Na largada Max Verstappe (Red Bul) largou muito bem, e forçou para cima de Carlos Sainz (Ferrari) assumindo a ponta. Sainz para evitar uma batida passou pela grama. Para evitar uma punição Sainz devolveu a liderança.
Imediatamente atrás Yuki Tsunoda (Racing Bulls) tentava superar Ales Albon (Williams) mas acabou tocando no carro do anglo-tailandês, e bateu forte. A direção de prova imediatamente acionou bandeira amarela, e colocou o saffety car na pista.
Sergio Pérez havia posicionado incorretamente seu carro para largada, e acabou sendo punido em cinco segundos. A relargada se deu na nova volta, e Verstappen se manteve na frente. Na décima volta Sainz saiu do vácuo de Verstappen e reassume a liderança.
Na volta seguinte Lando Norris (McLaren) tenta a mesma manobra sobre o piloto da Red Bull, que força o britânico para fora do traçado. Norris, devolve a posição, e mais à frente tenta novamente a manora, sendo novamente jogado para fora.
Depois de muita reclamação de Norris via rádio, a direção de prova decide dar dez segundos de punição a Verstappen, pelas duas manoras desleais. Com 14 volas disputadas, os dez primeiros eram: Sainz, Leclerc, Verstappen, Norris, Hamilton, Russell, Magnussen, Hulkenber, Gasly e Lawson.
Na volta 15, Russell ataca e consegue superar Hamilton, assumindo a quinta colocação. Verstappen ao ser informado da punição, ironicamente respondeu com um "dez segundos? Impressionante!". Fernando Alonso (Aston Martin) na sua corrida de número 400, abandonou com algum problema no seu carro.
Pérez tentndo escalar o pelotão, na 19ª volta levanta a torcida mexicana, e parte para o ataque contra o neozelandês Liam Lawson (Racing Bulls). O meicano é jogado para fora da pista, e acaba ficando sob forte ataque de Lance Stroll (Aston Martin).
Pérez se defende, e toca no carro do canadense, que corta caminho por fora da pista. Verstappen recebe mais uma punição de dez segundos, por ultrapassar Norris por fora da pista e não ter devolvido a punição.
Pérez via rádio reclamou duramente da postura de Lawson, o chamando de idiota. A lateral do Red Bull do mexicano, perdeu um pedaço no choque com Lawson. Na 21ªvolta, Oscar Piastri (McLaren) trava um duro duelo com o argentino Franco Colapinto (Williams), e conseue assumir o 12º lugar.
Sergio Pérez vai aos boxes, paga a punição, e volta a pista com pneus médios em 17º lugar. Ao ser informado da sua segunda punição, Verstappen diz que isso é inacreditável. Lá na frente Sainz já livrava mais de 4s5 de vantagem sobre Leclerc, que vinha garantindo mais uma dobradinha para Ferrari.
Piastri na sua corrida de recuperação, superava Stroll e já era o décimo primeiro, a uma posição da zona de pontuação. Norris voltava a se aproximar de Verstappen, para mais uma vez tentar assumir o terceiro lugar, suspense no ar.
A Red Bull chama Verstappen para os boxes na volta 27, paga os vinte segundos da punição, e coloca pneus duros, voltando a pista na 15ª posição, imediatamente à frente de Pérez. Hamilton para na volta 29 das 71, coloca pneus duros e volta em décimo lugar.
Hülkenberg,que vinha em sexto faz sua parada, e volta em décimo quarto lugar. Verstappen já ocupava o 11ª lugar. Lando Norris também fazia sua parada, voltando em quarto, no momento em que Verstappen anotava a melhor volta naquele momento da prova.
A Ferrari chamava Leclerc, e a Mercedes George Russell; com ambos voltando respectivamente em segundo e sexto. Na volta 32, Carlos Sainz parava e voltava ainda em primeiro lugar.
Na pista Russell com pneus novos supera Piastri, e logo em seguida Lawson. que ainda estavam com pneus velhos, e passava a ocupar a quarta colocação. Hamilton reistrava a melhor volta da corrida, e também passava a atacar Piastri e Lawson.
Piastri acaba superando Lawson, sendo imitado por Hamilton, que pula para o sexto lugar. Na volta 35, Hamilton superava Piastri. Com 37 voltas disputadas os dez primeiros eram: Sainz, Leclerc, Norris, Russell, Hamilton, Piastri, Lawson, Verstappen, Colapinto e Magnussen.
Com metade da prova disputada somente Lawson e Colapinto entre os dez primeiros ainda não haviam parado para troca de pneus. Com quarenta voltas completadas a McLaren chama Piastri para sua parada, e a Racing Bulls faz o mesmo com Lawson.
Os pilotos começavam a dizer que algumas gotas de chuva foram sentidas, e nuvens escuras cercavam o circuito. A Red Bull chamava Pèrez para uma segunda parada, mas o mexicano ocupava a 17ª e última posição..
Na volta 46, Norris estabelecia a melhor volta, e a chuva continuava a rondar o circuito Hermanos Rodriguez, aumentando o suspense para o final da corrida. Faltando 22 voltas para o final, finalmente a Williams chamava Colapinto para sua parada, e o argentino que ocupava a nona posição, voltava em 15ª.
Hamilton se aproximava perigosamente de Russell, que tinha um defletor da asa dianteira quebrada, e podia tentar assumir o quarto lugar. Norris, também se aproximava de Leclerc após virar por duas voltas consecutivas a melhor passagem da prova,
Há quinze voltas do final Oscar Piastri supera Nico Hülkenberg, e assumia o oitavo lugar. Norris se encontrava a menos de três segundos de Leclerc, Hamilton vinha grudado em Russell, e a chuva não dava mostras de cair.
Norris a dez voltas do fim ficava a um segundo de LecLerc, e iria disputar o segundo degrau do pódio. Logo atrás Hamilton tentava de todas as maneiras superar Russell, mas sem sucesso.
Leclerc sob pressão errou na entrada da reta, e perdeu a posição para Lando Norris, que havia estabelecido a melhor volta da corrida. Sainz tinha sete segundos de vantagem sobre Norris, e Leclerc 1s1 do piloto da McLaren.
Hamilton mais uma vez ataca Russell, e o duelo continuava com o heptacampeão tentando de todas as maneiras assumir a quarta colocação Verstappen vinha em sexto a 11 segundos da dupla da Mercedes..
A cinco voltas do final, Hamilton conseguiu sair do vácou e ultrapassar Norris. Na luta pelo 13º lugar Lawson é ultrapassado por Colapinto, toca no carro do argentino, arrebenta sua asa dianteira, e vai aos boxes para troca.
Lawson estabelecia a melhor volta, tirando o ponto extra que era de Norris, muito embora pela sua posição, não tivesse direito a esse ponto. A Ferrari chamou Leclerc para parada, para tentar a melhor volta, e Pérez fez o mesmo.
Para Leclerc a parada não o fez perder a posição, devido a vantagem que tinha sobre Hamilton. No final segunda vitória na temporada para o espanhol Carlos Sainz, Lando Norris terminou em segundo, e Leclerc o terceiro, estabelecendo a melhor volta e o ponto extra na sua última volta.
Hamilton foi o quarto, seguido pelo seu companheiro de equipe, George Russell. Verstappen mesmo depois da punição de vinte segundos, ainda terminou em sexto lugar.Ótimo resultado para a Haas com o sétimo posto de Kevin Magnussen e o oitavo de Nico Hülkenberg.
Ainda pontuaram Oscar Piastri, e o francês Pierre Gasly.
Resultado do GP do México
1 Carlos Sainz (Ferrari SF24) 71 voltas em 1h40ms55s800
2 Lando Norris (McLaren MCL38 - Mercedes) a 4s705
3 Charles Leclerc (Ferrari SF24) a 34s387
4 Lewis Hamilton (Mercedes W15)) a 44s780
5 George Russell (Mercedes W15)) a 48s536
6 Max Verstappen (Red Bull RB20 - Honda) a 59s558 **
7 Kevin Magnussen (Haas VF24 - Ferrari) a 1m03s642
8 Oscar Piastri (McLaren MCL38 - Mercedes) a 1m04s928
9 Nico Hulkenberg (Haas VF24 - Ferrari) a 1 volta
10 Pierre Gasly (Alpine-Renault) a 1 volta
11 Lance Stroll (Aston Martin AMR24 - Mercedes) a 1 volta
12 Franco Colapinto (Williams FW46 - Mercedes) a 1 volta
13 Esteban Ocon (Alpine A524 - Renault) a 1 volta
14 Valtteri Bottas (Stake/ Sauber - Ferrari) a 1 volta
15 Guan Yu Zhou (Stake/ Sauber - Ferrari) a 1 volta
16 Liam Lawson (Racing Bulls VCARB1 - Honda) a 1 volta
17 Sergio Perez (Red Bull RB20 - Honda) a 1 volta
Classificação do Mundial de Pilotos
1 Verstappen, 362 pontos
2 Norris. 315
3 Leclerc, 291
4 Piastri, 251
5 Sainz, 240
6 Hamilton, 189
7 Russell, 177
7 Perez, 150
9 Alonso, 62
10 Hülkenberg, 31
11 Stroll, 24
12 Tsunoda, 22
13 Albon, 12
14 Magnussen, 14
15 Ricciardo, 12
15 Gasly, 9
17 Bearman, 7
18 Ocon, 5
19 Colapinto, 5
20 Lawson, 2
2 Ferrari. 537
3 Red Bull-Honda, 512
4 Mercedes, 366
5 Aston Martin - Mercedes, 86
6 Haas - Ferrari, 46
7 Racing Bulls - Honda, 36
8 Williams - Merces, 17
9 Alpine - Renault,14
10 Sauber - Ferrari, 0