Will Power ficou inconformado com o companheiro de equipe por frear após o sinal verde na relargada, que causou um acidente, e bandeira vermelha
O norte-americanao Josef Newgarden (Team Penske) fez de tudo no sábado à noite no oval do World Wide Technologgy Raceway (St. Louis). O piloto que vem sendo chamado o rei dos ovais, após a sétima vitória em dez provas realizadas neste tipo de traçado, rodou sozinho ainda no começo da prova e escapou miraculosamente de bater; depois com um excelente trabalho de box antes da penúltima relargada assumiu a ponto na frente do neozalandês Scott McLaughlin (Team Penske).
No momento da relargada, Newgarden acelerou e freou após o sinal verde, causando um enorme efeito sanfona, que fezz com que acabou fazendo com que o carro de Will Power fosse atinido por Alexander Rossi (Arrow McLaren). Após um período de bandeira vermelha para limpar os destroços dos carros de Power, Rossi, Romain Grosjean (Juncos Hollinger) e Jack Harvey (Dale Coyne Racing), Newgarden escapou da perseguição de McLaughlin para chegar a sua segunda vitória na temporada, e garantir a dobradina para equipe Penske.
McLaughlin que liderou 67 das 260 voltas da prova, sendo superado somente por Will Power, teve de se contentar com a segunda colocação, uma vez que na penúltima bandeira amarela seu pit demorou na troca de pneus e reabastecimento fazendo-o perder a ponta para Newgarden, e na última relargada, o sistema híbrido teve uma pequena falha de acionamente, que permitiram a Newgarden escapar.
O pódio em St. Lois foi completado por Linus Lundqvist (Chip Ganassi Racing), que conseguiu ultrapassar Colton Herta (Andretti Global) nas voltas finais, já que o californiano estava em uma estratégia que lhe obrigava a poupar combustível. De qualquer modo o resultado de Herta foi explendido, após largar da penúltima fila, terminar em quinto e assumir a vice-liderança do campeonato.
Quem estava inconformado era Will Power, que mais cedo já havia se envolvido em um incidente com David Malukas (Meyer Shank Racing). Na volta 241 Malukas vinha com mais ação e tentando superar Power pela parte inferior, foi espremido pelo australiano da Penske, teve seu carro tocado, rodando e batendo no muro.
“Eu mergulhei e fui para dentro, freei, diminui a velocidade, dei o máxio de espaço para ele, mas ele me tocou", reclamou Malukas.
O "castigo" veio na relargada após esse incidente, com Newgarden freando após a luz verde, e causando a reação em cadeia. Assim que desceu do carro era possível perceber a indignação de Power.
“Quem lidera tem o direito de decidir o momento de reacelerar na relargada, mas isso entre as curvas 3 e 4, e não acelerar e depois do verde frear novamente. Fica claro que o líder foi o responsável pelo incidente", disparou Power.
Herta via rádio foi ainda mais contundente, declarando que isso foi uma manobra suja, e merecia uma penalidade.
Newgarden se defendeu após a prova, e alegou que talvez a luz verde tenha acendido antes de ele acelerar, e isso foi o motivo da confusão.
“Eu estava tentando acelerar o mais tarde que podia para não dar chance de vácuo para o McLaughlin. Não fiz nada de errado", disse o norte-americano.
Quem tinha motivos para festejar era o espanhol Alex Palou (Chip Ganassi Racing), que terminou na quarta colocação, e agora tem 59 pontos de vantagem sobre Colton Herta, faltando quatro provas para o fim do campeonato. O brasileiro Pietro Fittipaldi (Rahal Letterman Lanigan) chegou a andar em segundo lugar em determinando momento da prova, mas no fim precisou de um splash and go, e terminou na 14ª colocação.
A próxima etapa da NTT IndyCar Series será no próximo final de semana com a Bitline.com Grand Prix of Portland, no Portland International Raceway, no Oregon.
1 Josef Newgarden (Penske) 260 voltas
Classificação do Campeonato
1 Palou, 443 pontos
2 Herta, 384
3 Dixon, 378
4 Power, 377
5 McLaughlin, 370
6 O'Ward, 345
7 Kirkwood, 322
8 Newgarden, 317
9 Rossi, 277
10 Ferrucci, 249
19 Fittipaldi, 151
35 Castroneves, 26