Mexicano Pato O'Ward, da equipe Arrow McLaren, venceu em Mid-Ohio a primeira corrida da era híbrida da Indy, após uma duríssima disputa contra o atual campeão da categoria, o espanhol Alex Palou (Chip Ganassi Racing). Pato O'Ward declarou via rádio ao final da prova, que a vitória "demorou muito".
Esta acaba sendo a primeira vitória de Pato, após a vitória de Iowa ano passado, já que a conquista em St. Pete este ano veio após a desclassificação da Penske de Josef Newgarden. Alex Palou, que havia conquistado a primeira pole da era híbrida, pulou na frente e dominou toda primeira fase da corrida graças aos pneus duros.
Porém assim que os pilotos pararam para a troca de pneus, calçando os pneus alternativos (macios), no lugar dos primários, a vantagem da Ganassi se desfez. Pato foi reduzindo a distância para Palou até grudar no carro do espanhol. Na segunda parada a McLaren foi cirúrgica com precisão extrema no carro de Pato, enquanto Palou vacilou no momento de retornar à pista, demorando para engatar seu Dallara-Honda.
Pato O'Ward parou no final da volta 54, e com os pneus aquecidos não teve dificuldades para superar Palou, que parou uma volta depois. Na volta 57, o mexicano já tinha um segundo e meio de vantagem, com Palou tentando descontar a desvantagem.
Duas voltas depois a diferença entre ambos caiu para 1s1, mas na volta seguinte o espanhol se viu preso atrás do tráfego do brasileiro Pietro Fittipaldi (RLL) e viu a vantagem voltar a subir.
Na volta 66, a diferença voltava a cair e Pato só tinha 0s3 de vantagem. O piloto da McLaren passou a apertar o ritmo e três voltas depois já tinha ampliando mais um segundo de vantagem, graças ao seu forte ritmo, ao tráfego e um pequeno erro de Palou. O espanhol não desistia e na volta 70 a diferença era de 0s7.
A perseguição era intensa e na volta 78 era novamente de 0s5, mas o mexicano conseguiu resistir e venceu com 0s4 de vantagem sobre Palou. Em terceiro terminou o neozelandês Scott McLaughlin (Penske). McLaughlin largou de sétimo, e fez um bom primeiro stint com diversas ultrapassagens, e isso lhe facilitou o trabalho após a primeira parada.
Colton Herta (Andretti) foi o quarto, seguido por Marcus Ericsson (Ganassi), que completou o top 5. Alexander Rossi foi o sexto, seguido por: Christian Lundgaard, Kyle Kirkwood, Christian Rasmussen, e Santino Ferrucci que completou o top-10. Com o resultado Palou ampliou ainda mais sua vantagem para o australiano Will Power (Team Penske), que terminou somente em 11º lugar. Palou tem agora 329 pontos, Power 281, e Pato com a vitória ocupa o terceiro lugar com 259 pontos.
Pietro Fittipaldi terminou a corrida em 24º lugar, e ocupa a 20ª colocação na tabela de pontos, com 103 unidades. A próxima etapa da NTT IndyCar Séries será a rodada dupla no Iowa Speedway, nos dias 13 e 14 de julho.
Classificação do Campeonato
1 Palou, 329 pontos
2 Power, 281
3 O'Ward, 259
4 Dixon, 258
5 Herta, 249
6 Kirkwood, 234
7 Rossi, 226
8 McLaughlin, 224
9 Rosenqvist, 192
10 Newgarden, 186
20 Fittipaldi, 103
31 Castroneves, 26