Italiano pretendido pela Mercedes venceu a Sprint Race em Silverstone
Nos últimos meses, o italiano Andrea Kimi Antonelli (Prema), companheiro de equipe de Oliver Bearman que já assinou com a Haas para o próimo ano, é cotado para ocupar a vaga de Lewis Hamilton na Mercedes. O jovem italiano, que precisou da mudança das regras da FIA para possívelmente estrear na F1, já tem tem somente 17 anos, hoje conquistou sua primeira vitória na Fórmula 2.
A Sprint Race da Fõrmula 2 foi disputada com chuva, e inclusive a largada aconteceu após a saída do safety-car. Antonelli que partiu da pole, graças ao sistema de grid, não deu chances de Zane Maloney (Rodin Motorsport) o atacar. O volume de água levantado pelo spray, não permitia visibilidade aos pilotos, e com somente quatro voltas completada a chuva voltou a cair com força, com a direção acinonando bandeira amarela em todo circuito, e logo em seguida optou por acionar a bandeira vermelha.
Vinte minutos depois a chuva diminuiu e a corrida recomeçou, com nova largada perfeita de Antonelli, que tinha um ritmo fortíssimo com pista molhada. Zane Maloney vinha em segundo, seguido de perto por Kush Maini e seu companheiro de equipe na Invicta Racing, o brasileiro Gabriel Bortoleto.
A disputa entre Bortoleto e Maini foi intensa durante toda prova, com o indiano por diversas vezes forçando o brasileiro até o limite de pista. Para os dois líderes do campeonato, Paul Aron (Hitech) e Isack Hadjar (Campos), essa foi uma corrida para se esquecer.
Aron acabou sendo atingindo por Josep María Marti (Campos), quando este não conseguiu ver o carro do estoniano sob o spray, com ambos tendo as suspensões danificadas. A situação foi semelhante com Victor Martins (ART Grand Prix), que acabou sendo abalroado por Zak O'Sullivan (ART Grand Prix), com os dois deixando a equipe francesa sem concluir a prova.
Isack Hadjar cometeu um erro na pista molhada, rodou e ficou preso na brita, forçando a entrada do safety-car. Nas últimas voltas Bortoleto com muito mais ação, tentava de todas as formas conquistar a posição de Maini e subir ao pódio.
Na última curva (woodcote)o brasileiro conseguiu passar o indiano já na bandeirada de chegada, após ter sido espremido para fora novamente na curva Lutfield. Porém Bortoleto completou a manobra fora do traçado e acabou sendo punido em cinco segundos, e terminou em quarto lugar.
O argentino Franco Colapinto (MP Motorsport) foi o quinto, à frente de Jak Crawford (DAMS) que havia largado da quarta posição à frente de Bortoleto. Dennis Hauger (MP Motorport) foi o sétimo.
Destaque para excepcional corrida de Roman Stanek (Trident), que largou da última posição, e terminou em oitavo, o último a pontuar nesta Sprint Race. O brasileiro Enzo Fittipaldi (Van Amersfoot), completou a corrida em 13º.
Resultado da Sprint Race
1 Andrea Kimi Antonelli (Prema) 21 voltas em 1h02m34s856
2 Zane Maloney (Rodin) a 8s683
3 Kush Maini (Virtuosi) a 11s257
4 Gabriel Bortoleto (Virtuosi) a 15s895 *
5 Franco Colapinto (MP Motorsport) a 18s064
6 Jak Crawford (DAMS) a 18s791
7 Dennis Hauger (MP Motorsport) a 20s191
8 Roman Stanek (Trident) a 20s932
9 Taylor Barnard (PHM) a 21s367
10 Ritomo Miyata (Rodin) a 24s232
11 Richard Verschoor (Trident) a 25s773
12 Juan Manuel Correa (DAMS) a 28s071
13 Enzo Fittipaldi (Van Amersfoort) a 29s749
14 Rafael Villagomez (Van Amersfoort) a 32s521
15 Amaury Cordeel (Hitech) a 33s104
16 Joshua Durksen (PHM) a 33s960
* punido com o acréscimo de 5 segundos ao seu tempo total de prova