Depois de afastada da F1 desde 2009 a montadora japonesa pode voltar a categoria
A Toyota esteve na Fórmula 1 entre 2002 e 2009 sem conseguir os resultados almejados, já que seus melhores resultados foram três poles, dois segundos lugares em 2005, e um total de treze visitas no pódio. Agora a Toyota está interessada segundos rumores em voltar a categoria.
Hoje a Toyota está disputando o WEC e o WRC; mas recentemente o chefão da Toyota Gazoo Racing, Masaya Kaji, esteve presente nos boxes da Haas no GP da Grã-Bretanha. Este fato inclusive lançaria luz na presença do CEO da Haas, Ayao Komatsu, passeando alegremente nos boxes da Toyota nas 24 Horas de Le Mans recentemente.
Existe assim uma boa probabilidade da Toyota se aliar à MoneyGram Haas F1 Team, em uma parceria similar a que ocorreu entre Alfa-Romeo e Sauber, dado que hoje a equipe norte-americana com sede em Kannapolis tem chassis fornecidos pela Dallara, e as unidades de potência são fornecidas pela Ferrari. Outra possibilidade nesta "associação", seria o uso do túnel de vento da Toyota em Colônia na Alemanha, para o desenvolvimento de peças para a aerodinâmica.
Esta segunda possibilidade é um pouco mais complexa de ser costurada, já que além de fornecer as unidades de potência, a Ferrari tem boa parte dos engenheiros a Haas alocados em Maranello, e as equipes Toyota e Ferrari são rivais no WEC. Um retorno completo da Toyota à categoria fornecendo motores no momento é completamente descartada, pelo seu envolvimento nas outras categorias, e com a chegada do novo regulamento da F1 em 2026, mas um fornecimento de chassis seria bastante interessante.
Motores somente com a chegada do novo regulamento em 2026 poderiam ser pensados, e caso isso ocorra, a Toyota se juntaria a Ferrari, Mercedes, Honda, Renault, Audi e Ford.