Pascal Werhlein segue liderando o Mundial, tendo terminado em quinto lugar
O principado de Mônaco recebeu esta manhã a oitava etapa da temporada de 2024 da Fórmula E. A corrida acabou sendo vencida por Mitch Evans (Jaguar), com seu companheiro de equipe, Nick Cassidy terminando em segundo, e o belga Stoffel Vandoorne (DS Penske) completando o pódio.
Na largada o pole position, Pascal Werhlein (Porsche) se manteve na frente, com todos passando quase ilesos pela curva St. Devote. Como o circuito é extremamente estreito, os toques são constantes, e na Fórmula E isso não foi diferente.
Ainda no começo da segunda volta Werhlein ativou o seu primeiro Attack Mode, caindo para quarta posição, entanto Vandoorne subia para ponta, seguido por Evans e Cassidy. Mais atrás na curva do Loews, Sebastien Buemi (Envision) foi atingido por trás pelo brasileiro Sergio Sette Camara (ERT).
A pista acabou sendo parcialmente bloqueada, e o português Antonio Felix da Costa (Porsche) ficou preso atrás dos dois pilotos, porém todos conseguiram voltar à prova. Posteriormente o brasileiro acabou sendo punido com cinco segudos pelo acidente. Outros pilotos envolvidos em incidentes no começo da corrida foram: Nyck de Vries (Mahindra), Nornan Nato (Andretti), Jake Dennis (Andretti) dando trabalho às equipes nos boxes, tendo de trocar asas dianteiras.
Na quinta volta o suiço Edoardo Mortara (Mahindra) passou reto na entrada dos Esses das Piscinas, e bateu forte destruíndo seu carro, e tirando a barreira de proteção totalmente do lugar. O safety car foi acionado, e felizmente Mortara escapou ileso do choque.
Jake Hughes (McLeren) acabou perdendo a asa dianteira, ao bater no carro à sua frente, no exato momento que o safety car entrava na pista. Assim que a prova recomeçou a Jaguar adotou um inteligente estratégia, com Cassidy segurando todo o pelotão, para permitir que Evans pudesse acionar o attack mode sem ser incomodado.
O neozelandês pode fazer as duas ativações sem ser incomodado. Depois foi a vez Evans fazer o mesmo com Cassidy liderando, mas na segunda ativação Evans retomou a ponta. Atrás vinha uma luta titânica entre Vandoorne, Jean Eric Vergne (DS Penske) e Pascal Werhlein que seguia tentando superar o francês.
Na 25ª volta Nico Müller (ABT) foi atropelado por Jake Hughes na curva Rascasse, causando a segunda intervenção do safety car. Nova relargada, e Evans liderou sem dificuldades até a bandeira quadricula.
Cassidy foi segundo, mas segundo ele contou após a prova, já haviam decidido que a largada decidiria a ordem de chegada, independente da posição de largada, até porque se houvessem invertido as posições o neozelandês estaria empatado na liderança com o alemão Wehrlein. Vandoorne conseguiu segurar Vergne e terminou no pódio.
O brasileiro Lucas di Grassi (Cupra ABT) esteve muito próximo de pontuar, tendo terminado na 11ª colocação, e Sergio Sette Camara, que cheou a andar em oitavo, com a punição caiu para as última colocações, e terminou somente em 19º.
Destaque para o rookie Taylor Barnad, que substituiu Sam Bird que estava com o punho fraturado, não cometeu erros e terminou em 14º lugar. Wehrlein mesmo tendo terminado somente em quinto, segue liderando o campeonato.
Resultado do ePrix de Mônaco
1 Mitch Evans (Jaguar) - Jaguar - 31 voltas
2 Nick Cassidy (Jaguar) - Jaguar - 0s942
3 Stoffel Vandoorne (DS) - DS Penske - 3s835
4 Jean-Eric Vergne (DS) - DS Penske - 4s799
5 Pascal Wehrlein (Porsche) - Porsche - 6s378
6 Oliver Rowland (Nissan) - Nissan - 6s792
7 Antonio Felix da Costa (Porsche) - Porsche - 7s364
8 Sacha Fenestraz (Nissan) - Nissan - 7s928
9 Maximilian Günther (DS Maserati) - Maserati - 8s262
10 Norman Nato (Porsche) - Andretti - 9s045
11 Lucas di Grassi (Mahindra) - Cupra Abt - 9s899
12 Nyck De Vries (Mahindra) - Mahindra - 10s183
13 Dan Ticktum (ERT) - ERT - 17s999
14 Taylor Barnard (Nissan) - McLaren - 18s128
15 Sébastien Buemi (Jaguar) - Envision - 18s452
16 Jake Hughes (Nissan) - McLaren - 18s996
17 Robin Frijns (Jaguar) - Envision - 19s106
18 Jehan Daruvala (DS Maserati) - Maserati - 24s269
19 Sergio Sette Camara (ERT) - ERT - 24s573
20 Jake Dennis (Porsche) - Andretti - 32s032