
Na volta 18, Zhou parte para segunda parada, novamente colocando pneus duros. Na 30ª volta, Verstappen literalmente passeando, já tem 15 segundos de vantagem sobre Pérez. Na volta seguinte Russell faz sua segunda parada, e no mesmo momento Valtteri Bottas (Stake/ Sauber) fica quase 50 segundos nos boxes, em uma troca desastrosa de sua equipe.
Começa a segunda rodada de pits, para os pilotos do pelotão dianteiro, com Leclerc, Norris, Hamilton e Piastri parando. Sainz na volta 35 já ocupa a terceira posição, e se aproxima de Pérez.
Faltando 20 voltas para o final Pérez com pneus macios, segue na frente de Sainz que tem pneus duros equipando a sua Ferrari. Os pneus do carro do espanhol estão com desempenho superior aos macios do mexicano, e a diferença era de 3s2 faltando 15 voltas.
Leclerc com a outra Ferrari, persegue a Mercedes de George Russell, com somente 0s5 separando os dois. Na volta 46, na curva 10, Russell cometeu o mesmo erro de Leclerc no início da corrida ao travar as rodas, e com isso o monegasco recupera a quarta posição.
Faltando 10 voltas para o final, a ordem era Verstappen, Pérez, Sainz, Leclerc, Russell, Norris, Hamilton, Piastri, Stroll e Alonso. A Racing Bulls havia colocado pneus macios no carro de Ricciardo, e diz para Tsunoda abrir para o australiano passar; o japonês via rádio mostra seu desgosto com a decisão.
O engenheiro apenas pede para Tsunoda trabalhar em equipe. Na bandeira vitória para Verstappen, que chega a 55ª vitória na carreira.
Pérez completa a dobradinha para Red Bull, e Sainz completa o pódio. Leclerc foi o quarto, com Russell em quinto e Lando Norris em sexto. A Mercedes que não conseguiu acompanhar o ritmo de Red Bull e Ferrari, ainda viu Hamilton em sétimo.
Oscar Piastri foi o oitavo, Alonso o nono; Stroll mesmo com o acidente causado por Hülkenberg na largada somou um pontinho no final. Após a bandeirada Tsunoda em um gesto completamente irresponsável, passou Ricciardo e fez um brake test na frente do carro do companheiro de escuderia, quase causando um acidente.
Resultado do GP do Bahrain
1 Max Verstappen (Red Bull RB20 - Honda) - 57 voltas em 1h31m44s742
2 Sergio Perez (Red Bull RB20 - Honda) - 22s457
3 Carlos Sainz (Ferrari SF-24) - 25s110
4 Charles Leclerc (Ferrari SF-24) - 39s669
5 George Russell (Mercedes W15) - 46s788
6 Lando Norris (McLaren MCL38 - Mercedes) - 48s458
7 Lewis Hamilton (Mercedes W15) - 50s324
8 Oscar Piastri (McLaren MCL38 - Mercedes) - 56s082
9 Fernando Alonso (Aston Martin AMR24 - Mercedes) - 1m14s887
10 Lance Stroll (Aston Martin AMR24 - Mercedes) - 1m33s216
11 Guan Yu Zhou (Stake/Sauber C44 - Ferrari) - 1 volta
12 Kevin Magnussen (Haas VF24 - Ferrari) - 1 volta
13 Daniel Ricciardo (Racing Bulls VCARB1 - Honda) - 1 volta
14 Yuki Tsunoda (Racing Bulls VCARB1 - Honda) - 1 volta
15 Alexander Albon (Williams FW46 - Mercedes) - 1 volta
16 Nico Hulkenebrg (Haas VF24 - Ferrari) - 1 volta
17 Esteban Ocon (Alpine A524 - Renault) - 1 volta
18 Pierre Gasly (Alpine A524 - Renault) - 1 volta
19 Valtteri Bottas (Stake/Sauber C44 - Ferrari) - 1 volta
20 Logan Sargeant (Williams FW46 - Mercedes) - 1 volta
Classificação Mundial de Pilotos
1 Verstappen, 26 pontos
2 Perez, 18
3 Sainz, 15
4 Leclerc, 12
5 Russell, 10
6 Norris, 8
7 Hamilton, 6
8 Piastri, 4
9 Alonso, 2
10 Stroll, 1
Classificação Mundial de Construtores
1 Red Bull-Honda, 44, pontos
2 Ferrari, 27
3 Mercedes, 16
4 McLaren-Mercedes, 10
5 Aston Martin-Mercedes, 3