Neozelandês chegou a sua vitória de nº 58 na IndyCar, e lidera o campeonato
A Chevrolet Detroit Grand Prix, sem dúvidas foi uma das provas mais acidentadas desta temporada. Ao todo foram oito bandeiras amarelas, com 47 das 100 voltas sendo disputadas sob advertência, e nove dos 27 pilotos sofreram algum tipo de penalização, e ainda uma breve chuva perto da metade da corrida para animar a confusão, e atrapalhar as estratégias.
O recordista de penalizações foi o mexicano Pato O'Ward (Arrow McLaren), que por ter de receber auxilio com os pits fechados, foi obrigado a largar do fim do pelotão. Posteriormente O'Ward não observar o posicionamente na bandeira amarela; depois foi o culpado por bater em outro concorrente em outra bandeira amarela; e foi aos boxes para reparo com os pits fechados.
Quem fez uma corrida perfeita, com excepcional estratégia, e sem bater no muro ou nos outros concorrentes, foi o hexacampeão Scott Dixon (Ganassi), que venceu pela segunda vez nesta temporada, e agora lidera o campeonato com 216 pontos, 18 a mais que o espanhol Alex Palou (Ganassi).
A corrida acabou sendo decidida quando Kyle Kirkwood (Andretti) e Josef Newgarden (Penske) acabaram batendo na curva 5, e causaram a penúltima bandeira amarela. Dixon havia parado para o reabastecimento sete voltas antes, e isto lhe permitiu economizar combustível para chegar a sua 58ª vitória na carreira na IndyCar.
No final Dixon, que havia conseguido economizar como ninguém combustível, era perseguido por Marcus Ericsson (Andretti), e cruzou a bandeirada com apenas 0s8567 sobre o sueco. Na terceira colocação terminou Marcus Armstrong (Ganassi), seu melhor resultado na Indy, e por pouco não conseguiu uma dobradinha para Chip Ganassi, já que conseguiu segurar Ericsson até duas voltas do final da corrida.
Kirkwood mesmo após o contato com Newgarden ainda terminou na quarta colocação, à frente de Alexander Rossi (Arrow McLaren). Will Power (Penske) foi um dos pilotos que bateu e recebeu batidas, pagou duas penalidades, e terminou na sexta colocação.
Pato O'Ward, que foi o recordistas em batidas e punições, ainda miraculosamente terminou em sétimo lugar. Felix Rosenqvist (Meyer Shank Racing) foi o oitavo, seguido por Santino Ferrucci (A.J. Foyt) e pelo rookie Theo Pourchaire (Arrow McLaren).
O brasileiro Pietro Fittipaldi (RLL) cruzou a linha de chegada em 13º, imediatamente atrás do argentino Agustin Canapino (Juncos). O espanhol Alex Palou tinha tudo para se manter na liderança do campeonato, e estava muito bem classificado, quando acabou sendo pego no incidente de Newgarden, e ficou bloqueado sem poder retornar à pista, até o carro do norte-americano ser liberado.
Palou terminou somente em 16º. Pior ainda foi o dia para o pole-position, Colton Herta; que de líder no início concluiu a corrida em um longínquo 19º lugar.
1 Scott Dixon (Ganassi) 100 voltas
Classificaçãod do Campeonato
1 Dixon, 216 pontos
2 Palou, 198
3 Power, 185
4 O'Ward, 160
5 Rossi, 150
6 Kirkwood, 148
7 Herta, 147
8 McLaughlin, 141
9 Rosenqvist, 140
10 Newgarden, 128
21 Fittipaldi, 67
31 Castroneves, 15