Quebras nos treinos livres e batidas na corrida deixaram o brasileiro longe dos pontos na oitava etapa da Fórmula-E
As ruas de Monte Carlo, em Mônaco, receberam neste sábado (27) a oitava etapa do Campeonato Mundial de Fórmula-E. Exatamente no mesmo circuito que tradicionalmente recebe a F-1 os 22 pilotos que participam da competição puderam extrair o máximo de suas máquinas elétricas.
Vindo de etapas de crescimento no Campeonato o brasileiro Sérgio Sette Câmara chegou animado à Mônaco e junto à equipe ERT Formula-E preparou todo o seu cronograma para as duas sessões de treinos que seriam realizadas antes do treino classificatório e a corrida.
Conforme previsto na programação oficial todas as atividades foram realizadas neste sábado com o primeiro treino sendo autorizado às 7:30hs. da manhã no horário local. Infelizmente Sérgio não conseguiu completar nem a metade das voltas previstas para os dois treinos. Na primeira sessão o sistema de freios e regeneração de energia não estava funcionando e, na segunda sessão, quebrou o semi-eixo do carro. A equipe fez um excelente trabalho para recuperar tudo para a tomada de tempos, mas, com isso, o jovem de 25 anos seguiu às cegas para a classificação oficial. Mesmo diante de condições completamente adversas o brasileiro colocou em prática seu talento e conhecimento da tradicional pista de Monte Carlo para, com o tempo de 1m31s188, se garantir na sexta fila do grid de largada na 11ª posição.
Animado de ter conseguido completar as voltas da classificação e ter sentido que o carro estava pronto para a corrida, Sette Câmara seguiu para a prova. Após uma largada consciente, onde procurou fugir das batidas da primeira curva, o piloto caiu para o 12º lugar. Em um ritmo frenético a corrida se desenrolou nas primeiras voltas e Sérgio, de forma muita arrojada, deu início a sua recuperação. Com belas ultrapassagens o piloto chegou a sétima colocação na oitava volta, porém, recebeu um toque que furou o pneu traseiro direito de seu carro. Sem ter o que fazer ele levou então o carro #3 para os boxes para fazer a troca e, com isso, perdeu muito tempo caindo para o último lugar das disputas e, o pior, longe de pelotão.
Sette seguiu em uma corrida solitária, esperando a entrada de um safety-car que, pelo menos, poderia recolocá-lo junto ao pelotão. O seu desejo até foi atendido quando na volta 23 Nico Muller atingiu o muro obrigando a entrada do carro de segurança. Infelizmente, porém, a esta altura Sérgio não tinha mais tempo hábil para imprimir uma recuperação e, ao final das 31 voltas, recebeu a bandeirada na 19ª colocação.
“Foi um fim de semana realmente para esquecer. Diferentes problemas no carro nos dois treinos e, na corrida, eu vinha super bem, já estava em sétimo, quando alguém bateu no meu carro e furou meu pneu traseiro direito. Uma pena, porque depois dos problemas, conseguimos arrumar o carro para a classificação e estávamos bem rápidos. Só nos resta levantar a cabeça e focar na próxima etapa”, comentou o piloto patrocinado pela MRV e Bet7K.
O calendário do Mundial de Fórmula-E será retomada daqui duas semanas, para as disputas da 9ª e 10ª etapas do ano. As disputas terão vez em Berlim, na Alemanha, no circuito montado no Aeroporto de Tempelhoff.
Foto: ERT Formula-E | Divulgação
Assessoria de Comunicação do piloto Sérgio Sette Câmara
Jornalista Responsável: Flávio Quick