Maximilian Günther venceu o Eprix de Tokyo

A Nissan esteve perto de vencer em casa, mas o alemão da Maserati resistiu a Oliver Rowland

O ePrix de Tokyo era o palco perfeito para Nissan, uma marca japonesa, para marcar sua presença na série dos carros elétricos. Primeiramente a marca de Yokohama, confirmou a sua presença na Fórmula E até 2030.

O fabricante japonês que é o terceiro maior do Japão, é o primeiro fabricante a aderir ao novo regulamento técnico que, entrará em vigor a partir de 2026, com os novos carro Gen4. Isto demonstra a importância da categoria para Nissan, como um laboratório para seus carros de rua.  A festa foi ainda maior quando o piloto Oliver Rowland estabeleceu a pole position, superando Maximiliam Günther por 0s021.

Veio então a corrida, com Rowland largando muito bem, e ditando o ritmo. Günther foi surpreendido pelo suíço Edoardo Mortara (Mahindra), caindo para o terceiro lugar.

Mortara ainda tentou atacar Rowland, mas o sinuoso e estreito traçado da pista de Tokyo, criou uma longa fila indiana. Günther era visivelmente mais rápido que Mortara, mas não achava espaço para tentar superar seu ex-companheiro de equipe.

Rowland aproveitando a batalha pelo segundo lugar, ativou o modo ataque na 11ª volta, e não perdeu a ponta. Mortara imitou o líder na volta seguinte, mas Günther conseguiu roubar a posição. Na 13ª volta o alemão da Maserati conseguiu ultrapassar Rowland e assumiu a liderança, quando Rowland ativou pela segunda vez o modo ataque.

A equipe Maserati mandou Günther ativar o attack mode na volta seguinte. Rowland voltava a liderança, com Günther pressionando o piloto da Nissan. Na vigésima volta a direção de prova acionou o safety car, para retirada de muitos detritos no traçado. Duas volta depois se deu a relargada, e três voltas depois Günther conseguiu superar novamente o britânico da Nissan.

O alemão conseguiu abrir uma pequena vantagem, que lhe permitiu acionar pela segunda vez o attack mode, sem perder a liderança. Apesar de muito pressionado o piloto da Maserati, não permitiu a Rowland retomar a ponta, e assim venceu o primeiro EPrix disputado no Japão. 

Jake Dennis (Andretti) completou o pódio, depois de superar depois de passar António Félix da Costa (Porsche) a três voltas do fim. Da Costa tentava roubar a segunda posição de Rowland, mas errou e permitiu a chance de Dennis lhe suplantar. Paschal Wehrlein (Porsche) foi o quinto.

Na pista o sexto havia sido Edoardo Mortara, porém  piloto da Mahindra foi desclassificado no final da corrida por utilizar mais do que os 32 kWh de energia permitidos, Norman Nato (Andretti) acabou herdando o sexto posto, à frente de Nico Müller (ABT).

Nick Cassidy (Jaguar), terminou em oitavo, seguido por Robin Frijns (Jaguar), e com o brasileito Sergio Sette Câmara (ERT) terminando em décimo. Lucas Di Grassi (Abt) foi tocado por Nyck de Vries (Mahindra) e acabou abandonando a corrida.

Com estes resultados, Nick Cassidy (Jaguar TCS Racing) e Pascal Wehrlein (Porsche) estão agora empatados com 63 pontos no primeiro lugar. A próxima etapa da Fórmula E será na rodada dupla em Misano (Itália), nos dia 13 e 14 de abril.

Resultado do ePrix de Tokyo
1 Maximilian Günther (DS Maserati) - Maserati - 35 voltas em 53m34s665
2 Oliver Rowland (Nissan) - Nissan - 0s755
3 Jake Dennis (Porsche) - Andretti - 1s405
4 Antonio Felix da Costa (Porsche) - Porsche - 1s822
5 Pascal Wehrlein (Porsche) - Porsche - 3s897
6 Norman Nato  (Porsche) - Andretti - 4s573
7 Nico Müller (Mahindra) - Cupra Abt - 4s983
8 Nick Cassidy (Jaguar) - Jaguar - 5s542
9 Robin Frijns (Jaguar) - Envision - 5s929
10 Sergio Sette Camara (ERT) - ERT - 6s504
11 Sacha Fenestraz (Nissan) - Nissan - 7s016
12 Jean-Eric Vergne (DS) - DS Penske - 7s583
13 Sébastien Buemi (Jaguar) - Envision - 8s467
14 Jake Hughes (Nissan) - McLaren - 8s859
15 Mitch Evans (Jaguar) - Jaguar - 9s316
16 Norman Nato (Porsche) - Andretti - 9s573
17 Stoffel Vandoorne (DS) - DS Penske - 9s735
18 Jehan Daruvala (DS Maserati) - Maserati - 15s096
19 Dan Ticktum (ERT) - ERT - 49s418
20Sam Bird (Nissan) - McLaren - 1 volta

Related Articles

Di Grassi conquista 9º Capacete de Ouro de sua carreira

Sérgio Sette volta a correr no Brasil neste sábado

Puntataco Motorsport

Bem vindos ao site Puntataco, seu canal de informações com tudo o que acontece no mundo motorsport.

O site é a continuação do trabalho iniciado a quase três décadas do extinto site Pitstop. Estamos completando 15 anos com nossa nova formação e nomenclatura trazendo para você o melhor do automobilismo.