Segunda vitória do neozelandês na temporada
A primeira prova do finla de semana da Fórmula E em Berlin, ficou com o piloto da Jaguar, Nick Cassidy. O neozelandês não somente conquistou sua segunda vitória na temporada, como de quebra assumiu a liderança do campeonato, em uma prova marcada pela entrada duas vezes do safety car.
Na largada o suiço Edoardo Mortara (Mahindra0, que havai largado da pole, pulou na frente e lá permaneceu até a terceira volta, quando fez o acionamento do Attack Modo. Para esta prova a FIA reduziu o tempo de Modo Ataque, com o receio de duração das baterias.
Ao invés dos costumeiros oito minutos, o Attack Mode foi reduzido para seis minutos na corrida deste sábado, e para quatro na prova de amanhã. Esta decisão foi tomada, devido ao novo traçado da pista de Tempelhof, premitindo aos pilotos ao percorrer uma linha mais longa e larga em um ponto da pista, com esta potência extra.
A primeira intervenção do Safety Car ocorreu quando Joel Eriksson (Envision) parou na pista com a suspensão do seu carro danificada. A segunda interveção ocorreu quase no terço final da corrida, depois que Maximilian Günther (Maserati), bateu seu carro contra as barreiras de proteção. Günter acabou sofrendo o acidente, após um choque com o carro de Edoardo Mortara.
Neste ponto da prova a liderança estava com o britânico Mitch Evans (Jaguar), mas ele não conseguiu se manter na frente, já que ainda necessitava fazer a segunda ativação do Attack Mode, e deste modo iria cair para terceira posição. Cassidy vinha com uma estratégia eficiente de manutenção de energia, e na volta 46 voltou a ponta, depois de superar Oliver Rowland (Nissan) e Jean-Éric Vergne (DS Penske).
Com maior energia restante, o neozelandês disparou rumo a vitória. Atrás de Cassidy, a luta pelos restantes lugares do pódio foi intensa, com Vergne a defender o segundo lugar de Rowland.
Logo atrás vinham Mitch Evans e a dupla da Porsche, Pascal Wehrlein e António Félix da Costa. Apesar do assédio dos demais, Vergne terminou em segundo, com Rowland completando o pódio, após ter largado da 15ª posição. Evans foi o quarto, seguido por Wehrlein e Felix da Costa.
Stoffel Vandoorne foi o sétimo, à frente de Mortara e Sacha Fenestraz (Nissan). O britânico Taylor Barnard (McLaren) terminou em décimo e pontou já no segundo e-prix.a p
Para os brasileiros o dia não foi bom, com Sergio Sette Câmara terminando somente em 16º lugar, e Lucas Di Grassi (ABT) abandonou. Amanhã acontece a segunda prova da rodada na Alemanha,
Resultado da Corrida 1 no eprix de Berlin
1 Nick Cassidy (Jaguar) - Jaguar - 46 voltas
2 Jean-Eric Vergne (DS) - DS Penske - 4s651
3 Oliver Rowland (Nissan) - Nissan - 4s915
4 Mitch Evans (Jaguar) - Jaguar - 5s340
5 Pascal Wehrlein (Porsche) - Porsche - 5s631
6 Antonio Felix da Costa (Porsche) - Porsche - 5s760
7 Stoffel Vandoorne (DS) - DS Penske - 6s363
8 Edoardo Mortara (Mahindra) - Mahindra - 7s221
9 Sacha Fenestraz (Nissan) - Nissan - 9s592
10 Taylor Barnard (Nissan) - McLaren - 9s644
11 Kelvin van der Linde (Mahindra) - Cupra Abt - 10s133
12 Jordan King (Mahindra) - Mahindra - 10s427
13 Paul Aron (Jaguar) - Envision - 11s598
14 Dan Ticktum (ERT) - ERT - 18s270
15 Jake Hughes (Nissan) - McLaren - 55s538
16 Sergio Sette Camara (ERT) - ERT - 1 volta
17 Jehan Daruvala (DS Maserati) - Maserati - 1 volta
18 Norman Nato (Porsche) - Andretti - 1 volta