Depois da pole a vitória do atual campeão da IndyCar, no circuito de Laguna Seca
O espanhol Alex Palou (Ganassi) venceu neste domingo o Firestone Grand Prix of Monterey, em Laguna Seca, depois de ter marcado a pole position no sábado. A corrida foi disputada entre o espanhol e o norte-americano Kyle Kirkwood (Andretti Global).
Kirkwood chegou inclusive a tomar a liderança de Palou logo após a largada. Depois de perder a liderança Palou lançou mão de uma ótima estratégia diferente dos demais, e no fim acabou levando a melhor sobre Colton Herta (Andretti Global) e Alexander Rossi (Arrow McLaren). Palou inclusive acabou imponto a Herta uma bela ultrapassagem na freada da Curva CorkScrew (Saca Rolhas), relembrando a lendária utrapassem que o italiano Alessandro Zanardi sobre o pai de Colton (Bryan Herta) na última volta, no mesmo lugar em 1996.
A estratégia de Palou começou a dar resultado após uma bandeira amarela causada pelo acidente de Luca Ghiotto (Dale Coyne) na volta 35. Naquele momento Kyle Kirkwood que era o líder e Herta, partiram para a segunda parada para troca de pneus e reabastecimento, e Palou retomou a liderança, rumando para a vitória.
Herta acabou cruzando a linha de chegada em segundo, à frente do ex-companheiro de equipe Ale Rossi. Excelente corrida do franco-suiço Romain Grosjean (Juncos), que terminou em quarto, seu melhor resultado do ano, mostrando que o piloto que até ano passado defendia a Andretti é com um bom carro sim um forte candidato a lutar por vitórias.
Kirkwood terminou em quinto, à frente de Scott Dixon (Ganassi), e do australiano Will Power (Penske). Se Power pode comemorar o bom resultado, o oposto aconteceu com seus dois companheiros de equipe. Josef Newgarden, que na volta 75 chegou a ocupar a segunda colocação, teve de pagar uma penalidade por excessod e velocidade nos pits e despencou para um apagado 19º lugar.
Scott McLaughlin foi ainda pior, e amargou um 21º lugar. O mexicano Pato O'Ward, (Arrow McLaren), foi oitavo, seguido por Santino Ferruci (Foyt), e por Marcus Ericsson (Andretti Global) que completou o top 10,
O brasileiro Pietro Fittipaldi (Rahal Letterman Lanigan) terminou a prova em um sólido 14º lugar. Com o resultado Palou é o novo líder do campeonato, tirando a liderança que até a prova na California era de Power por 5 pontos, e agora inverteu com 23 pontos de vantagem para o espanhol.
Com a temporada chegando a sua metade Palou é o novo líder, revertendo a desvantagem de 5 pontos para Power, para agora abrir 23 pontos de vantagem. O espanhol dá a largada em busca do tricampeonato, e de quebra se tornou no ser o último piloto a vencer uma prova da cateoria com um motor somente a combustão interna, já que a próxima etapa marca a estréia dos motores híbridos.
A próxima etapa da NTT IndyCar Series acontece no próximo dia 07 de julho, com a "The Honda Indy 200 at Mid-Ohio Presented by the 2025 Civic Hybrid", no Mid-Ohio Sports Car Course.