Josef Newarden conquista a vitória na abertura da temporada da NTT IndyCar Séries

Penske coloca seus três carros entre os quatro primeiros

O norte-americano Josef Newgarden (Team Penske), que largou da pole position para o GP de Saint Petersburg, prova de abertura da temporada 2024 da NTT IndyCar Series, venceu sem grandes dificuldades, e chegou a sua 30ª vitória na categoria.

O vencedor da Indy 500 ano passado, liderou 92 das 100 voltas da prova no circuito de rua da Flórida, iniciando a temporada assim como em 2019, quando chegou ao bicampeonato.  O piloto mexicano Pato O'Ward (Arrow McLaren) foi quem atrapalhou os comandados de Roger Penske de obter o 1-2-3 em St. Pete, já que resistiu a forte recuperação de Scott McLaughlin e Will Power, e cruzou a linha de chegada em segundo lugar.

Logo na largada Newgarden escapou na ponta, e na volta 27 viu toda vantagem construída evaporar, depois que Marcus Armstrong (Chip Ganassi Racing) travou as rodas na freada para curva 10, e estatelou seu carro no muro, dando origem a primeira das três bandeiras amarelas da corrida. Christian Lundgaard (Rahal Letterman Lanigan) em estratégia diferente não parou para troca de pneus e reabastecimento, e assim assumiu a liderança.

O dinamarquês estava em janela diferente de paradas, já que acabou tendo de antecipar sua parada, com um pneu furado. Lundgaard liderava com Newgarden em segundo, até que precisou parar no final da volta 36, quando ocorreu a segunda bandeira amarela. Newgarden voltou a ponta e por lá permaneceu sem grandes incômodos dos seus perseguidores mais próximos;  O'Ward, Felix Rosenqvist (Meyer Shank Racing) e McLaughlin.

No final da volta 65 o nativo de Nashville faria sua parada definitiva, com Colton Herta indo para ponta, mas o piloto da Andretti pararia na volta seuinte, e Newgarden voltaria para liderança até a bandeirada final.

McLaughlin e Power não conseguiram boas posições de largada, mas na prova souberam jogar com a estratégia, e com uma excelente administração de pneus e combustível, conseguiram evoluir até o pelotão da frente; terminando respectivamente em terceiro e quarto, grudados no McLaren de Pato O'Ward. 

Colton Herta (Andretti Global) foi o quinto, à frente do atual bicampeão da categgoria, Alex Palou (Chip Ganassi Racing), que também fez uma prova de recuperação. Rosenqvist que chegou a andar no pelotão da frente, perdeu ritmo no stint final, mas ainda assim terminou em 7º.

Alexander Rossi (Arrow McLaren) foi o oitavo, com o veterano Scott Dixon em nono, depois de um desastroso pit stop da Ganassi. Rinus Veekay (Ed Carpenter Racing) completou o top 10.

O brasileiro Pietro Fittipaldi (Rahal Letterman Lanigan) fez uma prova discreta e terminou em 15º na prova.

A próxima corrida da IndyCar está marcada para 24 de março no circuito Thermal Club da Califórnia, o Desafio de $ 1 milhão, não contará para o campeonato de 2024. A próxima rodada do campeonato está marcada para as ruas de Long Beach (21 de abril).

 

Related Articles

Puntataco Motorsport

Bem vindos ao site Puntataco, seu canal de informações com tudo o que acontece no mundo motorsport.

O site é a continuação do trabalho iniciado a quase três décadas do extinto site Pitstop. Estamos completando 15 anos com nossa nova formação e nomenclatura trazendo para você o melhor do automobilismo.