Sob grande polêmica ordem da McLaren garante primeira vitória de Oscar Piastri

Dobradinha da McLaren com clima desconfortável para a formação de Woking, Hamilton completou o pódio

O Grande Prêmio da Hungria era para ter sido um GP burocrático e tático, até que começaram as polêmicas; com Max Verstappen reclamando de ter de devolver a posição para Lando Norris após a largada, e depois questionando as estratégias da Red Bull. O atual tricampeão reclamou tanto, que seu engenheiro, Gianpiero Lambiase, disparou "Max você está sendo infantil".

No fim Max, que disse que ele ia consertar na pista a "lambança" que a equipe havia feito com suas estratégias, reclamou que Lewis Hamilton o havia fechado, e quando o engenheiro discordou, ele disse tanto faz. Na volta seguinte, saiu do vácuo de Hamilton, que também ultrapassava um retardatário, travou as rodas e bateu na roda traseira do Mercedes do britânico, decolando e saindo da pista.

Os dois ainda seguiram na prova, mas Verstappen perdeu qualquer chance de lutar pelo pódio. Mais polêmico ainda foi o desfecho da corrida para McLaren. A equipe de Zak Brown havia optado por chamar Oscar Piastri primeiro para segunda troca de pneus, para defender Lando Norris de um possível undercut de Hamilton.

Piastri liderava, e o combinado era de que Norris devolveria a posição quando fosse para sua parada. No entanto uma vez na ponta Norris não tinha intenção de ceder a posição para o companheiro, virava mais rápido e chegou a abrir mais de três segundos até ceder as pressões e na reta do box deixar Piastri retomar a ponta a duas voltas do final.

Na largada Piastri mesmo apertado por Norris partiu melhor, e chegou juntamente co o britânico e Verstappen que tentava superar as McLaren por fora, juntos na primeira curva. Piastri assumiu a ponta, e Verstappen que travou rodas e passou por fora na primeira curva para evitar um choque com Norris, pulou para segundo.

Norris via rádio pressionava a equipe para que fosse feito pressão na direção de prova, para Verstappen devolver a posição. O holandês alegava que não lhe deixaram espaço, e muito a contragosto o piloto da Red Bull devolveu a posição no final da terceira volta, para evitar uma punição.

Carlos Sainz (Ferrari), que havia perdido posições na largada, atacava o Aston Martin de Fernando Alonso, e subia para o sexto lugar. Verstappen ainda muito irritado, reclamava que não entendia o motivo de Norris ter o direito de le tirar da pista.

Na sétima volta paravam para trocar os pneus macios por duros, os pilotos Alex Albon (Williams), Kevin Magnussen (Haas) e Esteban Ocon (Alpine), demonstrando que iriam para ma estratégia de três paradas.

Na volta seguinte paravam: Alonso, Daniel Ricciardo (Racing Bulls) e Guanyu Zhou (Stake-Sauber). A Pirelli indicava que a janela de troca para quem estaria em estratégia de duas parada era entre a volta 13 e a volta 21.

Lewis Hamilton que vinha em quarto atrás de Verstappen pararia na volta 14, calçando pneus duros já pensando em um undercut sobre o Red Bull de Verstappen. Norris que era o segundo pararia na volta seguinte.

Piastri faria a parada na volta 18, e Verstappen assumia a ponta, seguido pelas Ferrari de Sainz e Charles Leclerc, com Piastri em quarto, Norris quinto e Hamilton em sexto.

A Red Bull esticou o stint de Verstappen até o limite, mas quando o holandês parou e voltou, havia perdido posição para Hamilton. As Ferrari já pensavam em uma mudança de estratégia, e Leclerc só pararia na volta 23, quando Piastri reassumiu a ponta.

Depois de 28 das 70 voltas programadas, os dez primeiros eram: Piastri, Norris, Hamilton, Verstappen, Leclerc, Sainz, Tsunoda, Russell, Pérez e Gasly. Com pneus novos Leclerc estabelecia a melhor vota da dorrida. 

Piastri na frente tinha 4s3 de vantagem sobre Norris, e Hamilton já estava com Verstappen entrando na zona de acionamento do DRS. Na volta 35 o heptacampeão travou rodas no fim da reta, e permitiu ao holandês a chance de lhe tomar o terceiro luar.

Verstappen conseguiu a ultrapassagem, mas freou tarde demais na curva seguinte e voltou a perder a posição para Hamilton. Pierre Gasly foi chamado pela equipe, para abandonar a corrida.

A equipe francesa acusou um vazamento hidráulico no carro de Gasly, que na prova passada sequer conseguiu largar, pelo mesmo problema. Verstappen volta a encostar em Hamilton, e trouxe junto Leclerc, que entrou na briga.

Piastri acaba errando e permitindo a aproximação de Norris, e a equipe McLaren começa a se preocupar com uma possível tentativa de undercut de Hamilton.

A Mercedes cham Hamilton para segunda parada na volta 40, e Charles Leclerc acompanha o britânico, com Verstappen permanecendo na pista e assumindo o terceiro lugar.

A McLaren chama Norris para parada na volta 45, e Piastri que teria a prioridade, continua na pista. Duas voltas depois foi a vez do australiano fazer a troca, mas voltou em segundo lugar, grudado no companheiro.

Verstappen. que era o líder, parava na volta seguinte, mas reclamava no rádio que era inadimissível esta estratégia, onde sempre tomava o undercuto dos rivais. Faltando 19 voltas para a bandeirada Norris liderava seguido por: Piastri, Hamilton, Leclerc, Verstappen, Sainz, Russell, Pérez, Tsunoda e Alonso.

Verstappen ainda irritadíssimo com a estratégia, supera Leclerc, e gruda novamente no carro de Lewis Hamilton. A batalha por um lugar no pódio era mais que certa.

A McLare via rádio pedia seguidamente para Norris trocar com posição com Piastri, já que tinham mais de doze segundos sobre Hamilton. Verstappen entrava novamente na zona de DRS, e tentava superar Hamilton, que resiste, já que para o britânico significava a chance de conquistar pela 200ª vez um luar no pódio.


Na volta 63, Verstappen tenta surpreender Hamilton na freada da curva 1, quando o britânico também passava um retardatário, mas calculou mal e bateu na roda dianteira direita do Mercedes, quase aterrisando de bico. Hamilton que freou para evitar uma batida maior, segue em terceiro, e Verstappen consegue voltar a pista, mas perde a posição para Leclerc.

Faltando duas voltas para o final, Norris diz que não precisam mais lhe dizer nada, e abre caminho para Piastri na frente dos boxes. Piastri conquista assim sua primeira vitória na Fórmula 1, já que as vitórias em Sprint Race não contam para as estatísticas.

O australiano é 115º piloto na história a vencer na F1, e mais um dos que conquistaram sua primeira vitória na Hungria, se juntando a Damon Hill (1993 com Williams), Fernando Alonso (2003 com a Renault), Jenson Button (2006 com a Honda), Heikke Kovalainen (2008 com McLaren) e Esteban Ocon (Alpine com a 2021).

Para McLaren foi ainda a sua segunda dobradinha, desde a vitória de Daniel Ricciardo em 2021 em Monza, e a última na Hungria havia sido no distante ano de 1999 com a vitória de Mikka Häkkinen, com David Coulthard em segundo). O resultado permitiu a McLaren superar a Ferrari no Mundial de Construtores, pulando para segundo lugar, 16 pontos a frente dos italianos, e a 51 da Red Bull. 

Hamilton completou o pódio. Charles Leclerc foi o quarto, à frente de Verstappen, com Sainz em sexto. Sergio Pérez conseguiu terminar em sétimo, depois de largar das últimas posições.

Situação semelhante a de George Russell, que colocou seu Mercedes em oitavo. Completaram os que pontuaram Yuki Tsunoda (Racing Bulls) e Lance Stroll (Aston Martin).

Para o Mundial de Pilotos, Verstappen segue na ponta com 265 pontos, 76 a mais que Norris. Mesmo a McLaren alegando que se conquista um campeonato em equipe, perderam a chance de incomodar ainda mais Verstappen, se não tivessem obrigado Norris trocar de posição.

Charles Leclerc segue em terceiro, com 162 pontos, seguido por Sainz, Piastri e Lewis Hamilton, que ultrapassou Sergio Pérez. A próxima etapa da F1, acontece no próximo final de semana em Spa-Francorchamps com o GP da Bélgica.

Resultado do GP da Hungria
1 Oscar Piastri (McLaren MCL38 - Mercedes) 70 voltas em 1h38m01s989

2 Lando Norris (McLaren MCL38 - Mercedes) a 7s5472s141
3 Lewis Hamilton  (Mercedes W15) a 14s880
4 Charles Leclerc (Ferrari SF24) a 19s686
5 Max Verstappen ( Red Bull RB20 - Honda) a 21s349
6 Carlos Sainz (Ferrari SF24) a 23s073

7 Sergio Perez (Red Bull RB20 - Honda) a 39s792
8 George Russell  (Mercedes W15) a 42s368
9 Yuki Tsunoda (Racing Bulls VCARB1 - Honda) a 1m12s259
10 Lance Stroll (Aston Martin AMR24 - Mercedes) a 1m17s976
11 Fernando Alonso (Aston Martin AMR24 - Mercedes) a 1m22s460
12 Daniel Ricciardo (Racing Bulls VCARB1 - Honda) a 1 volta
13 Nico Hulkenberg (Haas VF24 - Ferrari) a 1 volta

14 Alexander Albon (Williams FW46 - Mercedes) a 1 volta
15 Kevin Magnussen (Haas VF24 - Ferrari) a 1 volta
16 Valtteri Bottas (Stake-Sauber C44 - Ferrari) a 1 volta
17 Logan Sargeant (Williams FW46 - Mercedes) a 1 volta
18 Esteban Ocon  (Alpine A524 - Renault) a 1 volta

10 Guanyu Zhou  (Stake/Sauber C44 - Ferrari) a 1 volta

Classificação dos pilotos
1 Verstappen, 265 pontos
2 Norris. 189
3 Leclerc, 162
4 Sainz, 154
5 Piastri, 149
6 Hamilton, 125
7 Perez, 124

8 Russell, 116
9 Alonso, 45
10 Stroll, 24
11 Hülkenberg, 22
11 Tsunoda, 22
13 Ricciardo, 11

14 Bearman, 6
14 Gasly, 6
16 Magnussen, 5
17 Albon, 4
17 Ocon, 3


Campeonato de Construtores
1 Red Bull-Honda, 389 pontos
2 McLaren - Mercedes, 338
3 Ferrari. 322

4 Mercedes, 241
5 Aston Martin - Mercedes, 68
6 Racing Bulls - Honda, 33
7 Haas - Ferrari, 27
9 Alpine - Renault, 9
9 Williams - Merces, 4
10 Sauber - Ferrari, 0

 

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